Versão para impressão, PDF e e-mail

Ciclone devasta Chennai, Índia, 5 de dezembro de 2023.


De reportagem publicada este mês pela revista Com os pés no chão e o Centro de Ciência e Meio Ambiente.


por Kiran Pandey e Rajit Sengupta

Clique para baixar o relatório completo. (PDF, 6,21MB)

A Índia registrou eventos climáticos extremos em 235 dos 273 dias de 1º de janeiro a 30 de setembro de 2023. Isso significa que em 86 por cento dos primeiros nove meses deste ano, a Índia teve um evento climático extremo ocorrendo em uma ou mais partes do país. Também registou temperaturas recordes durante vários meses, e regiões de todo o país foram inundadas devido a chuvas muito fortes e extremamente fortes. Isso levou a inundações e à perda de vidas e de gado. Isto fala do aumento da frequência e intensidade dos eventos extremos que estamos a assistir no nosso mundo em rápido aquecimento. …

A Índia assistiu a desastres quase todos os dias nos primeiros nove meses deste ano – desde ondas de calor e frio, ciclones e relâmpagos até chuvas fortes, inundações e deslizamentos de terra. Estas catástrofes custaram 2.923 vidas humanas, afectaram 1,84 milhões de hectares (ha) de área agrícola, destruíram mais de 80.563 casas e mataram perto de 92.519 animais. Este cálculo de perdas e danos é provavelmente subestimado, uma vez que os dados para cada evento não são coligidos, nem são calculadas as perdas de propriedade pública ou de colheitas.

Com um evento a cada dois dias, Madhya Pradesh teve o maior número de dias com eventos climáticos extremos; mas Bihar registou o maior número de mortes humanas, 642, seguido por Himachal Pradesh (365 mortes) e Uttar Pradesh (341 mortes). Himachal Pradesh relatou o maior número de casas danificadas (15.407) e Punjab relatou o maior número de mortes de animais (63.649).

Madhya Pradesh passou por um evento climático extremo em 138 dias desde o início de 2023. Apesar disso, os registros oficiais não indicam danos à área cultivada. Contudo, relatos dos meios de comunicação sugerem que pelo menos 45.000 hectares de área cultivada foram afectados. Esta discrepância pode dever-se a lacunas nos relatórios de perdas e danos.

Embora Janeiro tenha permanecido ligeiramente mais quente do que a média (1981-2010), Fevereiro excedeu todos os recordes anteriores e tornou-se o mais quente em 122 anos. O Noroeste da Índia foi especialmente quente, com uma anomalia de temperatura de 2,78oC acima da média (1981-2010). Março foi mais uma vez modestamente mais quente para a Índia, no entanto, a temperatura mínima média no noroeste da Índia foi 1,34oC acima do normal. A temperatura média do país manteve-se próxima da média em Abril e Maio, com excepção da Península Sul, que teve a terceira temperatura máxima média mais elevada em Abril, com uma anomalia de 0,77oC. Este mês de Junho foi o sexto mais quente de que há registo no país, com a Península Sul a reportar o Junho mais quente de que há registo. Em julho, o país teve a segunda temperatura mínima mais quente em 122 anos. Agosto e Setembro foram novamente os mais quentes de sempre para o país.

A Índia também registrou o sexto fevereiro mais seco e o agosto mais seco de todos os tempos em 122 anos. Entretanto, Março permaneceu invulgarmente húmido na Índia Central e na Península do Sul, com as duas regiões a receberem 206 por cento e 107 por cento da precipitação média de longo prazo (1971-2020), respectivamente.

Esta é a marca d’água das mudanças climáticas. Não se trata de um evento único, mas sim do aumento da frequência dos eventos – um evento extremo que vimos uma vez a cada 100 anos começou agora a ocorrer a cada cinco anos ou menos. Pior, agora tudo está se encaixando – cada mês está quebrando um novo recorde. Isto, por sua vez, está a prejudicar os mais pobres, que são os mais afectados e estão a perder rapidamente a sua capacidade de lidar com estes acontecimentos recorrentes e frequentes.

Em termos da “natureza” do evento, todos os tipos de condições meteorológicas extremas foram observados nos últimos nove meses – relâmpagos e tempestades foram relatados em todos os 36 estados e territórios da União e ceifaram 711 vidas. Depois, todos os dias dos três meses de monções – de Junho a Agosto – mostram chuvas fortes a muito fortes e extremamente fortes em algumas partes do país. É por esta razão que a devastação das cheias não atingiu nenhuma região – em Himachal Pradesh, por exemplo, vastas partes do estado ficaram submersas e pessoas perderam vidas, casas e fontes de subsistência.

É por isso que é importante entender o boletim meteorológico extremo. Conta-nos o número de tais eventos; o facto de que isto conduzirá a danos cumulativos e extensos. E o facto de necessitarmos de sistemas que responsabilizem melhor as perdas, para que as alterações climáticas e o seu impacto tenham o rosto humano das suas vítimas.

Fala da necessidade de fazer muito mais para gerir estes eventos extremos – temos de ir além da gestão da catástrofe para reduzir os riscos e melhorar a resiliência. É por isso que precisamos de mais do que palavras para melhorar os sistemas de gestão de cheias – construir deliberadamente sistemas de drenagem e recarga de água, por um lado, e investir em espaços verdes e florestas para que estas esponjas de água possam ser revitalizadas para as tempestades que se aproximam.

Isto também fala da necessidade de exigir reparações pelos danos dos países que contribuíram para as emissões na atmosfera e são responsáveis ​​por esses danos. Os modelos que explicam os impactos das alterações climáticas deixam claro que os eventos climáticos extremos aumentarão em frequência e intensidade. Isto é o que estamos vendo hoje. Este boletim não é uma boa notícia. Mas precisa de ser lido para que compreendamos a vingança da natureza a que assistimos hoje e também compreendamos que amanhã vai piorar se não combatermos as alterações climáticas à escala necessária.

Fonte: climateandcapitalism.com

Deixe uma resposta