|  Camilo Torres Restrepo |  RM on-lineSacerdote, intelectual, revolucionário e guerrilheiro, Camilo Torres Restrepo é, junto com Jorge Eliécer Gaitán, uma das figuras mais importantes da história colombiana. Seu compromisso com as causas populares e revolucionárias fez dele um símbolo dos movimentos sociais na América Latina e no mundo.

Nasceu em Bogotá em 3 de fevereiro de 1929, em uma família privilegiada de Bogotá pertencente às elites colombianas. Após um breve semestre em que tentou estudar Direito na universidade nacional, retirou-se para se tornar padre católico, graças à influência de alguns padres dominicanos que conheceu através do pai de sua namorada. O interesse pelas causas sociais o levou a ser ordenado sacerdote em 1954. Um ano depois, Camilo viajou para a Bélgica e estudou sociologia na Universidade Católica de Louvain, graduando-se em 1958.

Ao retornar à Colômbia, decidiu envolver-se com as causas dos pobres, assumindo um compromisso básico: o amor ao próximo.

Teologia da Libertação e Sociologia

Esta posição o levou a ser um pioneiro da teologia da libertação, a partir da qual se propôs unir o marxismo ao cristianismo.

|  Camilo Torres em evento lotado |  RM on-line|  Camilo Torres em evento lotado |  RM on-line

Camilo Torres em evento lotado

Seus conhecimentos em sociologia o levaram a elaborar diversos estudos e escritos nos quais deu contribuições significativas às ciências sociais.

Contudo, Camilo Torres preferiu não ficar apenas na teoria. Ao contrário de outros, decidiu agir, participando no desenvolvimento de diversas experiências sociais.

Juntamente com Orlando Fals Borda, Eduardo Umana Luna, Maria Cristina Salazar, Virginia Gutierrez de Pineda, Carlos Escalante, Dario Botero Uribe e Tomás Ducay, entre outros, ajudou a fundar a primeira Faculdade de Sociologia da América Latina, Colômbia. Também atuou como professor e capelão da instituição.

Seu início nas lutas

Seu compromisso com as causas populares aumentava cada vez mais. Foi membro e fundador do Movimento Universitário de Promoção Comunal (MUNIPROC), fez parte da comissão técnica do Instituto Colombiano de Reforma Agrária (INCORA) e presidiu o primeiro congresso nacional de sociologia, entre outros. . . .

|  Camilo |  RM on-line|  Camilo |  RM on-lineSuas múltiplas atividades sociais e comunitárias logo o levaram a confrontos contínuos com a cúria da Igreja Católica, liderada pelo cardeal Luis Concha Córdoba desde 1961. Os confrontos contínuos obrigaram Camilo Torres a solicitar o retorno ao estado laico.

No dia 24 de junho de 1965, com lágrimas nos olhos, celebrou sua última missa na igreja de San Diego, em Bogotá. As pressões da conservadora Igreja Católica Colombiana colidiram com a visão de Camilo, que apontou que os verdadeiros cristãos deveriam juntar-se à luta revolucionária.

Camilo, o revolucionário

Após fundar a Frente Única em 1965, Camilo radicalizou sua posição e decidiu criar um movimento político que buscasse a unidade de todas as expressões populares, revolucionárias, democráticas e abstencionistas para a luta por transformações reais e profundas na sociedade.

|  padre guerrilheiro |  RM on-line|  padre guerrilheiro |  RM on-lineAo mesmo tempo em que realizava comícios, mobilizações, protestos e grandes comícios populares por todo o país, fez contatos com o Exército de Libertação Nacional (ELN), grupo insurgente fundado em 4 de julho de 1964.

As suas fortes ligações com as lutas populares e revolucionárias, o seu carisma e capacidades de liderança, bem como as suas ligações com o ELN tornaram-se evidentes para as forças de segurança do governo.

O padre guerrilheiro

Segundo o escritor Walter J. Broderick, autor do livro Camilo Vivea vida de Camilo Torres estava em risco e aumentavam os temores de que ele fosse assassinado pelas forças governamentais.

O medo óbvio de ser assassinado forçou Camilo Torres a ingressar no ELN e viajar para as selvas de Santander em outubro de 1965.

|  Camilo Torre |  RM on-line|  Camilo Torre |  RM on-lineA ligação de Camilo Torres Restrepo ao grupo insurgente do ELN foi divulgada através de um comunicado público assinado pelo revolucionário em 7 de janeiro de 1966.

Como Camilo Torres se tornou uma lenda

Um mês depois, em 15 de fevereiro de 1966, o país foi abalado pela notícia do assassinato de Camilo Torres, falecido aos 37 anos ao ser ferido em combate ao tentar recuperar um fuzil de soldado. Após a morte de Camilo, a lenda começou.

Ele se tornou um símbolo das lutas sociais e populares. Várias escolas e bairros têm o seu nome, e ele inspirou várias mulheres e homens a aderirem à teologia da libertação e às lutas revolucionárias na Colômbia e na América Latina.

Após a sua morte, o general Álvaro Valencia Tovar, que liderava o grupo de soldados que matou Camilo Torres, escondeu o seu corpo e enterrou-o em local desconhecido. Apesar dos pedidos de familiares, amigos e, sobretudo, de movimentos sociais, seu corpo ainda permanece em local desconhecido.

No dia 15 de fevereiro de 2016, no 50º aniversário de sua morte, um grande grupo de pessoas celebrou uma Eucaristia no Pátio Cemento, San Vicente de Chucuri, no departamento de Santander, local onde o lendário padre guerrilheiro caiu em combate, para comemorar sua morte. vida, suas contribuições para a luta social, a validade de seu pensamento e exigir que o governo devolva seus restos mortais.

Este artigo foi traduzido de um artigo publicado originalmente em espanhol na Colombia Informa.


Revisão Mensal não adere necessariamente a todas as opiniões transmitidas em artigos republicados no MR Online. Nosso objetivo é compartilhar uma variedade de perspectivas de esquerda que acreditamos que nossos leitores acharão interessantes ou úteis. —Eds.

Fonte: mronline.org

Deixe uma resposta