Até dois meses atrás, o site da Cartier mostrava crianças Yanomami brincando em um campo verde.

A marca francesa de joias de luxo disse que está trabalhando para promover a cultura dos povos indígenas e proteger a floresta tropical onde vivem, em um vasto território que abrange Brasil e Venezuela.

Mas o projeto que o site descrevia protegendo a Amazônia nunca aconteceu.

E a Cartier publicou a foto sem a aprovação da liderança Yanomami, violando as crenças de um povo que vivia em isolamento quase total até ser contatado por forasteiros na década de 1970.

Alguns Yanomami e seus defensores elogiam a promoção de Cartier das causas Yanomami. No entanto, a publicidade de uma das maiores joalherias do mundo com imagens de um povo indígena devastado pela mineração ilegal de ouro tem algumas reclamações de greenwashing, uma corporação que promove sua própria imagem apoiando uma causa.

“Como uma joalheria de ouro, contra a qual nós Yanomami somos contra, pode usar a imagem dos Yanomami?” perguntou Junior Hekurari, integrante do grupo indígena e chefe do conselho de saúde Yanomami.

Doenças, assassinatos e prostituição, alimentados por drogas e álcool importados por milhares de garimpeiros ilegais, devastaram a vida tradicional Yanomami, e 570 crianças Yanomami morreram de desnutrição, diarreia e malária entre 2019 e 2022, segundo estatísticas brasileiras. O mercúrio venenoso usado na mineração ilegal causa defeitos congênitos e devasta ecossistemas.

A Cartier diz que não compra ouro extraído ilegalmente, mas os líderes ianomâmis recomendam que as pessoas não comprem joias de ouro, independentemente de sua origem, porque a demanda pelo metal precioso aumenta os preços do ouro e atrai mineradores para seu território.

A Cartier e outras marcas de joias que fazem parte do conglomerado suíço Richemont tiveram vendas combinadas de 11 bilhões de euros (US$ 12 bilhões) no ano fiscal encerrado em 31 de março de 2022, de acordo com seu relatório anual. Algumas das peças anunciadas em seu site americano custam até US$ 341.000.

Duas décadas de laços

A conexão da Cartier com os cerca de 40.000 Yanomami remonta a 20 anos, principalmente por meio da Fondation Cartier, uma filantropia corporativa criada e financiada pela empresa em 1984.

No passado, poucos Yanomami ou seus defensores criticaram publicamente a Cartier ou a fundação, mas um número crescente começou a expressar preocupação.

A fundação de Cartier patrocinou recentemente uma exposição com curadoria fina exibindo fotografias de Yanomami, juntamente com obras de artistas indígenas, em um elegante centro de artes sem fins lucrativos em Manhattan.

A exposição, anteriormente em Paris, foi elogiada por veículos que vão do The New York Times ao Luxury Daily, uma influente publicação do setor cuja manchete dizia: “A Fondation Cartier continua pressionando pela justiça indígena por meio do patrocínio da arte”.

Barbara Navarro, uma artista multimídia francesa, viu algo muito diferente, assim como vários outros artistas, inclusive alguns Yanomami.

Na mostra multimídia “Pas de Cartier”, ou “Não Cartier”, na vila de Nemours, na França, Navarro e outros criticam a marca de luxo e a devastação causada pelos garimpeiros ilegais em uma exposição que inclui esculturas e desenhos. Em uma fotomontagem, uma grande mina de ouro cercada pela floresta amazônica é vista ao lado de uma loja Cartier.

“Os Yanomami estão pagando o preço com sua saúde e com suas próprias vidas pela implacável avidez por ouro de nossa sociedade”, disse Navarro. “Para a Cartier, o patrocínio aos Yanomami representa uma oportunidade de polir sua marca.”

Alegada violação de direitos

Para muitos grupos indígenas, uma corporação ou filantropia usando uma foto deles requer permissão formal.

A foto das crianças no site violou o direito dos Yanomami ao consentimento prévio, livre e informado, segundo o Conselho Indígena de Roraima, organização de base, citando a Convenção 169 sobre Povos Indígenas e Tribais da Organização Internacional do Trabalho, assinada pelo Brasil.

Hekurari disse que seu pessoal precisa de cooperação internacional, mas sua organização nunca aceitaria dinheiro de uma joalheria.

Em suas viagens pelo território Yanomami, uma área do tamanho de Portugal, o líder Yanomami encontrou dezenas de crianças esqueléticas em comunidades sitiadas por milhares de garimpeiros ilegais.

Em março, sua organização, Urihi, lançou uma campanha online para aumentar a conscientização contra o comércio de ouro e em um vídeo o líder Yanomami pede aos vencedores do Oscar que substituam as famosas estatuetas folheadas a ouro por figuras de madeira de Omama, uma entidade mítica.

“Quando alguém compra ouro em uma joalheria, está financiando mais invasões para destruir terras indígenas”, disse. “Não se trata apenas de extrair ouro. É uma questão de colher vidas.”

A Cartier se recusou a comentar o apelo dos Yanomami para que as pessoas parassem de comprar joias de ouro, mas, quando contatada pela Associated Press no final de março, a Cartier removeu a foto e a descrição do projeto.

Os recursos foram destinados a um projeto de preservação florestal, mas acabaram sendo usados ​​para adquirir equipamentos médicos para combater a COVID-19 entre os Yanomami, informou a empresa. Uma doação no valor de $ 74.200 foi feita em junho de 2020.

A descrição imprecisa “foi um descuido lamentável de nossa parte e foi abordada imediatamente após ser trazida ao nosso conhecimento”, disse a empresa.

‘Parte do crime’

Mas o problema é maior do que más escolhas de imagem, dizem muitos. Dário Kopenawa, vice-presidente da Associação Hutukara Yanomami, disse acreditar que “quem compra um anel de ouro faz parte do crime”.

A Cartier e a Fondation Cartier descrevem seu relacionamento como distante. Kopenawa também fez uma distinção entre a Cartier e sua fundação homônima.

“Sabemos que a Cartier compra ouro em todo o mundo… mas a base é diferente. É outra coordenadora, outra filial. Apoia a proteção dos Yanomami”, afirmou.

Em fevereiro, Kopenawa chegou a voar para Nova York para participar da “Luta Yanomami – Arte e Ativismo na Amazônia”, exposição patrocinada pela Fondation Cartier com retratos fotográficos de indígenas ao lado de obras de artistas Yanomami. Kopenawa e outros Yanomami participaram da cerimônia de abertura, com o secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, entre os convidados.

A Fondation Cartier tem uma coleção de quase 2.000 obras em sua sede em Paris. A fundação “é dirigida por uma equipe independente e dedicada de profissionais do mundo da arte encarregada de definir e implementar o programa artístico”, disse.

Quando se trata de adquirir ouro, a Cartier mantém que a grande maioria é comprada reciclada e a empresa está em conformidade com os padrões do Responsible Jewelry Council, que se descreve como a principal organização mundial de definição de padrões de sustentabilidade para a indústria de joias e relógios.

Com o ouro, no entanto, é quase impossível provar a proveniência, já que muito material ilegal se infiltra nas cadeias de suprimentos globais. E os líderes Yanomami deixaram claro que acreditam que o ouro está na raiz dos problemas do grupo.

“Existe alguma responsabilidade na compra deste ouro?” Ivo Makuxi, o advogado do conselho indígena, perguntou sobre o papel da Cartier em uma indústria que prejudicou os Yanomami. “A empresa respeita os direitos indígenas?”

Fonte: www.aljazeera.com

Deixe uma resposta