Manifestantes no Japão protestam contra a reunião do Grupo das Sete nações em Hiroshima. Ativistas pela paz no Japão se opuseram ao foco da cúpula em armas para a guerra na Ucrânia e na instalação de submarinos armados com mísseis nucleares dos EUA na Coreia do Sul. | Hiro Komae/AP See More

Alguém poderia pensar que o G7, as nações mais poderosas do mundo se reunindo em Hiroshima – o local da explosão de uma bomba nuclear que matou dezenas de milhares e mutilou muitos por gerações – traria o mundo pelo menos um pouco mais perto do desarmamento nuclear. e o objetivo reconhecidamente evasivo da paz mundial.

Isso não aconteceu, no entanto, e grande parte da culpa é do papel negativo dos EUA no encontro, que terminou no fim de semana passado.

Ausente da reunião estava a Rússia, é claro, que foi expulsa por anos, depois que se mudou para a Crimeia. O G7 (antigo G8) agora é formado pelos Estados Unidos, Japão, Grã-Bretanha, Canadá, França, Alemanha e Itália. A China, apesar de ser a segunda maior economia do mundo, não foi convidada. Outras nações, particularmente aquelas que os EUA queriam pressionar a enviar armas para a Ucrânia, no entanto, estavam presentes.

Entre esse grupo estavam os sul-coreanos, que se recusaram mais uma vez neste fim de semana a se inscrever para o envio de armas. Eles tiveram a honra há apenas algumas semanas de ser o país no qual os EUA decidiram colocar armas nucleares pela primeira vez desde os anos 1990. Os fabricantes de armamentos dos EUA recentemente ajudaram a financiar a campanha eleitoral do substituto de direita de um governo sul-coreano que havia pedido negociações de paz com a Coréia do Norte.

Outros países na reunião, incluindo Brasil e Índia, também se recusaram a enviar armas.

Os próprios países do G7 concordaram com o pedido dos EUA por jatos F-16, assim como mais tanques, armas antitanque, munição, equipamento de artilharia e outras coisas a serem injetadas em um conflito que custou aos contribuintes dos EUA até agora, quase US$ 50 bilhões só em armas.

Ao contrário do G7 no fim de semana passado, países como Brasil, China e África do Sul têm tentado impedir a guerra, com pedidos de cessar-fogo e negociações. Eles combinaram essas ligações com incursões diplomáticas em Kiev e Moscou.

Juntamente com a pressão por mais guerra, houve, é claro, também as cerimônias obrigatórias neste fim de semana nas chamas eternas e memoriais para as vítimas de Hiroshima. O presidente Volodymyr Zelensky, infelizmente, observou que o bombardeio americano de Hiroshima não pode ser comparado com o “bombardeio imoral de Bahkmut” pelos russos. É difícil imaginar o que havia de “moral” nas bombas atômicas de Hiroshima e Nagasaki.

A destruição de Hiroshima pelos Estados Unidos em 6 de agosto de 1945 não foi necessária para encerrar a Segunda Guerra Mundial. Na Europa, Hitler e Mussolini já estavam mortos e, no Japão, a Marinha e o Imperador não tinham condições de continuar a guerra. O bombardeio de Hiroshima foi simplesmente para mostrar ao mundo — especialmente à União Soviética — que agora os Estados Unidos estavam no comando. Isso duraria até que seu monopólio de armas nucleares fosse quebrado pela URSS quatro anos depois.

Talvez a pior parte da reunião do G7, no entanto, foi que basicamente não havia planos apresentados para resolver os principais problemas do mundo, o que é ostensivamente o motivo do encontro. Os ataques à Rússia e à China, de fato, ajudaram a deixar esse objetivo ainda mais longe de ser alcançado do que quando a reunião começou.

Planejamento importante não feito

Nenhuma das grandes iniciativas concretas esperadas para enfrentar a mudança climática surgiu. Nenhuma estratégia para esforços internacionais na construção de energia limpa ou para combater a fome e a fome que perseguem tanto o planeta saiu da reunião. Esses e outros esforços, é claro, são necessários para enfrentar a crise migratória mundial.

