Larry French / AP Imagens para Equipe de Ação e Mobilização do Centro para a Democracia Popular

O Hamas vencerá se Israel realizar eleições. Essa é essencialmente a afirmação feita por Benjamin Netanyahu neste fim de semana, ao reagir aos líderes políticos dos EUA que o pressionavam para enviar o seu país às urnas.

Forçados a responder ao crescimento explosivo de um movimento de cessar-fogo em massa nos EUA, muitos políticos do Partido Democrata intensificaram as suas expressões de “frustração” com o governo de Netanyahu e a sua execução da guerra brutal contra Gaza.

Na semana passada, o líder da maioria no Senado, Chuck Schumer – o político judeu de mais alto escalão nos EUA, um defensor de longa data do Estado de Israel e um firme defensor do governo local após os ataques do Hamas em 7 de outubro – convocou diretamente novas eleições em Israel.

Declarou que Netanyahu “perdeu o rumo ao permitir que a sua sobrevivência política tivesse precedência sobre os melhores interesses de Israel” e constitui agora um “obstáculo à paz” no Médio Oriente.

Repetindo críticas habitualmente ouvidas de activistas do movimento de cessar-fogo, especialmente daqueles afiliados à Voz Judaica pela Paz, Schumer disse que Netanyahu faz parte de uma coligação de “direita radical” que impede as negociações de paz e uma solução de dois Estados. Ele disse que o líder israelense “tem estado muito disposto a tolerar o número de civis em Gaza” – agora mais de 31 mil.

Schumer destacou especificamente o ministro das Finanças, Bezalel Smotrich, e o chefe da Segurança Nacional, Itamar Ben Gvir, dizendo que havia uma “maldade” na forma como usam as suas posições e poder. Smotrich apelou à eliminação total dos palestinos da Cisjordânia, entre outros crimes. Ben Gvir, entretanto, tem supervisionado a distribuição de armas aos colonos ilegais israelitas na Cisjordânia, provocando mais violência.

O líder da maioria democrata no Senado, Chuck Schumer, convocou eleições em Israel, dizendo que Netanyahu é um “obstáculo à paz”. | J. Scott Applewhite/AP

Mudanças na retórica dos EUA

O discurso de Schumer foi o mais recente de uma série de mudanças retóricas por parte dos líderes dos EUA que anteriormente tinham sido firmes no seu apoio a Israel na sua guerra contra os palestinianos.

No início de Março, a vice-presidente Kamala Harris apelou a um “cessar-fogo imediato” em Gaza. O presidente Joe Biden disse que era a favor do mesmo em seu discurso sobre o Estado da União, alguns dias depois, e, nesse ínterim, Harris recebeu Benny Gantz – um membro do Gabinete de Guerra de Israel, mas rival de Netanyahu.

No entanto, o regime de Netanyahu-Smotrich-Ben Gvir está a sentir a pressão não apenas dos seus aliados dos EUA. Sondagens de opinião recentes realizadas em Israel mostram que 65% das pessoas querem eleições antecipadas e que, se uma votação fosse realizada hoje, o primeiro-ministro e a sua coligação cairiam na derrota.

Netanyahu, claro, está bem ciente de quão tênue é o seu controlo do poder, e é por isso que rebateu a sugestão de Schumer de que fossem realizadas eleições.

Numa entrevista de softball à Fox News neste fim de semana, Netanyahu disse que os EUA estão “errados ao tentar substituir os líderes eleitos de uma democracia irmã e um forte aliado americano… durante o tempo de guerra”. Ele disse que o discurso de Schumer seria equivalente a um líder israelense pedindo eleições nos EUA após os ataques terroristas de 11 de setembro para destituir o presidente George W. Bush. “Está errado”, disse ele.

Ele acusou Schumer – e, por conexão, Biden, já que endossou o discurso de Schumer – de ajudar o Hamas. “A única coisa em que devemos nos concentrar é na mudança do regime em Gaza… e não no governo devidamente eleito de Israel.

“Temos que terminar o trabalho”, disse Netanyahu, repetindo a sua intenção de atacar em breve Rafah, a última grande cidade no sul de Gaza onde mais de um milhão de palestinianos procuraram refúgio.

Mais do que palavras

Contudo, se o movimento de cessar-fogo nos EUA for bem sucedido, Netanyahu não deverá esperar que as críticas de Washington acabem tão cedo. Os seus aliados em DC também não podem esperar ficar livres da questão de Gaza.

Com a indignação mundial contra a guerra genocida de Israel a aumentar dia após dia e com a aproximação de eleições gerais nos EUA, os políticos Democratas já não podem ignorar a exigência de paz. As mudanças retóricas vindas da administração Biden e de líderes do Senado como Schumer são um resultado direto da pressão popular por um cessar-fogo.

Nas primárias democratas no Michigan, no estado de Washington, no Minnesota e noutros locais, centenas de milhares de votos “não comprometidos” e outros votos de protesto foram lançados em campanhas – impulsionadas em muitos casos por eleitores árabes-americanos. Estes resultados servem como um sinal de alerta para o presidente de que a sua campanha de reeleição está ameaçada pelo seu apoio contínuo aos militares israelitas.

