A Confederação Suíça – a “Confoederatio Helvetica”, daí o CH nos carros – tem sido historicamente neutra desde o Congresso de Viena em 1815. Juntamente com a reputação do empresário suíço Henry Dunant, cujas experiências após a Batalha de Solferino em 1859 e cujas ideias deram origem à “Cruz Vermelha Internacional”, a Suíça conquistou uma excelente reputação como mediadora internacional e como representante de interesses entre Estados hostis. No entanto, isso não incomoda a atual liderança política em Berna em buscar uma política unilateral favorável à OTAN.

A primeira cimeira parlamentar da Plataforma da Crimeia1 acontecerá no dia 25 de outubro em Zagreb, na Croácia. Cerca de 50 delegações de todo o mundo discutirão o futuro da Crimeia. O Parlamento suíço será representado na cúpula por Irène Kälin (Os Verdes/AG). Os participantes adotarão uma declaração conjunta condenando a ocupação ilegal da Crimeia, que será divulgada após a cúpula.

A Confederação Suíça – a “Confoederatio Helvetica”, daí o CH nos carros – tem sido historicamente neutra desde o Congresso de Viena em 1815. houve algum protesto? A então presidente do Conselho Nacional Suíço, Irène Kälin do Partido Verde de Aargau, viajou para Zagreb em outubro de 2022 para participar de uma cúpula parlamentar da “Plataforma da Crimeia” criada pela Ucrânia. Como se vê no texto oficial do Federal Bern, datado de 21 de outubro, o objetivo não era discutir, mas sim condenar a “ocupação” da Crimeia pela Rússia, tudo já previamente determinado. Lá, Irène Kälin se apresenta como representante formal da Suíça.

Aqui estão alguns trechos de seu discurso:2

Em nome do parlamento suíço, gostaria de começar agradecendo à Ucrânia e à Croácia por realizarem esta Primeira Cúpula Parlamentar da Plataforma Internacional da Crimeia. […]

O fato de nos reunirmos aqui hoje como parlamentares – como representantes do povo – também é um sinal. Porque assim expressamos a solidariedade do nosso povo com os nossos irmãos e irmãs ucranianos.

Esta plataforma é agora mais importante do que nunca. Há mais de oito anos, a Rússia anexou a Crimeia em clara violação do direito internacional. Em retrospectiva, fica claro que essa anexação não foi um incidente isolado, mas apenas a primeira fase de um plano maior e brutal. […]

Permitam-me também expressar nossa grande preocupação com a situação dos direitos humanos na Crimeia. Relatórios de organizações de direitos humanos descrevem severas restrições, particularmente no que diz respeito aos direitos à liberdade de expressão, associação e reunião. Eles também relatam numerosos casos de detenções arbitrárias, bem como deslocamentos forçados. […]

O povo da Crimeia sofreu um duplo golpe: primeiro, a anexação há oito anos, bem como o agravamento da situação dos direitos humanos. E agora a agressão em grande escala contra a Ucrânia, acompanhada por mais uma restrição das liberdades fundamentais, a recente imposição da lei marcial e o recrutamento forçado de residentes da Crimeia pelo exército russo. […] O apoio da Suíça a uma Crimeia ucraniana é inabalável. A Crimeia é a Ucrânia!

Então, uma proeminente política suíça vai a uma reunião internacional cujo anúncio final já foi feito antes da reunião, e ela afirma falar em nome do povo suíço. Em seu discurso, no entanto, fica claro que ela não tem a menor ideia sobre a Crimeia e sua população.

Se ela já tivesse estado na Crimeia, saberia que o povo da Crimeia queria expressamente a reunificação com a Rússia e expressou isso em um referendo livre. O autor dessas linhas esteve, não pela primeira vez, pessoalmente na Crimeia por várias semanas em 2019 e em uma boa centena de conversas com residentes da Crimeia – desde a faxineira do hotel em Yalta até o professor universitário em Sebastopol – não encontrou uma única pessoa que queria voltar para a Ucrânia.3

Mas por que um político suíço, não bene o presidente verde do Conselho Nacional, se preocupa com os desejos e esperanças das pessoas em outro país? O fato de que também havia motivos justificados sob o direito internacional4 pela secessão após o golpe contra o presidente eleito democraticamente em Kiev e a subsequente instalação ilegítima de um novo governo dependente dos EUA, obviamente não preocupa esta senhora política. Ela “não dá a mínima”, como diria o cidadão comum. E a neutralidade suíça, que ela, como membro eleito do Conselho Nacional, deve respeitar? Ela também não dá a mínima!

E agora, em fevereiro de 2023, um novo exemplo atual…

Um anúncio formal do Parlamento Federal em Berna:5

Chefe das Forças Armadas dará as boas-vindas ao Comandante Supremo Aliado da OTAN na Europa em visita de trabalho

Berna, 10 de fevereiro de 2023—Em 9 de fevereiro de 2023, o General Christopher G. Cavoli, Comandante Supremo Aliado da OTAN na Europa (SACEUR), fez uma visita de trabalho às Forças Armadas Suíças. As conversas mantidas com o chefe das Forças Armadas, tenente-general Thomas Süssli, focaram na intensificação da cooperação com a OTAN. […]

Durante a visita, o tenente-general Süssli e o general Cavoli discutiram uma série de tópicos, incluindo a situação na Ucrânia e o impacto da guerra na Europa e na OTAN. Eles também discutiram o novo conceito estratégico adotado pela OTAN em sua cúpula em Madri no final de junho de 2022, que atribui grande importância à cooperação e ao diálogo com países parceiros como a Suíça.

