O primeiro-ministro Rishi Sunak se encontra com o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky em Chequers, a casa de campo do primeiro-ministro em exercício, em Buckinghamshire, 15 de maio de 2023

LONDRES – Ativistas anti-guerra criticaram hoje os planos do governo britânico de despejar ainda mais armas na guerra na Ucrânia, alertando que seria “desastroso para o povo da Europa e do mundo”.

O primeiro-ministro Rishi Sunak deu as boas-vindas ao presidente ucraniano Volodymir Zelensky em sua mansão de campo em Checkers, em Buckinghamshire, e prometeu a ele mais centenas de mísseis, aviões de guerra sem piloto e drones com alcance de mais de 200 quilômetros (124 milhas).

Sunak disse que a Grã-Bretanha estaria “treinando cidadãos ucranianos para serem pilotos de aeronaves absolutamente prontos para o combate” com conhecimento das táticas da OTAN.

A Grã-Bretanha foi a primeira a aumentar o fluxo de armas para incluir tanques, enviando tanques Challenger 2 para a Ucrânia.

O presidente Zelensky tem viajado pelos países da Europa Ocidental em busca de mais armamento, incluindo aviões de guerra.

Lindsey German, da coalizão Stop the War, disse que os planos correm o risco de transformar o conflito de uma guerra por procuração entre a OTAN e a Rússia em uma “guerra quente”, colocando milhões em risco por meio de uma escalada.

Ela disse ao Morning Star (jornal socialista diário do Reino Unido): “Está claro que o governo britânico está pressionando desesperadamente para enviar aviões de caça para a Ucrânia como parte da ‘coalizão de jatos’.

“Países, incluindo os EUA, recusaram-se a fazê-lo, até agora, reconhecendo que a guerra aérea transformaria a guerra entre a OTAN e a Rússia de uma guerra indireta para uma guerra quente.

“Isso é desastroso para os povos da Europa e do mundo.

“Mas os governos de direita, incluindo o de Rishi Sunak, e o governo polonês, estão determinados a fazer isso acontecer.

“Esse é o propósito da grande turnê europeia de Zelensky: é amplificar aquelas vozes belicistas para quem os bilhões gastos em armas para a Ucrânia nunca são suficientes.

“Esta é exatamente a linha defendida por Boris Johnson e Liz Truss no início deste ano, e levará a uma escalada muito maior.

“Está em cima de mísseis de cruzeiro e drones já comprometidos.

“Sunak gosta porque acha que desvia de sua impopularidade doméstica.

“Socialistas e ativistas anti-guerra devem se opor ao envio dessas armas – tanto porque aumentam o perigo de uma guerra abrangente quanto porque o dinheiro gasto em armas seria muito melhor gasto em ajudar as pessoas aqui e na Ucrânia.

“Com £ 2 milhões cada (mais de 2,5 milhões de dólares), quantos mísseis de cruzeiro seriam necessários para abrigar os sem-teto ou dar às enfermeiras um salário decente?”

Esperamos que você tenha apreciado este artigo. No mundo das pessoas, acreditamos que notícias e informações devem ser gratuitas e acessíveis a todos, mas precisamos da sua ajuda. Nosso jornalismo é livre de influência corporativa e paywalls porque somos totalmente apoiados pelo leitor. Somente vocês, nossos leitores e apoiadores, tornam isso possível. Se você gosta de ler mundo das pessoas e as histórias que trazemos para você, apoie nosso trabalho doando ou tornando-se um apoiador mensal hoje. Obrigado!


CONTRIBUINTE

Peter Lazenby


Fonte: www.peoplesworld.org

Deixe uma resposta