Em todo o país, mais de 70 cidades aprovaram resoluções apelando a um cessar-fogo; campanhas estão em andamento em dezenas de outros municípios para fazer o mesmo. No movimento sindical – um eleitorado democrata chave – cada vez mais sindicatos assinam exigências de cessar-fogo, incluindo a AFL-CIO, a maior federação sindical do país.

E embora o discurso de mudança vindo de Biden, Harris, Schumer e outros seja bem-vindo, os activistas do cessar-fogo nas ruas e os apoiantes da paz no Congresso continuam a salientar que é necessário mais do que palavras. Os EUA poderiam hoje estrangular a máquina de guerra de Netanyahu se parassem o fluxo de armas.

Sete senadores dos EUA, liderados por Bernie Sanders e Chris Van Hollen, estão a pressionar Biden a fazer exactamente isso, apontando para uma lei de 1961 que exige que os EUA interrompam qualquer ajuda destinada a um aliado que viole o direito humanitário. Como salientam, o envio de armas para Netanyahu é ilegal segundo a lei dos EUA.

“Algumas pessoas dizem que não estamos suficientemente gratos pelas palavras duras de Schumer/Biden para Netanyahu”, disse Tariq Kenney-Shawa, pesquisador político da Rede de Política Palestina. escreveu no final da semana passada. “Israel matou 31 mil palestinos; 2 milhões de deslocados; famílias inteiras exterminadas; 13.000 crianças desapareceram; milhares mais dilacerados. Qualquer coisa que não seja intervenção é tarde demais.”

Aliança GOP-Netanyahu

Um trabalhador pendura um outdoor de campanha eleitoral do Partido Likud mostrando o primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu e o ex-presidente dos EUA Donald Trump em Bnei Brak, Israel, 8 de setembro de 2019. O hebraico no outdoor diz “Netanyahu, em outra liga”. As respostas republicanas aos últimos desenvolvimentos na guerra contra Gaza sinalizaram que estão a reforçar o seu abraço a Netanyahu. | Oded Balilty/AP

Embora o movimento de cessar-fogo permaneça perpetuamente insatisfeito com a forma como Biden continua a financiar o genocídio de Israel e com o ritmo glacial do seu movimento no sentido de apoiar um cessar-fogo, os líderes republicanos dão ainda mais motivos para preocupação, uma vez que responderam aos desenvolvimentos recentes apertando o seu abraço a Netanyahu.

No domingo, o candidato do Partido Republicano, Donald Trump, retratou-se como um melhor amigo do Estado israelense. “De repente, ele [Biden] abandonou Israel”, disse Trump. “Ele apenas disse essencialmente que Bibi Netanyahu deveria dar um passeio.” Ele disse ao líder israelense que deveria “terminar isso rapidamente”, referindo-se à guerra contra o povo palestino.

Enquanto isso, o líder do Partido Republicano no Senado, Mitch McConnell, disse que o Partido Democrata “tem um problema anti-Israel” e prometeu que os republicanos seriam o aliado que “Israel merece”.

A relação entre Netanyahu e o Partido Republicano é acolhedora e remonta a anos. Em 2015, o Partido Republicano e o governo israelita conspiraram para torpedear as negociações nucleares do Presidente Barack Obama com o Irão; Netanyahu falou no Congresso a convite dos republicanos para minar o esforço.

No seu conjunto, as respostas e acções dos Republicanos mostram que se tomarem a Casa Branca e ambas as câmaras do Congresso em Novembro, o movimento de cessar-fogo – e todos os outros movimentos progressistas e democráticos – teriam ainda menos influência para forçar mudanças políticas.

É por isso que os activistas anti-guerra estão determinados a não desistir dos seus esforços para pressionar Biden e os Democratas a mudarem ainda mais de rumo. Palavras sem ações, dizem eles, ameaçam dividir a coligação anti-MAGA e lançar as eleições para o Partido Republicano.

Layla Elabed, organizadora da campanha “Uncommited” Listen to Michigan, resumiu o perigo numa entrevista recente: “Esperamos que Joe Biden não arrisque a sua presidência, não arrisque a Casa Branca, por alguém como Donald Trump”.

Esperamos que você tenha gostado deste artigo. No Mundo das Pessoas, acreditamos que as notícias e informações devem ser gratuitas e acessíveis a todos, mas precisamos da sua ajuda. Nosso jornalismo é livre de influência corporativa e de acesso pago porque contamos com total apoio do leitor. Só vocês, nossos leitores e apoiadores, tornam isso possível. Se você gosta de ler Mundo das Pessoas e as histórias que trazemos para você, apoie nosso trabalho doando ou tornando-se um mantenedor mensal hoje mesmo. Obrigado!


CONTRIBUINTE

CJ Atkins


Fonte: www.peoplesworld.org

Deixe uma resposta