Uma onda de calor que sufoca o Brasil estabeleceu novos recordes, com o índice de calor do Rio de Janeiro atingindo 62,3 graus Celsius (144,1 graus Fahrenheit), o mais alto em uma década, dizem as autoridades meteorológicas.

O índice de calor mede a sensação de uma temperatura levando em consideração a umidade. A temperatura máxima real na cidade foi de 42ºC na segunda-feira, informou o sistema meteorológico Rio Alert.

O recorde de 62,3ºC foi alcançado na zona oeste do Rio às 09h55 (12h55 GMT) de domingo, e foi a “marca mais alta” desde que o Alerta Rio começou a manter esses recordes em 2014.

As praias de Ipanema e Copacabana ficaram lotadas enquanto as autoridades publicavam dicas sobre como lidar com o calor.

“Tenho muito medo que piore porque a população está aumentando muito e o desmatamento está muito alto por causa do aumento de moradias”, lamentou a auxiliar administrativa Raquel Correia, de 49 anos, em um parque no centro do Rio.

O recorde anterior do índice de calor foi estabelecido em novembro, quando atingiu 59,7°C (139,5°F).

Entretanto, chuvas extremas causaram estragos no sul do país e deverão continuar na próxima semana, segundo as autoridades.

“A semana será de risco muito elevado no Centro-Sul do Brasil devido às intensas chuvas e temporais. O sistema mais preocupante é uma frente fria muito intensa que chegará com chuvas torrenciais e possíveis vendavais”, alertou a agência de informação meteorológica MetSul.

Fonte: www.aljazeera.com

Deixe uma resposta