A cooperação aumenta a capacidade de defesa

Em seu relatório complementar ao Relatório de Política de Segurança de 2021 de setembro de 2022, o Conselho Federal delineou sua intenção de fortalecer a cooperação internacional com organizações parceiras, em particular com a OTAN e seus estados membros, mantendo as obrigações legais da Suíça como país neutro. As contribuições para a segurança europeia e uma cooperação mais profunda aumentarão a capacidade de defesa das Forças Armadas e, assim, fortalecerão a segurança da Suíça. A Suíça participa na Parceria para a Paz (PfP) da OTAN desde 1996. Neste quadro, as Forças Armadas melhoraram a sua interoperabilidade com a OTAN.

As possibilidades concretas actualmente em discussão incluem o destacamento de pessoal suíço e oficiais de ligação para a estrutura de comando da OTAN e alargada participação nos Centros de Excelência (CoEs) da OTAN. A Suíça já está envolvida no CoE de Defesa Cibernética Cooperativa em Tallinn, Estônia, desde o verão de 2021. O tenente-general Süssli e o general Cavoli também discutiram a possibilidade de as tropas suíças participarem de exercícios multinacionais. […]

Fortalecimento da cooperação bilateral

Além de seu papel na OTAN, o General Cavoli é Comandante do Comando Europeu dos Estados Unidos (USEUCOM). Durante sua visita, também foram abordadas formas de fortalecer a cooperação bilateral. A base dessa cooperação é um acordo de treinamento que a Suíça concluiu com os EUA em maio de 2020.”

Para encurtar a história: a Suíça quer cooperar mais estreitamente com a OTAN e militarmente também mais estreitamente com os EUA. Um estado neutro!

Esta política seguida pelo governo suíço, por ambas as câmaras do parlamento e por seus administradores é uma clara traição à neutralidade suíça.6 No entanto, a maioria da população suíça está realmente disposta, como a Alemanha e outros países da UE e da OTAN, a moldar seu futuro de acordo com os desejos de dominação mundial dos EUA? Este EUA, que durante décadas foi responsável por intervenções militares em quase todas as regiões do mundo com centenas de milhares de vítimas de guerra em sua consciência?

… e a mídia suíça apenas segue esta linha!

O pior de toda a história é que todos os quatro grandes grupos de mídia suíços, Ringier, Tamedia (TX Group), Neue Zürcher Zeitung e CH-Media, também relatam e comentam fielmente de acordo com os desejos da OTAN e dos EUA. Apenas meios de comunicação relativamente pequenos ainda se atrevem a expressar uma opinião diferente, entre eles, expressamente recomendado para leitura regular: “Weltwoche”,7 “Preocupações Atuais”,8 “Atualidades em foco”9 ou também “ponto de vista suíço”.10

Para a Suíça, como um país livre e até então neutro, o cenário atual da mídia é uma verdadeira tragédia e uma desgraça que, esperamos, entrará nos livros de história, com menção explícita aos proprietários majoritários corporativos responsáveis ​​por isso.

Christian Müller, nascido em 1944, estudou história e direito constitucional na Universidade de Zurique e formou-se com um DPhil. Ele estudou administração de empresas na (então) Handelshochschule St. Gallen. Seguiram-se 28 anos de jornalismo ativo em vários jornais diários e semanais suíços em vários cargos (escritório editorial e editor-chefe), bem como 20 anos de gestão editorial (gerência, CEO, conselho de administração em vários meios de comunicação). Por muitos anos, ele dirigiu sua empresa de consultoria Commwork AG em período integral ou meio período e foi editor da plataforma online https://globalbridge.ch.

Fonte: globalbridge.ch/so-demontieren-schweizer-politiker-die-schweizer-neutralitaet/, 15 de fevereiro de 2023

(Tradução “Ponto de vista suíço t”)

  1. .parlament.ch21 de outubro de 2023
  2. globalbridge.ch/wp-content/uploads/2023/02/Crimea-Platform-2022-10-2-Statement-NRP-Kaelin-Parliamentary-Summit-International-Crimea-Platform.pdf.pdf
  3. globalbridge.ch21 de julho de 2019
  4. globalbridge.ch15 de julho de 2022
  5. www.admin.ch10 de fevereiro de 2023
  6. globalbridge.ch8 de março de 2022
  7. weltwoche.ch/
  8. www.zeit-fragen.ch
  9. zeitgeschehen-im-fokus.ch
  10. www.schweizer-standpunkt.ch


Revisão Mensal não adere necessariamente a todas as opiniões transmitidas em artigos republicados no MR Online. Nosso objetivo é compartilhar uma variedade de perspectivas de esquerda que achamos que nossos leitores acharão interessantes ou úteis. —Eds.

Fonte: mronline.org

Deixe uma resposta