Ao longo do início da década de 2000, Zhang escreveu uma série de acusações contundentes aos ataques assassinos de Israel a Gaza, em termos cuja relevância para o actual genocídio permanece totalmente inalterada. Escrevendo em 2009, ele fez uma analogia com a Revolta do Gueto de Varsóvia que antecipou de perto a obra do poeta martirizado Refaat Alareer. comentários um dia depois de 7 de Outubro, sobre a “revolta do gueto de Gaza contra cem anos de ocupação colonialista europeia e sionista”:

Em 1943, Mordechai, um jovem segurando uma granada, enfrentou os nazistas no gueto (área do apartheid) de Varsóvia. Contudo, Mordechai hoje já não é um judeu, mas um palestiniano que vive num gueto chamado Gaza. Inúmeros jovens que apoiam o Hamas na sua luta contra Israel são os Mordechai de hoje. O inimigo que enfrentam já não são os nazis, mas sim o Israel nazista.

Em 2014, Zhang refletiu sobre a agonia dos enlutados palestinos em Gaza, transmitindo em tempo real a mutilação e o martírio dos seus entes queridos, como um ato de resistência da guerrilha à guerra de informação sionista:

Nas imagens captadas pelos refugiados de Gaza nos seus telemóveis, os cadáveres estão empilhados, o sangue salpica, as pessoas choram e as crianças choram de horror por terem as pernas partidas… Será que uma revista civilizada pode publicar filas de cadáveres de bebés envoltos em mortalhas? Podem os leitores de hoje aceitar fotos de pais chorando enquanto seguram os corpos de suas filhas pequenas, cujas pernas ou braços foram arrancados, cujos intestinos foram estourados? Embora a mídia não atue como intermediária, as notícias ainda se espalham rapidamente. Cada lágrima, cada gota de sangue e cada cadáver sem palavras se espalham em desespero e subconscientemente. Ele é enviado para Tencent, Facebook e todas as redes. É salpicado com sal no mar e espalhado por milhares de lares em todo o mundo.

No mesmo artigo, ele quase parece antecipar em uma década a decisão histórica da África do Sul de levar Israel perante o Tribunal Internacional de Justiça pelo crime de genocídio:

Eles parecem saber que os “momentos” são passageiros. Eles parecem prontos para recorrer ao Tribunal Internacional de Justiça. Eles acreditam mais do que outros que a justiça não está morta… Como que para ecoar os meus sentimentos, nas manifestações sul-africanas que eclodiram imediatamente, os negros ergueram cartazes altos que diziam: ‘Gaza! Sua coragem e sua firme crença nos envergonham!’

Dada a sua solidariedade ao longo da vida com a resistência palestiniana – mantendo-se firme através de todas as permutações históricas da diplomacia oficial chinesa – e a sua vasta experiência no Japão, era natural que Zhang Chengzhi escrevesse um tributo eloquente ao Exército Vermelho Japonês e ao seu líder Fusako Shigenobu. . Vale a pena ler na íntegra; mesmo a tradução automática mal consegue entorpecer sua prosa elétrica. Mas escolhemos destacar aqui uma passagem em particular, onde ele situa a solidariedade da JRA com a Palestina como uma repreensão histórica mundial à sórdida história colonial do Japão e à traição passada ao projecto pan-asiático:

A revolução do século XX foi a única – e quero dizer a única – repreensão ao militarismo japonês e a cinco séculos de colonialismo e imperialismo globais. Ao mesmo tempo, face à história sinistra dos 150 anos de história do Japão de escravização dos seus vizinhos na Ásia, apenas os “Árabes” [Japanese] O Exército Vermelho foi contra a corrente e rebelou-se, desafiando o projecto colonial do Japão de “deixar a Ásia para se juntar à Europa”. Como o nome sugere, o Exército Vermelho Árabe Japonês foi um grupo de filhos e filhas do Japão que se lançaram no mundo árabe, isto é, no abraço da Mãe Ásia.

