Foto cortesia de Mostafa Bassim

WASHINGTON – Não houve nada como sempre no Conselho de DC na terça-feira. Membros da comunidade e ativistas da Coalizão DC for Ceasefire Now garantiram isso.

A sessão de 12 de Março do Comité do Todo do Conselho de DC foi recebida com grande perturbação pelos manifestantes que exigiam que os legisladores locais registassem a oposição do Distrito ao apoio do governo federal à guerra de Israel em Gaza.

A reunião foi presidida pelo Presidente do Conselho, Phil Mendelson, que numa recente reunião a portas fechadas com a coligação afirmou que o genocídio que está a acontecer em Gaza é “inconsequente” em relação ao que acontece em Washington, DC e que ele nunca aceitaria uma resolução de cessar-fogo em o Conselho.

Mendelson tem o poder de manter a legislação uma vez introduzida e tem repetidamente deixado claro que seria um obstáculo a qualquer resolução de cessar-fogo.

A polícia remove ativistas do cessar-fogo das câmaras do conselho. | Foto cortesia de Mostafa Bassim

Durante a reunião, Jacqueline Luqman da Aliança Negra pela Paz levantou-se e falou sobre o facto de o Conselho “ignorar os seus residentes negros e da classe trabalhadora” e não defender um cessar-fogo.

O Pastor de Estratégias de Fé de longa data de DC, Rev. Graylan Hagler, confrontou diretamente Mendelson sobre as palavras que ele usou na recente reunião privada, mas o presidente permaneceu firme em recusar-se a adotar uma resolução sobre o cessar-fogo.

Nesse ponto, Mendelson pediu à polícia e à segurança que esvaziassem a câmara, e quase toda a sala explodiu em gritos de “DC por um cessar-fogo!” e “Cessar-fogo agora!” Andy Shallal, fundador e CEO da Busboys & Poets, foi diretamente até Mendelson e perguntou: “Quem você representa?” Mendelson respondeu: “Ninguém!”

Quando a primeira onda de disruptores foi escoltada para fora, eles se reuniram no corredor para cânticos e discussões. Os activistas que ainda se encontravam na câmara do conselho continuaram a perturbar a audiência, mas não conseguiram encerrá-la completamente.

Contudo, o conselho tinha várias sessões agendadas para o dia e os activistas participaram noutra audiência mais tarde e interromperam novamente os procedimentos com a sua mensagem de cessar-fogo. Interrupções escalonadas ocorreram ao longo do dia, com pessoas sendo escoltadas pela polícia.

O presidente do conselho, Phil Mendelson, no centro, é o principal obstáculo para que o conselho adote uma resolução de cessar-fogo. | Foto cortesia de Mostafa Bassim

Após a segunda audiência interrompida, a vereadora Anita Bonds (At-Large, D) disse que apoiava um cessar-fogo, mas estava preocupada com o facto de o conselho não ter apoio unânime para aprovar uma resolução. O Conselho de DC pode aprovar dois tipos de resoluções – uma resolução cerimonial (que exige apoio unânime) ou uma resolução de “sentido do conselho” (que exige apoio da maioria).

Durante a reunião a portas fechadas, o vereador do Distrito 3, Matthew Frumin, afirmou que não apoiaria uma resolução a menos que determinasse o que aconteceria com o Hamas após um cessar-fogo. Foi durante esta mesma reunião que Mendelson disse que o conselho não aborda questões internacionais e que a situação em Gaza é “muito controversa”.

A Coalizão DC para Cessar-Fogo Agora ainda está lutando para que uma resolução seja introduzida e acredita que tem o apoio da maioria do conselho. O principal obstáculo é pressionar Mendelson para não bloquear uma resolução assim que esta for finalmente introduzida.

Esperamos que você tenha gostado deste artigo. No Mundo das Pessoas, acreditamos que as notícias e informações devem ser gratuitas e acessíveis a todos, mas precisamos da sua ajuda. Nosso jornalismo é livre de influência corporativa e de acesso pago porque contamos com total apoio do leitor. Só vocês, nossos leitores e apoiadores, tornam isso possível. Se você gosta de ler Mundo das Pessoas e as histórias que trazemos para você, apoie nosso trabalho doando ou tornando-se um mantenedor mensal hoje mesmo. Obrigado!


CONTRIBUINTE

Jamal rico


Fonte: www.peoplesworld.org

Deixe uma resposta