Estudantes protestam contra a Lei de Emenda à Cidadania (CAA) em Guwahati, Índia, 12 de março de 2024. | PA

Os comunistas indianos criticaram na terça-feira as novas regras de cidadania anunciadas pelo governo de Narendra Modi que excluem os muçulmanos. A medida do líder nacionalista hindu de extrema direita ocorre poucas semanas antes das eleições gerais do país.

A Lei de Emenda à Cidadania (CAA) fornece um caminho rápido para a naturalização de hindus, parses, sikhs, budistas, jainistas e cristãos que fugiram do Afeganistão, Bangladesh e Paquistão para a Índia de maioria hindu antes de 31 de dezembro de 2014.

A lei exclui os muçulmanos, que são maioria nas três nações.

A lei foi aprovada pelo parlamento indiano em 2019, mas o governo do Partido Bharatiya Janata (BJP) de Modi adiou a sua implementação depois de protestos mortais eclodirem em Nova Deli e noutros locais. Dezenas de pessoas foram mortas durante dias de confrontos.

O Partido Comunista da Índia-Marxista (CPI-M) disse num comunicado que a lei “deixa claro que o BJP quer usar a implementação da CAA para fins divisivos e polarizadores”.

A CPI-M reiterou “sua oposição à CAA e à sua implementação” e disse que “continuará com os esforços para obter a anulação desta lei perniciosa”.

O secretário de Estado do CPI-M de Tamil Nadu, K. Balakrishnan, disse na terça-feira que o partido não permitiria a implementação do CAA no estado. “A lei é draconiana e irá dividir o povo em linhas religiosas e comunitárias”, disse Balakrishnan. “Um forte protesto será realizado em todo o estado.”

O governo de Modi defendeu a lei de cidadania de 2019 como um gesto humanitário, argumentando que a lei se destina apenas a alargar a cidadania às minorias religiosas que fogem da perseguição e não seria usada contra cidadãos indianos.

Mas o principal partido de oposição da Índia, o Congresso, disse que as propostas foram “evidentemente concebidas para polarizar as eleições”.

A organização de defesa dos direitos humanos Amnistia Índia, numa declaração, chamou a lei de “discriminatória” e disse que “vai contra os valores constitucionais da igualdade e do direito internacional dos direitos humanos”.

Estrela da Manhã

Esperamos que você tenha gostado deste artigo. No Mundo das Pessoas, acreditamos que as notícias e informações devem ser gratuitas e acessíveis a todos, mas precisamos da sua ajuda. Nosso jornalismo é livre de influência corporativa e de acesso pago porque contamos com total apoio do leitor. Só vocês, nossos leitores e apoiadores, tornam isso possível. Se você gosta de ler Mundo das Pessoas e as histórias que trazemos para você, apoie nosso trabalho doando ou tornando-se um mantenedor mensal hoje mesmo. Obrigado!


CONTRIBUINTE

Roger McKenzie


Fonte: www.peoplesworld.org

Deixe uma resposta