As autoridades confiscaram quase 29 toneladas de barbatanas capturadas ilegalmente que se pensava estarem a caminho da Ásia.

As autoridades brasileiras confiscaram quase 29 toneladas de barbatanas de tubarão ilegais com destino à Ásia, no que descreveram como possivelmente a maior apreensão de todos os tempos.

A agência de proteção ambiental Ibama estimou que cerca de 10.000 tubarões-azuis e tubarões-mako foram mortos para as barbatanas. As duas espécies foram adicionadas à lista nacional de espécies ameaçadas de extinção do Brasil no mês passado.

“É possivelmente a maior apreensão da história desse tipo de produto”, disse o diretor de proteção ambiental do Ibama, Jair Schmitt, em nota.

A operação do Ibama teve como alvo duas empresas exportadoras, mas outras ainda estão sob investigação, disse Schmitt.

Funcionários disseram que as empresas usaram ilegalmente licenças para outras espécies acumularem o enorme volume.

A pesca do tubarão é proibida no Brasil.

Combater a destruição da fauna e da flora do Brasil é um dos principais objetivos do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, depois que seu antecessor, Jair Bolsonaro, enfraqueceu as agências ambientais e os poderes de fiscalização.

“Essa ação é muito emblemática porque simboliza o retorno do Ibama à proteção do meio ambiente marinho e, principalmente, à defesa do comércio ilegal de pescado no país”, acrescentou Schmitt.

Uma única empresa exportadora no estado de Santa Catarina foi responsável por 27,6 toneladas de barbatanas, enquanto o restante foi apreendido no Aeroporto Internacional de São Paulo da segunda empresa, disse o Ibama, sem nomear as empresas ou pessoas envolvidas.

A Sea Shepherd Brasil, uma organização de conservação marinha sem fins lucrativos, pediu ao governo brasileiro que proíba o comércio de barbatana de tubarão e a importação de carne de tubarão para o Brasil, dizendo que isso seria vital para proteger a espécie.

A barbatana de tubarão é vista como uma iguaria em partes da Ásia, e seu consumo – principalmente como sopa – há muito é associado a status e riqueza.

As partes de animais podem chegar a US$ 1.000 o quilo na Ásia, de acordo com a Wildlife Conservation Society.

A pesca indiscriminada está causando uma “redução drástica” nas populações de tubarões em todo o mundo, disse o Ibama.

No entanto, os tubarões receberam um impulso em novembro, quando 183 países aprovaram um plano para proteger 54 espécies das famílias de tubarões-martelo e requiem – duas das mais traficadas para sopa de barbatana de tubarão – sob a Convenção sobre Comércio Internacional de Espécies Ameaçadas (CITES).

Fonte: www.aljazeera.com

Deixe uma resposta