Nos últimos dias, as autoridades israelitas libertaram dezenas de crianças palestinianas prisioneiras em troca de reféns israelitas detidos pelo Hamas.

Muitas pessoas em todo o mundo parecem perguntar, talvez pela primeira vez, porque é que Israel aprisiona tantas crianças palestinianas?

Desde a Segunda Intifada, em 2000, quando a Defesa para as Crianças Internacional-Palestina (DCIP) começou a rastrear crianças palestinianas detidas pelos militares israelitas, as forças israelitas detiveram, interrogaram, processaram e prenderam aproximadamente 13.000 crianças palestinianas.

Todos os anos, os militares israelitas detêm entre 500 e 700 crianças palestinianas.

Todos os palestinianos na Cisjordânia ocupada, incluindo as crianças, estão sujeitos à lei militar israelita desde 1967, quando Israel a anexou.

Contudo, os colonos israelitas que vivem no mesmo território estão sujeitos à lei civil israelita – um exemplo claro de apartheid.

Apesar de as normas internacionais afirmarem que os civis, incluindo as crianças, nunca devem ser levados perante tribunais militares, Israel continua a ser o único país do mundo a processar automática e sistematicamente crianças em tribunais militares.

Tortura

Estas crianças, que são quase todas rapazes, têm idades compreendidas entre os 12 anos – a idade de responsabilidade criminal ao abrigo da lei militar israelita – e os 17 anos, embora o DCIP tenha documentado casos em que crianças com menos de 12 anos foram detidas e assediadas pelas forças israelitas durante horas.

Segundo o direito internacional, criança é qualquer pessoa com menos de 18 anos.

Entre 2016 e 2022, o DCIP recolheu declarações juramentadas de 766 crianças palestinianas detidas pelos militares israelitas e processadas em tribunais militares israelitas para registar as suas experiências de maus-tratos e tortura às mãos das forças israelitas.

Graças a esses dados, podemos afirmar com segurança que negar os direitos humanos básicos das crianças palestinianas é um negócio normal para as forças israelitas.

Três em cada cinco destas crianças são detidas nas suas casas a meio da noite, de acordo com documentação recolhida pelo DCIP. As forças israelitas aparecem na casa de uma família palestiniana às duas ou três da manhã, arrombam a porta, acordam toda a família e arrastam a criança para fora da cama.

Nesse momento, 75 por cento das crianças sofrem alguma forma de violência física nas mãos de soldados israelitas.

Depois disso, quase todas as crianças são vendadas e amarradas à mão antes de serem forçadas a entrar num veículo militar israelita a caminho de um centro de interrogatório, muitas vezes localizado num colonato israelita ilegal. Durante esse período, os pais daquela criança não têm ideia de para onde ela está sendo levada ou quando voltará para casa.

À chegada a um centro de interrogatório israelita, 80 por cento das crianças são revistadas por soldados israelitas. Em seguida, um interrogador israelense adulto, falando árabe especializado, interroga a criança sem a presença de um membro da família ou de um advogado.

Na verdade, não há direito a um advogado durante o interrogatório ao abrigo da lei militar israelita. Dois terços das crianças não são devidamente informadas sobre os seus direitos e 55 por cento são forçadas a assinar documentos em hebraico, uma língua que não compreendem.

Detido sem acusação

Os interrogadores israelitas colocam uma em cada quatro crianças em confinamento solitário antes do julgamento com o objectivo de extrair uma confissão – um método considerado tortura pelas Nações Unidas.

Tudo isto acontece antes de um julgamento – também conduzido por soldados israelitas num tribunal militar. A taxa de condenação é superior a 95 por cento, um número que lhe diz tudo o que precisa de saber sobre o interesse dos militares israelitas na justiça.

A acusação mais comum contra crianças é o lançamento de pedras, que acarreta uma pena máxima potencial de até 20 anos.

No entanto, muitos palestinianos, incluindo crianças, são detidos pelos militares israelitas sem acusação nem julgamento, o que significa que são mantidos indefinidamente em prisões militares israelitas, uma prática conhecida como detenção administrativa.

O DCIP documentou casos em que crianças palestinianas são mantidas em detenção administrativa durante mais de um ano.

O sistema de detenção militar israelita, em todos os pontos, foi concebido para exercer controlo total sobre as crianças palestinianas e as suas famílias. A partir do momento em que os soldados israelitas invadem a casa de uma família palestiniana a meio da noite, as crianças sabem que os seus pais não podem mantê-las seguras.

Embora muitas crianças palestinianas tenham sido libertadas das prisões israelitas esta semana, as forças israelitas têm estado ocupadas a realizar rusgas e detenções todas as noites em toda a Cisjordânia ocupada.

Mesmo com o mundo inteiro a observar, a brutalidade militar israelita opera com impunidade, como um relógio, encorajada pelo assassinato de mais de 6.000 crianças palestinianas em Gaza, com apenas um punhado de líderes mundiais a responsabilizá-las.

Miranda Cleland é oficial de defesa da Defense for Children International – Palestina e mora em Washington, DC, onde defende os direitos humanos das crianças palestinas. Ela é bacharel com honras pela American University em Estudos Internacionais e Língua Árabe.


Revisão Mensal não adere necessariamente a todas as opiniões transmitidas em artigos republicados no MR Online. Nosso objetivo é compartilhar uma variedade de perspectivas de esquerda que acreditamos que nossos leitores acharão interessantes ou úteis. —Eds.

Fonte: mronline.org

Deixe uma resposta