Noutro lugar, Zhang tinha escrito sobre o seu profundo pesar pelo facto de a Revolução Cultural ter tomado um rumo tão interior na prática, privando-o da oportunidade de imitar a JRA e lançar-se directamente nos campos de batalha revolucionários do Vietname e da Palestina:

Na altura, não sabíamos que estávamos a reunir os estudantes progressistas e de esquerda de inúmeros países em todo o mundo para uma grande onda de justiça global… Tinha dois núcleos: a Guerra do Vietname e o apoio global ao movimento de libertação palestiniana. Mas os regulamentos rigorosos da educação política que recebi até aos dezoito anos fizeram com que eu fosse incapaz de imaginar ou participar nisso.

E não escapou à sua atenção que o regresso da JRA ao “abraço da Mãe Ásia” estava enraizado numa defesa vigorosa e militante da Revolução Chinesa, e tinha-lhe uma dívida profunda por ter ajudado a derrotar o colonialismo japonês:

Fomos nós e a Revolução Chinesa que tivemos uma forte influência sobre eles. Mas é preciso dizer que eles também nos apoiaram corajosamente. Após o julgamento da facção do Exército Vermelho Japonês, foram publicadas várias memórias declarando a sua intenção original de “quebrar o cerco anti-China”… Eles também tinham um lado complicado, mas foram os apoiantes e melhores amigos da China ao longo da vida.

As intervenções enérgicas de Zhang Chengzhi continuam a deixar a sua marca nas gerações mais jovens da esquerda anti-imperialista da China. Zhang Sheng, por exemplo, relembrou numa mensagem ao autor que “este hino épico de idealismo, que os esquerdistas chineses e japoneses compuseram usando toda a sua juventude e vida há mais de 50 anos, tocou pela primeira vez diante de mim através de As palavras de Zhang Chengzhi moldaram em grande parte a minha compreensão nascente do internacionalismo e da luta palestiniana pela libertação na minha tenra idade. Portanto, definitivamente não é exagero dizer que Zhang Chengzhi é meu primeiro professor espiritual em estudos palestinos.”

Em 2022, o historiador indiano e diretor do Instituto Tricontinental de Pesquisa Social, Vijay Prashad, perguntou incisivamente: “A Ásia é possível?” Isto é, poderá haver um projecto pan-asiático progressista viável depois do original “queimado por causa do expansionismo japonês” e sufocado pelos “tentáculos do imperialismo norte-americano e pelas malignidades da Guerra Fria”?

As saudações do Exército Vermelho Japonês aos seus camaradas chineses e o sincero tributo recíproco de Zhang Chengzhi, juntos respondem afirmativamente a esta questão candente. No seu apogeu foi o palestino luta que ajudou a forjar um pan-asianismo socialista: unir forças libertadoras de duas nações, no outro extremo do “grande continente” de Mao, que outrora esteve envolvido numa amarga guerra colonial. À medida que a Palestina regressa hoje ao seu legítimo lugar como berço da revolução mundial, e os Estados Unidos reúnem todas as forças de reacção no seu esforço para extinguir o desafio contra-hegemónico da China, nunca devemos perder de vista esta história.

Hoje, no coração do império, as forças progressistas das diásporas chinesa, coreana e de outras diásporas asiáticas estão a seguir os passos dos nossos antepassados ​​revolucionários, combatendo Sionismo em todas as frentes e ligando-o à contínua divisão imperialista das nossas próprias pátrias. Nós, como tantos milhões de outros, estamos a aproveitar este rico legado histórico para expandir o Eixo regional num “berço popular internacional da resistência”. Vamos construir e construir; então, com a mesma certeza que Mao previu, na véspera da última grande luta antifascista mundial: “O nosso cerco, como a mão de Buda, transformar-se-á na Montanha dos Cinco Elementos que atravessa o Universo, e nos modernos Sun Wukongs – os agressores fascistas – serão finalmente enterrados debaixo dela, para nunca mais se levantarem.”

Fonte: mronline.org

Deixe uma resposta