As temperaturas globais provavelmente atingirão níveis recordes nos próximos cinco anos, alimentadas por gases de efeito estufa que retêm o calor e um evento natural do El Niño, de acordo com um relatório divulgado em 17 de maio pela Organização Meteorológica Mundial (OMM).

Há uma probabilidade de 66% de que a temperatura global média anual próxima à superfície entre 2023 e 2027 seja mais de 1,5°C acima dos níveis pré-industriais por pelo menos um ano. Há 98% de probabilidade de que pelo menos um dos próximos cinco anos, e o período de cinco anos como um todo, seja o mais quente já registrado.

“Este relatório não significa que excederemos permanentemente o nível de 1,5°C especificado no Acordo de Paris, que se refere ao aquecimento de longo prazo ao longo de muitos anos. No entanto, a OMM está soando o alarme de que iremos ultrapassar temporariamente o nível de 1,5°C com frequência cada vez maior”, disse o Secretário-Geral da OMM, Prof. Petteri Taalas.

“Espera-se que o aquecimento do El Niño se desenvolva nos próximos meses e isso se combinará com a mudança climática induzida pelo homem para empurrar as temperaturas globais para um território desconhecido”, disse ele. “Isso terá repercussões de longo alcance para a saúde, segurança alimentar, gestão da água e meio ambiente. Precisamos estar preparados.”

Há 32% de chance de que a média de cinco anos exceda o limite de 1,5°C, de acordo com a Atualização Global Anual a Decadal do Clima produzida pelo Met Office do Reino Unido, o principal centro da OMM para tais previsões.

A chance de ultrapassar temporariamente 1,5°C aumentou constantemente desde 2015, quando estava próxima de zero. Para os anos entre 2017 e 2021, houve 10% de chance de superação.

“Prevê-se que as temperaturas médias globais continuem aumentando, nos afastando cada vez mais do clima a que estamos acostumados”, disse Leon Hermanson, cientista especialista do Met Office que liderou o relatório.

Pontos chave

  • A temperatura média global em 2022 foi cerca de 1,15°C acima da média de 1850-1900. A influência de resfriamento das condições de La Niña durante grande parte dos últimos três anos refreou temporariamente a tendência de aquecimento de longo prazo. Mas La Niña terminou em março de 2023 e um El Niño está previsto para se desenvolver nos próximos meses. Normalmente, o El Niño aumenta as temperaturas globais no ano seguinte ao seu desenvolvimento – neste caso, seria 2024.
  • A temperatura média anual global perto da superfície para cada ano entre 2023 e 2027 está prevista entre 1,1°C e 1,8°C acima da média de 1850-1900.
  • Há 98% de chance de pelo menos um nos próximos cinco anos bater o recorde de temperatura registrado em 2016, quando houve um El Niño excepcionalmente forte.
  • A chance de a média de cinco anos para 2023-2027 ser maior do que nos últimos cinco anos também é de 98%.
  • O aquecimento do Ártico é desproporcionalmente alto. Em comparação com a média de 1991-2020, prevê-se que a anomalia de temperatura seja mais de três vezes maior que a anomalia média global quando calculada a média dos próximos cinco invernos prolongados do hemisfério norte.

O novo relatório foi divulgado antes do Congresso Meteorológico Mundial, de 22 de maio a 2 de junho. As prioridades para discussão no Congresso deste ano incluem a iniciativa Early Warnings for All, em andamento, e uma nova infraestrutura de monitoramento de gases do efeito estufa.

(Adaptado de material publicado pela Organização Meteorológica Mundial)

Fonte: climateandcapitalism.com

Deixe uma resposta