O 32º Festival Pan-Africano de Cinema e Artes, o maior festival de cinema com tema negro da América, aconteceu de 7 a 19 de fevereiro em Los Angeles. Durante o Mês da História Negra, o PAFF exibe anualmente filmes que vão desde produções de estúdio de Hollywood até filmes independentes, filmes estrangeiros, documentários, produções de baixo orçamento, curtas, etc. América, e além disso, é improvável que os espectadores de Los Angeles consigam assistir em qualquer outro local. O correspondente cultural da People’s World, Ed Rampell, analisa apenas alguns dos filmes que o público teve a oportunidade de ver este ano.

Tornando-se negro: De Berlim ao Benin e ao Togo, crescendo negro em um país “vermelho”

Em um dos primeiros filmes sobre Direitos Civis, o filme baseado em fatos de 1964 Preto como eu, John Howard Griffin (o jornalista caucasiano da vida real retratado por James Whitmore) tinge a cor da pele para se passar por afro-americano. Sessenta anos depois, isso poderia ser condenado por perpetrar e perpetuar o “blackface”, mas na época foi aclamado como heróico porque, ao se passar por homem negro, o autor branco conseguiu obter ingresso e expor as desprezíveis condições de apartheid do segregacionista. Sul.

Documentário comovente de Ines Johnson-Espanha Tornando-se negro coloque-me em mente Preto como eué tema de troca de corrida. Ao contrário de Griffin, um branco que tentou “mudar” a sua raça, Ines nasceu no início dos anos 1960 na República Democrática Alemã (também conhecida como RDA e “Alemanha Oriental”), filha de mãe ariana e criada por ela e pelo marido alemão como justas. outra criança germânica em Berlim Oriental – apesar do que é chamado na tela de seu “cabelo preto crespo” e pele escura.

Diretora e tema Ines Johnson-Espanha

Ines sabia que as circunstâncias incomuns de seu nascimento eram mais do que algum tipo de mutação ou ocorrência genética rara (como lhe disseram) e tropeçou em parte da verdade quando tinha cerca de 12 ou 13 anos de idade. Seu comovente filme de não ficção é sobre a odisséia pessoal única de Ines para desvendar e descobrir completamente a verdade sobre por que ela era negra crescendo na parte vermelha e pró-soviética do leste da Alemanha.

Como Tornando-se negro desenrola-se, para provar a superioridade do socialismo, no início dos anos 1960 a RDA convidou africanos para estudar em universidades alemãs, e foi assim que a mãe de Ines encontrou Lucien, talvez numa manifestação em Leipzig destes estudantes estrangeiros que protestavam contra o assassinato dos congoleses líder Patrice Lumumba em janeiro de 1961.

Há muita coisa que não é dita neste documentário profundamente pessoal, mas aparentemente a mãe de Ines (que morreu na década de 1980) era casada na época em que Lucien a engravidou com o padrasto de Ines (eles já tinham um irmão mais velho), que estava cumprindo serviço militar. serviço na época e postado em outro lugar na RDA.

Sob o seu brilho socialista, a RDA – que apenas cerca de 16 anos antes era governada pelos veementemente supremacistas brancos e fanáticos nazis da “Raça Superior” – ainda tinha muito racismo para superar. Inês cresceu com a sensação de ser um peixe fora d’água, com muitos mistérios em torno de suas origens, pois além da fachada comunista da RDA, ela se sentia uma estranha porque era pecadora. Talvez se pudesse dizer que se tratava de uma espécie de equivalente étnico da dismorfia sexual?

Para resumir uma longa história, Tornando-se negro centra-se nas corajosas viagens de Ines da Alemanha Oriental à África Ocidental para conhecer e, finalmente, reunir-se com sua família no Togo e Benin, dois países que fazem fronteira entre si. Ines fez sua primeira jornada de descoberta lá quando tinha 28 anos, mas como muitas outras coisas neste filme com foco restrito, não há filmagens e poucas ou nenhumas fotos daquela incursão familiar inicial, embora seja descrita.

A maior parte deste documentário se concentra em imagens recentes de Ines com seus irmãos e irmãs africanos, tias, tios e outros, e seu padrasto alemão que, para seu crédito, se apresenta para ser entrevistado abertamente, assim como os afáveis ​​irmãos africanos de Ines, etc.

Ines Johnson-Espanha quando criança com sua família na RDA.

Como a família africana e o pai de Inês, Lucien – que permaneceu na Alemanha todos esses anos – a receberão e tratarão? Como seu padrasto lidará com o que parece ser a infidelidade de sua jovem esposa durante os primeiros anos de casamento? É tudo muito comovente quando Ines descobre e revela a verdade em um artigo profundamente pessoal de jornalismo investigativo dirigido pela própria Ines, trabalhando com uma pequena equipe de filmagem.

Como indicado, Tornando-se negro é um close da questão de Ines, sua identidade racial e origens étnicas, em relação a seus parentes alemães e africanos, mas este filme obstinado nos diz pouco ou nada mais sobre o sujeito e o cineasta, que é um e o mesmo aqui. Há um intervalo de 30 anos e aprendemos outras coisas preciosas sobre Ines e sua vida, informações sobre as quais ela poderia ter informado o público por meio de narração e título na tela.

Um dos pontos que acabei de mencionar de passagem no início do documentário tem a ver com a forma como a Inês surgiu, por isso durante uma sessão de perguntas e respostas pós-exibição, fiz-lhe uma pergunta sobre o Big Picture, que ia do micro ao macro , envolvendo a geopolítica da Guerra Fria da época.

Como explicou Ines, na era do pós-guerra, “a RDA foi rejeitada como um país alemão independente. [Therefore] eles tentaram estabelecer relacionamentos com nações anticoloniais e de mentalidade semelhante. [So] Africanos foram convidados a estudar [at government expense]sofrer lavagem cerebral e retornar aos seus países [presumably to spread socialism, or the GDR version of it]. Mas o governo da RDA não queria que eles permanecessem na Alemanha, que tivessem famílias.”

A confraternização com residentes alemães era desaprovada; a certa altura, cães foram chamados para patrulhar as universidades da RDA, disse Ines. Comentando sobre o relacionamento da mãe com Lucien, Ines comentou: “Para ser [a German woman] com um homem negro na RDA foi alguma coisa, por causa do racismo.”

Os alemães Karl Marx e Friedrich Engels podem ter escrito em O Manifesto Comunista que “O trabalhador não tem país”, mas na versão da RDA, isto não diz nada sobre “a mulher trabalhadora”. Felizmente, como Tornando-se negro indica, Ines Johnson-Spain – que diz “a minha identidade é alguém sempre à procura” – encontrou a si mesma e à sua pátria, ao dividir a sua vida e o seu tempo entre Berlim, Benim e Togo.

Esperamos que você tenha gostado deste artigo. No Mundo das pessoas, acreditamos que as notícias e informações devem ser gratuitas e acessíveis a todos, mas precisamos da sua ajuda. Nosso jornalismo é livre de influência corporativa e de acesso pago porque contamos com total apoio do leitor. Só vocês, nossos leitores e apoiadores, tornam isso possível. Se você gosta de ler Mundo das pessoas e as histórias que trazemos para você, apoie nosso trabalho doando ou tornando-se um mantenedor mensal hoje mesmo. Obrigado!


CONTRIBUINTE

Ed Rampel


Fonte: www.peoplesworld.org

Deixe uma resposta