O senador Bernie Sanders quer cortar uma fatia importante do pacote de ajuda militar israelense proposto pelo presidente. Joe Biden. | PA

WASHINGTON — Afirmando que o governo nacionalista israelense de direita, e especificamente o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, “está travando uma guerra de uma forma profundamente imprudente e imoral”, o senador Bernie Sanders, Ind.-Vt., proporá cortar a ajuda militar planejada dos EUA para Israel em US$ 10 bilhões.

Sanders anunciou a sua proposta, que apresentará como resolução privilegiada em 10 de janeiro, num importante discurso pouco antes da pausa dos senadores para o recesso do feriado. Ele também denunciou novamente o Hamas, que lançou uma invasão de Israel em 7 de Outubro, “como uma organização terrorista brutal e corrupta” cujo objectivo é a destruição total do Estado Judeu.

Mas isso não desculpa a resposta desproporcional de Israel, disse ele, que causou “um desastre humanitário” de quase 20 mil palestinos mortos e – para usar comparações do Antigo Testamento, o que Sanders fez – converteu “uma guerra justa” de defesa numa “guerra injusta”. guerra.”

“Em Gaza, milhões de pessoas terminarão o ano sob bombardeamentos constantes, expostas ao Inverno ou a viver em tendas, perguntando-se onde encontrarão a sua próxima refeição, ou água potável, ou os medicamentos de que necessitam”, como resultado.

E uma vez que essa guerra é ofensiva, expulsando mais de metade dos dois milhões de residentes de Gaza das suas casas para “refúgios seguros”, que as forças israelitas agora atacam, invadem casa a casa e bombardeiam, Sanders quer cortar toda a ajuda ofensiva com armas para Netanyahu, deixando apenas US$ 4,5 bilhões do último pedido de ajuda do presidente democrata Joe Biden.

Esse dinheiro seria destinado ao sistema anti-míssil “Cúpula de Ferro” de Israel e a outras medidas rotuladas como defensivas, com os EUA verificando constantemente para garantir que os fundos sejam gastos dessa forma, disse Sanders.

“Uma causa justa para a guerra não desculpa as atrocidades na condução dessa guerra”, disse Sanders.

A proposta de Sanders responde à crescente campanha nacional e internacional por um cessar-fogo na guerra, permitindo o fluxo de ajuda humanitária, e à pressão para o início de negociações entre Israel e o Hamas.

Sanders, o único senador que realmente viveu em Israel – num kibutz na década de 1960 – não mencionou como o governo de Netanyahu também libertou colonos nacionalistas de direita para matar palestinos na Cisjordânia ocupada, que o governo israelense chama de Judéia e Samaria.

“Israel tem o direito de entrar em guerra contra o Hamas. Não tem o direito de entrar em guerra contra homens, mulheres e crianças inocentes em Gaza.” Sanders disse que cerca de 70% dos mortos são mulheres e crianças, e outros 52 mil habitantes de Gaza ficaram feridos.

Esse número, observou ele, pode ser baixo, uma vez que há incontáveis ​​corpos sob os escombros das cidades do norte de Gaza. Cerca de 60% de todas as casas em Gaza, no norte e no sul, foram danificadas ou destruídas, disse ele.

É a mesma percentagem de casas e vítimas que os Aliados destruíram no infame bombardeamento de Dresden na Segunda Guerra Mundial.

“A dependência de Israel de bombardeamentos generalizados e indiscriminados, incluindo a utilização de explosivos massivos em áreas urbanas densamente povoadas, é injusta. A campanha militar de Israel será lembrada entre alguns dos capítulos mais sombrios da nossa história moderna.”

A medida de Sanders também exigirá uma contabilização da ajuda militar dos EUA até agora e da sua utilização no terreno em Gaza. A Our Revolution, formada por apoiantes de Sanders depois de ele ter encerrado a sua campanha presidencial democrata nas primárias de 2016, chama categoricamente isto de uma exigência de um relatório do Departamento de Estado sobre os “crimes de guerra” israelitas.

“Isto não é apenas um cataclismo humanitário, mas uma atrocidade em massa”, disse Sanders.

“E isso está a ser feito com bombas e equipamentos fornecidos pelos Estados Unidos e fortemente subsidiados pelos contribuintes americanos. Tragicamente, somos cúmplices desta carnificina.”

Sanders, ou pelo menos a Nossa Revolução, antecipa uma forte oposição à sua exigência de cortes na ajuda a Israel e de responsabilização. A oposição, diz esse grupo, virá especialmente do Comitê Americano de Assuntos Públicos de Israel (AIPAC).

A AIPAC apoia notoriamente os direitistas israelitas dentro e fora do governo e, há dois anos, criou um comité de financiamento de campanha que entrou em grande na política dos EUA, visando legisladores que apoiam uma solução de dois Estados.

Nas primárias democratas, derrotou um deles, o deputado Andy Levin, democrata do Michigan, e o seu dinheiro financiou inimigos de outros dois que venceram por pouco: os deputados Cori Bush, democrata do Missouri, e Ilhan Omar, do DFL-Minn.

A oposição, embora menos pública e mais silenciosa, pode vir de fornecedores militares dos EUA, cujas armas Israel está a comprar e que estão a lucrar com a guerra.

“Israel tem o direito de se defender após os horríveis ataques terroristas de 7 de Outubro, mas matar crianças inocentes (e os seus próprios reféns) não contribui em nada para alcançar a paz”, diz Our Revolution. “Tudo o que a campanha de bombardeamentos indiscriminados de Israel está a fazer é criar as condições para mais terrorismo.

Esperamos que você tenha gostado deste artigo. No Mundo das pessoas, acreditamos que as notícias e informações devem ser gratuitas e acessíveis a todos, mas precisamos da sua ajuda. Nosso jornalismo é livre de influência corporativa e de acesso pago porque contamos com total apoio do leitor. Só vocês, nossos leitores e apoiadores, tornam isso possível. Se você gosta de ler Mundo das pessoas e as histórias que trazemos para você, apoie nosso trabalho doando ou tornando-se um mantenedor mensal hoje mesmo. Obrigado!


CONTRIBUINTE

Mark Gruenberg


Fonte: www.peoplesworld.org

Deixe uma resposta