Na quinta-feira, 2 de fevereiro, a Câmara dos Representantes dos Estados Unidos aprovou uma resolução denunciando “os horrores do socialismo”. Todos os 219 membros do Partido Republicano votaram a favor. A maioria dos democratas também, com 109 votos com os republicanos, 86 votos contra e 14 votos “presente”, o que é efetivamente uma abstenção.

Numa época em que o socialismo está se tornando cada vez mais popular nos EUA, apesar de décadas de perseguição e perseguição à esquerda, a Câmara denunciou “o socialismo em todas as suas formas” e se opôs ainda mais “à implementação de políticas socialistas nos Estados Unidos da América. ”

A resolução repetiu alegações amplamente desmascaradas de assassinato em massa em países socialistas e acusou os processos revolucionários em Cuba e na Venezuela de causar grandes danos econômicos ao povo, mantendo silêncio sobre o impacto das sanções dos EUA, que foram a principal razão para as dificuldades enfrentadas por pessoas nesses países.

“Os Estados Unidos da América foram fundados na crença na santidade do indivíduo, à qual o sistema coletivista do socialismo em todas as suas formas se opõe fundamental e necessariamente”, diz o texto.

A resolução foi patrocinada pela representante cubano-americana Maria Elvira Salazar, do condado de Miami-Dade. A resolução segue agora para o Senado.

Esta resolução também chega em um momento em que o socialismo como ideologia vem ganhando popularidade nos últimos anos, enquanto o apoio ao sistema capitalista está diminuindo em popularidade. Mesmo entre republicanos e estudantes republicanos de 18 a 34 anos, uma pesquisa da Axios mostrou que, de 2019 a 2021, a popularidade do capitalismo caiu de 81% para 66%. A porcentagem geral de adultos americanos com opiniões favoráveis ​​ao socialismo aumentou de 39% para 41% no mesmo período.

Entre os 86 democratas que votaram contra a resolução estão as progressistas Alexandria Ocasio-Cortez, Rashida Tlaib e Cori Bush, todas endossadas pelo Democratic Socialists of America, uma grande organização socialista nos EUA Ilhan Omar, representante democrata de Minnesota, também votou contra a resolução. Omar foi recentemente eliminada do Comitê de Relações Exteriores da Câmara pela maioria republicana da Câmara, devido às suas declarações anteriores anti-imperialistas e anti-sionistas.

Esta resolução chega em um momento de crise para a classe trabalhadora. 34 milhões de pessoas, incluindo nove milhões de crianças, sofrem de insegurança alimentar nos Estados Unidos. De acordo com a Campanha dos Pobres, quase metade das pessoas nos Estados Unidos são pobres ou têm baixa renda. Depois de uma pandemia global devastadora, que causou mais de um milhão de mortes nos EUA e gerou uma recessão nacional, o povo dos Estados Unidos foi atingido por uma onda recorde de inflação em 2022. Em resposta a isso, o Federal Reserve está pressionando para desacelerar o crescimento salarial, alegando que isso ajudará a aliviar a crise da inflação. Isso ocorre enquanto os aluguéis em todo o país disparam e mais de 40% dos inquilinos gastam mais de 30% de sua renda com aluguel.

“Acho que é muito revelador como os políticos do establishment ameaçados estão de alguma forma perdendo o equilíbrio, perdendo o poder, na verdade, onde estão se posicionando para defender totalmente um sistema capitalista que vemos só causou problemas”, Karla Reyes, líder sindical e organizador socialista na cidade de Nova York, disse Despacho Popular.

[This is] Em contraste com o que eles poderiam estar focando, que são as crises que afligem a classe trabalhadora nos Estados Unidos, que incluem os sem-teto e policiais assassinos que ainda matam negros com total impunidade.

“[The House is] tentando perpetuar uma ideologia que, francamente, está envelhecendo”, disse Reyes.

O capitalismo saqueou países, envenenou o mundo e criou estilos de vida insustentáveis ​​que nos empurram para o individualismo e para o consumismo… o socialismo é o oposto completo.


Revisão Mensal não adere necessariamente a todas as opiniões transmitidas em artigos republicados no MR Online. Nosso objetivo é compartilhar uma variedade de perspectivas de esquerda que achamos que nossos leitores acharão interessantes ou úteis. —Eds.


Sobre Despacho Popular

Peoples Dispatch, anteriormente The Dawn News, é uma organização de mídia internacional com a missão de trazer a você vozes de movimentos populares e organizações em todo o mundo. Desde sua criação, há três anos, ela busca garantir que a cobertura das notícias do mundo não se restrinja à retórica de políticos e às fortunas de grandes empresas, mas abarque a riqueza e a diversidade das mobilizações de todo o mundo. O Peoples Dispatch também procura trazer a você as últimas notícias de uma perspectiva muito diferente daquela da grande mídia. Convidamos os movimentos populares e organizações políticas de todos os lugares a nos enviar informações e notícias de seus países. A informação pode estar em espanhol, português, inglês ou hindi.


Fonte: mronline.org

Deixe uma resposta