O TRIUNFANTE George Galloway disse a Sir Keir Starmer “isto é para Gaza” depois de obter uma vitória sensacional nas eleições suplementares de Rochdale.

Galloway assumiu a cadeira com 40% dos votos e uma maioria de quase 6 mil votos sobre o vice-campeão, o empresário independente David Tully.

A sua vitória pode ser atribuída a uma revolta massiva, principalmente entre a comunidade muçulmana de Rochdale, contra o apoio do Partido Trabalhista ao genocídio de Israel em Gaza.

“Keir Starmer – isto é para Gaza”, declarou Galloway depois que os resultados foram anunciados nas primeiras horas da manhã de sexta-feira.

Pagaram e pagarão um preço elevado pelo papel que desempenharam ao permitir, encorajar e cobrir a catástrofe que actualmente ocorre na Palestina ocupada, na Faixa de Gaza.

Isto vai desencadear um movimento, uma mudança das placas tectónicas em dezenas de círculos eleitorais parlamentares.

Os trabalhistas estão cientes de que perderam a confiança de milhões dos seus eleitores que votaram leal e tradicionalmente neles, geração após geração.

Keir Starmer e Rishi Sunak são duas bochechas do mesmo traseiro e ambos foram bem e verdadeiramente espancados esta noite.

Acredita-se que nenhum dos principais partidos fique entre os dois primeiros nas eleições parlamentares é quase sem precedentes.

Azhar Ali, do Partido Trabalhista, ainda nas urnas, mas tardiamente rejeitado pelo partido depois de fazer comentários conspiracionistas e anti-semitas, obteve apenas 8 por cento dos votos, uma queda surpreendente de 44 por cento em relação ao resultado do Partido Trabalhista de 2019, mesmo tendo em conta as circunstâncias.

Segundo o especialista em pesquisas John Curtice, esta foi a maior queda para um partido desde a Segunda Guerra Mundial.

O Partido Trabalhista afirmou ontem que teria vencido se tivesse conseguido um candidato favorável no campo e pediu desculpas ao povo de Rochdale pelo seu fracasso.

O grupo de campanha de esquerda Momentum, no entanto, chamou-lhe uma “perda desnecessária e auto-infligida” causada pelo partidarismo de Sir Keir.

Os Conservadores ficaram em terceiro lugar, com 12 por cento, uma queda de mais de 19 por cento, e o activista das alterações climáticas Mark Coleman, apoiado por uma margem da esquerda de Rochdale, obteve 455 votos.

Simon Danczuk, do partido Reformista, ex-deputado trabalhista pela cidade que caiu em desgraça depois de enviar mensagens inadequadas a uma garota de 17 anos, obteve fracos 6 por cento, sugerindo que o partido cometeu um erro ao selecionar uma recauchutagem réproba, embora o líder do partido Richard Tice culpou as más práticas eleitorais.

A questão colocada ontem pela política era se o resultado de Rochdale poderia ser replicado noutros locais nas eleições gerais iminentes.

Galloway certamente lançou o desafio, dizendo que o seu Partido dos Trabalhadores tinha “59 candidatos parlamentares prontos para ir e que, portanto, ocuparemos três vintenas de assentos trabalhistas e ou os derrotaremos nós mesmos ou causaremos sua derrota”, disse ele, acrescentando que também iria apoiar candidatos independentes que apoiam a causa palestina.

Os deputados trabalhistas em assentos com uma grande população muçulmana estarão certamente a olhar por cima dos ombros com nervosismo.


Revisão Mensal não adere necessariamente a todas as opiniões transmitidas em artigos republicados no MR Online. Nosso objetivo é compartilhar uma variedade de perspectivas de esquerda que acreditamos que nossos leitores acharão interessantes ou úteis. —Eds.

Fonte: mronline.org

Deixe uma resposta