O ministro das Finanças de Israel, Bezalel Smotrich, aperta a mão do primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, no escritório do primeiro-ministro em Jerusalém, em 25 de janeiro de 2023. | Ronen Zvulun / Foto da piscina via AP

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, admitiu relutantemente na sexta-feira que a exigência de um aliado do gabinete de que uma vila palestina fosse “eliminada” era “inapropriada”.

O ministro das Finanças, Bezalel Smotrich, disse na quarta-feira passada que a cidade de Hawara deveria ser “apagada” e que “o Estado de Israel deveria fazê-lo”. Seu comentário provocou alvoroço internacional, com o principal aliado de Israel, os Estados Unidos, descrevendo-o como “repugnante”.

O líder do Partido Sionismo Religioso, que se descreveu como um “homofóbico fascista”, fez os comentários após um violento tumulto em Hawara, no qual uma multidão de colonos israelenses ilegais incendiou casas e veículos palestinos após o assassinato de dois israelenses.

Netanyahu se absteve de criticar os comentários de Smotrich, apesar de um apelo de Washington para “rejeitá-los e rejeitá-los pública e claramente”, mas agradeceu seu ministro das Finanças no Twitter por ter posteriormente deixado claro que “sua escolha de palavras foi inadequada”.

O escândalo – surgido em um momento em que a violência israelense na Cisjordânia ocupada está se intensificando e quando os próprios cidadãos do país realizam enormes protestos semanais contra os planos de reforma judicial de Netanyahu, que permitirão ao Knesset anular os julgamentos da Suprema Corte – sublinha como o caráter extremista de O atual governo de Israel está alarmando até os EUA

Smotrich, que já foi preso por posse de 700 litros de gasolina sob suspeita de planejar explodir uma rodovia, e que já organizou “desfiles de animais” como contra-protestos contra o que ele chama de marchas “bestiais” do orgulho gay – é entre as mais controversas nomeações de Netanyahu.

A televisão israelense noticiou na semana passada que o embaixador dos EUA em Israel, Tom Nides, disse que gostaria de poder “jogá-lo para fora do avião” quando visitar Washington esta semana.

Embora a embaixada dos EUA negasse, Smotrich pareceu dar crédito à história, dizendo no fim de semana que estava “convencido de que [Nides] não quis incitar a me matar quando disse que eu deveria ser jogado do avião, assim como não quis ferir inocentes quando disse que Hawara deveria ser apagado.”

Mais de 120 organizações judaicas nos Estados Unidos pediram ao governo que bloqueasse a entrada de Smotrich no país – um raro exemplo de grupos judaicos convencionais adotando tal postura em relação a um funcionário do governo israelense.

Um homem palestino caminha entre carros queimados em um ferro-velho, em Hawara, perto de Nablus, Cisjordânia, em 27 de fevereiro de 2023. Dezenas de colonos israelenses entraram em um violento tumulto na vila, incendiando carros e casas depois que dois colonos israelenses ilegais foram mortos por um atirador palestino. Autoridades palestinas dizem que um homem foi morto e outros quatro ficaram gravemente feridos. O ministro das Finanças de Israel, Bezalel Smotrich, disse que o Estado de Israel deveria ‘eliminar’ toda a vila de Hawara em retaliação. | Ohad Zwigenberg / AP

“Smotrich há muito tempo expressa pontos de vista que são abomináveis ​​para a grande maioria dos judeus americanos, desde o racismo anti-árabe até a homofobia virulenta, até uma aceitação total da supremacia judaica. A esta lista, agora podemos adicionar seu endosso à violência contra inocentes com base em sua herança étnica”, disse o comunicado do Israel Policy Forum.

O mais poderoso dos grupos de lobby pró-Israel, no entanto, resistiu aos apelos para criticar Smotrich. O American Israel Public Affairs Committee (AIPAC) não disse nada sobre os comentários de Smotrich e ficou em silêncio sobre a pressão para bloquear sua visita aos EUA.

A Israel Bonds, a vendedora de títulos de dívida controlada pelo governo israelense nos EUA, ainda planeja receber Smotrich como palestrante de destaque em sua conferência. A empresa disse na quinta-feira que “permanece imparcial em relação a qualquer partido ou afiliação política” e que “os ministros das finanças de todo o espectro político historicamente” participaram de seus eventos.

Bernie Sanders, o senador socialista de Vermont e um proeminente membro judeu do Congresso dos Estados Unidos, declarou que a “retórica repugnante de Smotrich fará com que mais pessoas inocentes sejam mortas”. Ele continuou: “O governo israelense de extrema direita está criando as condições para mais violência e minando a democracia”.

A Casa Branca e o Departamento de Estado dos EUA teriam realizado consultas internas sobre o cancelamento do visto de Smotrich e “sugerido” ao governo israelense que os EUA ficariam felizes se Smotrich “cancelasse” sua viagem. Os especialistas não esperam, no entanto, que os EUA realmente neguem um visto a um ministro das Finanças israelense em exercício.

Este artigo apresenta material do Morning Star e de outras fontes.


CONTRIBUINTE

Fontes combinadas


Fonte: www.peoplesworld.org

Deixe uma resposta