A emergência de 180 dias ocorre depois que o país sul-americano confirma oito casos de H5N1 em aves selvagens em dois estados.

O Brasil declarou uma emergência de saúde animal por seis meses depois que as autoridades detectaram seu primeiro caso de vírus da gripe aviária em aves selvagens, de acordo com um documento assinado pelo ministro da agricultura do governo.

A nação sul-americana, maior exportadora mundial de carne de frango, com vendas de US$ 9,7 bilhões no ano passado, confirmou pelo menos oito casos do vírus H5N1 em aves silvestres, incluindo um no estado do Rio de Janeiro e sete no estado vizinho do Espírito Santo.

A infecção pelo subtipo H5N1 da gripe aviária em aves silvestres não gera proibições comerciais, com base nas diretrizes da Organização Mundial de Saúde Animal.

No entanto, um caso de gripe aviária em uma fazenda geralmente resulta na morte de todo o rebanho e pode desencadear restrições comerciais dos países importadores.

O Ministério da Agricultura do país disse na segunda-feira que criou um centro de operações de emergência para coordenar, planejar e avaliar “ações nacionais relacionadas à gripe aviária”.

Enquanto os principais estados produtores de carne do Brasil estão no sul, o governo está em alerta após os casos confirmados, já que a gripe aviária em aves silvestres foi seguida de transmissão para rebanhos comerciais em alguns países.

As ações da brasileira BRF SA, maior exportadora mundial de frango, subiam 3,6 por cento antes do anúncio do governo e encerraram o dia com queda de 0,5 por cento.

No fim de semana, o Ministério da Saúde disse que amostras de 33 casos suspeitos de gripe aviária em humanos no Espírito Santo, onde o Brasil confirmou os primeiros casos em aves silvestres na semana passada, deram negativo para o subtipo H5N1.

No ano passado, cinco casos humanos de gripe aviária foram relatados. No entanto, casos humanos anteriores de gripe aviária H5N1 tiveram uma mortalidade de 53%, de acordo com a Organização Mundial da Saúde.

Em abril, a OMS disse que uma mulher de 56 anos no sul da China morreu depois de testar positivo para o subtipo de gripe aviária H3N8, marcando a primeira morte humana por esse tipo de gripe aviária.

Sabe-se que o vírus H3N8 circula desde 2002 e é considerado menos perigoso para aves domésticas e selvagens do que o H5N1.

Fonte: www.aljazeera.com

Deixe uma resposta