Enquanto a cimeira climática das Nações Unidas continuava no Médio Oriente, investigadores na Alemanha alertaram na terça-feira que depender da tecnologia para capturar e sequestrar a poluição que provoca o aquecimento do planeta poderia desencadear uma “bomba de carbono” nas próximas décadas.

Especificamente, o novo briefing do Think Thank Climate Analytics, com sede em Berlim, afirma que a dependência da captura e armazenamento de carbono (CCS) poderia libertar mais 86 mil milhões de toneladas métricas de gases com efeito de estufa na atmosfera entre 2020 e 2050.

“As conversações sobre o clima na COP28 centraram-se na necessidade de uma eliminação progressiva dos combustíveis fósseis”, observa a publicação, referindo-se à conferência da ONU organizada pelos Emirados Árabes Unidos.

Mas alguns apelam para que isto se limite aos combustíveis fósseis “inabaláveis”.

O termo “reduzido” está a ser usado como um cavalo de Tróia para permitir que combustíveis fósseis com taxas de captura sombrias sejam considerados como acção climática.

Mais de 100 países na COP28 apoiam o apelo à “aceleração dos esforços para a eliminação progressiva dos combustíveis fósseis”, ou operações que não envolvam intervenções tecnológicas como a CCS”, como Sonhos Comuns relatado na terça-feira.

O novo briefing destaca os riscos de visar apenas os combustíveis fósseis inabaláveis. Ao contrário das alegações de que o consumo significativo de petróleo e gás pode continuar graças às novas tecnologias, diz:

Os caminhos que alcançam o limite de 1,5°C do Acordo de Paris de forma sustentável mostram uma eliminação quase completa dos combustíveis fósseis por volta de 2050 e dependem, até um grau muito limitado, se é que o fazem, da CCS fóssil.

Além disso, “não existe uma definição acordada do conceito de redução” e “uma definição fraca de ‘reduzido’ – ou mesmo nenhuma definição – poderia permitir que projetos de CAC fósseis com fraco desempenho fossem classificados como reduzidos”, explica o documento. Os autores do relatório sugerem que o foco nos combustíveis fósseis inabaláveis ​​é impulsionado por poluidores que querem continuar a lucrar com a destruição do planeta.

“O termo ‘diminuído’ está a ser usado como um cavalo de Tróia para permitir que combustíveis fósseis com taxas de captura sombrias sejam considerados como acção climática”, declarou a co-autora do relatório, Claire Fyson.

“Abatido” pode soar como um jargão inofensivo, mas na verdade é uma linguagem deliberadamente concebida e fortemente promovida pela indústria do petróleo e do gás para criar a ilusão de que podemos continuar a expandir os combustíveis fósseis.

O CEO da Climate Analytics, Bill Hare, que também contribuiu para o documento, disse que “as falsas promessas de combustíveis fósseis ‘diminuídos’ correm o risco de o financiamento climático ser canalizado para projetos fósseis, especialmente petróleo e gás, e irão lavar de verde as emissões ‘inabatíveis’ do seu final uso, que respondem por 90% das emissões de petróleo e gases fósseis.”

O co-autor do relatório, Neil Grant, sublinhou que “precisamos de eliminar o fumo e os espelhos dos fósseis ‘abatidos’ e manter os olhos fixos no objectivo de 1,5°C. Isso significa reduzir a produção de combustíveis fósseis em cerca de 40% nesta década e uma eliminação quase completa dos combustíveis fósseis por volta de 2050.”

Como detalha uma análise de terça-feira da Revisão da Equidade da Sociedade Civil, uma eliminação progressiva “justa” até meados do século envolveria as nações ricas a abandonarem o petróleo e o gás mais rapidamente do que os países pobres, e as primeiras a investirem milhares de milhões de dólares para ajudar os últimos. Os Estados Unidos, por exemplo, deveriam acabar com a utilização de combustíveis fósseis até 2031 e contribuir com 97,1 mil milhões de dólares por ano para a transição energética global.

Os Estados Unidos estão a investir naquilo que os críticos chamam de “falsas soluções”, como a captura de carbono, e não estão sozinhos. Um relatório da Oil Change International (OCI) da semana passada observa que “os governos gastaram mais de 20 mil milhões de dólares – e legislaram ou anunciaram políticas que poderiam gastar até 200 mil milhões de dólares a mais – de dinheiro público na CCS, proporcionando uma tábua de salvação para a indústria dos combustíveis fósseis”. .”

A OCI descobriu que, em vez de sequestrar permanentemente o dióxido de carbono, 79% da capacidade global de CCS envia CO2 capturado para estimular a produção de petróleo em poços antigos, o que é chamado de “recuperação avançada de petróleo”. O grupo também analisou seis fábricas líderes nos Estados Unidos, na Austrália e no Médio Oriente, e concluiu que elas “prometem demasiado e entregam menos, operando muito abaixo da capacidade”.

Lorne Stockman, diretor de pesquisa da OCI, afirmou na semana passada que “os governos precisam parar de fingir que os combustíveis fósseis não são o problema. Em vez de lançarem uma tábua de salvação multibilionária à indústria dos combustíveis fósseis com os nossos impostos, deveriam financiar soluções climáticas reais, incluindo energias renováveis ​​e eficiência energética. A eliminação progressiva dos combustíveis fósseis deve ser o tema central da COP28, e não distrações perigosas como a CCS sustentada por dinheiro público.”

Ressaltando o argumento de Stockman de que tais projetos são incrivelmente caros, a Smith School of Enterprise and the Environment da Universidade de Oxford publicou na segunda-feira uma pesquisa mostrando que um caminho de alta captura e armazenamento de carbono para emissões líquidas zero em 2050 poderia custar pelo menos US$ 30 trilhões a mais do que um via CCS baixa.

“Contar com a implantação em massa da CCS para facilitar a utilização contínua de combustíveis fósseis custaria à sociedade cerca de um bilião de dólares extra por ano – seria altamente prejudicial do ponto de vista económico”, disse Rupert Way, investigador associado honorário da escola.

“Qualquer esperança de que o custo da CAC diminua de forma semelhante às tecnologias renováveis, como a energia solar e as baterias, parece descabida”, acrescentou.

As nossas descobertas indicam uma falta de aprendizagem tecnológica em qualquer parte do processo, desde a captura de CO2 até ao enterramento, embora todos os elementos da cadeia estejam em utilização há décadas.

Jéssica Corbett é editor sênior e redator da equipe Sonhos Comuns.


Revisão Mensal não adere necessariamente a todas as opiniões transmitidas em artigos republicados no MR Online. Nosso objetivo é compartilhar uma variedade de perspectivas de esquerda que acreditamos que nossos leitores acharão interessantes ou úteis. —Eds.

Fonte: mronline.org

Deixe uma resposta