Dolarização: Javier Milei segura uma placa gigante de papelão representando uma nota de US$ 100 estampada com a imagem de seu rosto durante um comício em La Plata, 12 de setembro de 2023. Milei quer substituir o peso pelo dólar americano como moeda da Argentina e diz que o Banco Central do país deveria ser abolido. Mas ele enfrenta um novo desafio financeiro: a China acaba de cortar a sua linha de crédito. | Natacha Pisarenko-AP

O governo chinês pode ter desligado o presidente “anarcocapitalista” de extrema direita da Argentina, Javier Milei, poucas semanas após a sua surpreendente vitória eleitoral.

Numa demonstração espectacular de como as linhas do poder geopolítico estão a mudar, o Banco Popular da China retirou a sua “swapline” ao banco central argentino, privando-o de uma fonte vital de financiamento barato.

Isto deixa a Argentina endividada sem acesso imediato a financiamento para cumprir as suas promessas de pagar aos credores. Estes credores internacionais incluem o FMI, a quem a Argentina deve um valor recorde mundial de 43 mil milhões de dólares. A China forneceu ao governo argentino fundos para o reembolso de 2,7 mil milhões de dólares ao FMI durante o verão, emprestando-lhe moeda estrangeira ultrabarata através do seu acordo de swapline.

Milei, uma fanática defensora do livre mercado, foi eleita com 55% dos votos em Novembro por uma população desesperada por uma ruptura com o sistema político falido. Desenvolvendo o seu perfil público através de aparições na televisão e dos seus 1,4 milhões de seguidores no TikTok, Milei conseguiu apresentar o seu programa de ferozes cortes nas despesas e a abolição da moeda argentina, o peso, como o remédio amargo que o país precisava para acabar com a sua crise económica. Os eleitores mais jovens, em particular, acorreram-lhe em massa.

Este foi um produto do desespero. Dois quintos dos argentinos vivem abaixo da linha da pobreza e perto de 60% das crianças. A inflação era superior a 140% quando a campanha eleitoral terminou, o que significa que os preços duplicaram aproximadamente a cada seis meses.

Desde que o governo entrou em incumprimento – suspendeu os pagamentos – das suas dívidas no final de 2001, as duas décadas seguintes testemunharam tentativas de governos tanto pró como anti-neoliberais para negociar acordos com os credores da Argentina e quebrar o ciclo de crises.

A última ronda destas medidas foi um empréstimo colossal do FMI em 2018, associado a condições de corte de despesas públicas nos três anos seguintes.

Mas o que levou o país à beira da sua última ronda de crise foi a seca catastrófica que começou em 2019. Esta seca contínua é a pior em mais de 60 anos, atingindo os agricultores e reduzindo severamente as colheitas – a produção de soja caiu para o seu nível mais baixo durante um século.

Para um país que depende das exportações agrícolas para obter receitas em divisas, tem sido um desastre. O seu défice comercial aumentou, os impostos caíram e os gastos do governo cresceram rapidamente. Os empréstimos do governo aumentaram e o banco central argentino recorreu à emissão de mais dinheiro para cobrir os custos de gastos. As alterações climáticas quase certamente agravaram a seca.

O programa de Milei não oferece nada sobre isto – ele nega as alterações climáticas, alegando que aqueles que “culpam a raça humana” pelas alterações climáticas são “falsos… procuram apenas angariar fundos para vagabundos socialistas que escrevem para jornais de quarta categoria”.

A linguagem colorida faz parte do seu apelo, juntamente com o uso de uma motosserra nas suas aparições públicas, para simbolizar o que planeava para os gastos do governo, e o esmagamento de uma piñata do banco central em directo na televisão.

Mas as poses de desenho animado não deveriam nos enganar: o programa de Milei é o neoliberalismo com esteróides. Ele fez campanha com a promessa de cortar os gastos do governo em 15% do PIB da Argentina.

O seu plano para abolir o peso e “dolarizar” a economia era possivelmente ainda mais radical, alegando que isso impediria os burocratas e políticos argentinos de imprimir dinheiro. Embora dois outros países latino-americanos, Equador e Panamá, utilizem o dólar como moeda oficial, a Argentina também não tem o tamanho, a segunda maior economia do continente.

E embora muitos argentinos já utilizem o dólar, com 246 mil milhões de dólares em poupanças em dólares, o governo não tem dólares em mãos e teria de comprá-los para substituir os pesos, ou talvez retirá-los daquelas poupanças maioritariamente da classe média.

O plano não é inicial. Confrontado com as realidades económicas, Milei rapidamente adotou um estilo conservador, nomeando um antigo presidente do banco central, Luis Caputo, como seu ministro da Economia, e nomeando um colaborador próximo de Caputo como o novo chefe do banco central. Chega de “queimar tudo”.

Os ferozes cortes nas despesas ainda estão planeados, juntamente com uma desvalorização de 54% do peso como parte de um programa aprovado pelo FMI.

Longe de ser uma ruptura radical, Milei é um fantoche para a manutenção da elite falida da Argentina – incluindo até mesmo a reabilitação da ditadura, com a sua companheira de vice-presidente, Victoria Villaruel, a afirmar que o número de 30.000 “desaparecimentos” sob o regime é um “mito.”

Este é um padrão familiar. Em todo o mundo, supostos populistas da direita radical tomaram o poder, muitas vezes com a promessa de enfrentar as elites locais corruptas. Eles não seguem adiante.

O governo de direita radical de Itália, por exemplo, ameaçou em Agosto aplicar um imposto extraordinário sobre os bancos que lucram com os aumentos das taxas de juro. Mas recuaram rapidamente após gritos de protestos dos próprios bancos.

É quase certo que Milei mordeu mais do que consegue mastigar. Esperando-se protestos, novas directrizes duras para a polícia e os militares, incluindo a criminalização dos pais dos manifestantes mais jovens, foram aprovadas às pressas – “prisão ou bala”, como as descreveu um deputado pró-governo. A inflação acelerou, para 3.678% ao ano, o que o governo está agora a utilizar para justificar a sua “terapia de choque”.

No entanto, é a postura anti-China que poderá ser a sua ruína. A China é o segundo maior mercado de exportações da Argentina e os empréstimos da China representam mais de 42% das reservas cambiais da Argentina.

No entanto, Milei chamou a China de “assassina” durante a sua campanha eleitoral, prometendo cortar laços e, em vez disso, reorientar a Argentina para um apoio total a Israel e aos EUA. O ministro dos Negócios Estrangeiros da Argentina confirmou que o país não se juntaria à coligação BRICS liderada pela China. conforme prometido pelo último governo.

Isto foi tratado como uma “tapa na cara” pela China: cortar o apoio financeiro à Argentina é a resposta inevitável. Como o próprio Milei diria: Foda-se e descubra.

Estrela da Manhã

Esperamos que você tenha gostado deste artigo. No Mundo das pessoas, acreditamos que as notícias e informações devem ser gratuitas e acessíveis a todos, mas precisamos da sua ajuda. Nosso jornalismo é livre de influência corporativa e de acesso pago porque contamos com total apoio do leitor. Só vocês, nossos leitores e apoiadores, tornam isso possível. Se você gosta de ler Mundo das pessoas e as histórias que trazemos para você, apoie nosso trabalho doando ou tornando-se um mantenedor mensal hoje mesmo. Obrigado!


CONTRIBUINTE

James Meadway


Fonte: www.peoplesworld.org

Deixe uma resposta