As nações do G7, juntamente com a Rússia e a China, precisam cooperar para que esses problemas sejam resolvidos de forma significativa. A miopia daqueles que perseguem o objetivo da supremacia dos EUA em escala mundial e a disseminação do poder da OTAN por todo o planeta estava em plena exibição e explica a falta de progresso nessas importantes áreas de preocupação mundial.

Quem pode culpar a China por dizer na segunda-feira que a reunião do G7 colocou em risco a chance de alcançar a paz mundial?

É claro que os EUA lideraram e conseguiram fazer com que seis outros países poderosos obstruíssem os únicos esforços que ESTÃO em andamento pela paz. Como é terrível sair de uma reunião em Hiroshima com a paz mundial ainda mais obstruída do que antes da reunião dos líderes.

Como é terrível que os países do G7 saiam de seu encontro em Hiroshima com a região em que se reuniram mais desestabilizada do que quando começaram. Eles não fizeram nada para encorajar o desarmamento e, de fato, selaram o acordo sobre o envio de mais armas nucleares americanas para a região.

Como é terrível que eles não tenham feito nada para aliviar a opressão de muitos dos países em desenvolvimento no mundo. Esta foi uma oportunidade para o alívio maciço da dívida ser estendido às nações mais pobres e para que o progresso econômico real se tornasse possível para elas. Aqueles que lucram com a enorme dívida desses países e os especuladores produtores de armas e empresas de combustíveis fósseis no Ocidente não fariam parte disso.

A paz – e o progresso econômico que a acompanha – foram essencialmente ignorados pelo G7 em favor de mais armamentos para a guerra e mais ataques à China e à Rússia, países que devem fazer parte dos planos para desenvolver um mundo mais pacífico de cooperação econômica e progresso.

Como é terrível que o G7 difamou a China, a segunda maior potência econômica do mundo, atrás dos EUA, quando deveriam estar trabalhando com a China tanto no comércio mundial quanto no desenvolvimento econômico e com a China em seus esforços pela paz. Em vez disso, eles sinalizaram que continuarão a interferir nos assuntos internos da China com ameaças veladas sobre o que aconteceria se as coisas não fossem do jeito dos EUA em Taiwan.

Além disso, eles basicamente aprovaram os reforços militares dos EUA em toda a região, inclusive nas Filipinas e no Mar da China Meridional, e encorajaram a remilitarização do Japão enquanto condenavam a Rússia por ter navios no Mar Negro, um corpo de água cercado em todos os lados por território russo e um corpo de água em que os navios dos EUA e da OTAN realizam jogos de guerra.

Vai ser necessário um poderoso movimento pela paz em todo o mundo para parar e reverter o curso perigoso em que os fabricantes de armas e os capitalistas aproveitadores do combustível fóssil e outras empresas estão empurrando. O fracasso em impedi-los de avançar com as políticas militaristas atualmente adotadas pelos países do G7 pode eventualmente ter consequências inimaginavelmente horríveis.

As pessoas do mundo têm direito a muito mais do que receberam dos líderes na reunião do G7 na semana passada.

Tal como acontece com todos os artigos de opinião publicados pela People’s World, este artigo representa as opiniões do autor.

Esperamos que você tenha apreciado este artigo. No mundo das pessoas, acreditamos que notícias e informações devem ser gratuitas e acessíveis a todos, mas precisamos da sua ajuda. Nosso jornalismo é livre de influência corporativa e paywalls porque somos totalmente apoiados pelo leitor. Somente vocês, nossos leitores e apoiadores, tornam isso possível. Se você gosta de ler mundo das pessoas e as histórias que trazemos para você, por favor, apoie nosso trabalho doando ou tornando-se um apoiador mensal hoje. Obrigado!


CONTRIBUINTE

John Wojcik


Fonte: www.peoplesworld.org

Deixe uma resposta