Cabo do Exército Australiano Charley Gledhill do Grupo de Tarefa Conjunta 637.3 e oficiais da Polícia Federal Australiana e RSIPF durante uma patrulha de policiamento multiagências no Porto de Honiara, Ilhas Salomão, em 15 de dezembro de 2021. | Departamento de Defesa Australiano

Relatórios recentes da inteligência e da mídia dos EUA são “injustos” e usam um “bombardeio de rumores” contra as Ilhas Salomão, diz um ex-funcionário do governo das Ilhas Salomão (SIG) que conversou com o Mundo das pessoas sob condição de anonimato.

O governo dos EUA e a Austrália têm como alvo as Ilhas Salomão como parte de uma campanha para uma nova Guerra Fria contra a China.

As Ilhas Salomão são um arquipélago de 992 ilhas no Oceano Pacífico, perto de Papua Nova Guiné e da Indonésia. É o lar de cerca de 750.000 pessoas e está localizado a 6.000 milhas de distância do continente dos EUA. As Ilhas Salomão foram tomadas pelos britânicos na década de 1890 como parte da divisão das suas colónias globais pelo imperialismo europeu. O país conquistou a independência em 1978.

Nesse mesmo ano, os EUA estabeleceram um consulado na capital Honiara. Uma década depois, de acordo com o site do Departamento de Estado, esse consulado foi elevado a embaixada.

A “atualização” incluiu adidos de inteligência (espiões) que operavam a partir das Ilhas como parte do cerco estratégico dos inimigos nomeados pelo governo dos EUA na primeira Guerra Fria. Num artigo recente sobre “Espionagem Diplomática”, um professor de “estudos de sigilo” da Universidade de Georgetown documentou a longa história de interacções estreitas entre o corpo diplomático dos EUA, a CIA e a inteligência militar.

Contudo, os EUA inverteram o rumo em 1993, quando a embaixada foi encerrada como parte do “dividendo da paz” pós-Guerra Fria. Esse encerramento mostrou a visão cínica dos EUA sobre a sua relação com as ilhas. Terminada a Guerra Fria, os EUA já não estavam interessados. O comércio entre os dois países diminuiu constantemente. Uma análise recente do Banco Mundial revelou que os principais destinos de exportação do comércio das Ilhas Salomão eram a China, a Índia, a Itália, a Suíça e a Tailândia, com os EUA muito mais atrás.

Seguiu-se um período de agitação civil, causada principalmente pela crise económica asiática da década de 1990. A situação foi exacerbada quando alguns líderes políticos tentaram obter favores do governo australiano, encorajando uma ocupação militar australiana massiva. Essa ocupação só terminou em 2017, sob os auspícios do primeiro-ministro Manasseh Sogavare.

Desde 2019, a China aprofundou as suas relações com as Ilhas Salomão, começando com esforços humanitários, intercâmbios educacionais e um aumento no comércio. Em Março de 2022, a China e a SIG assinaram um “quadro de cooperação em segurança”, aumentando o apoio técnico.

Autoridades do governo dos EUA denunciaram imediatamente o acordo de segurança como uma tentativa da China de abrir uma base militar, uma acusação irónica dado que os EUA operam cerca de 750 bases militares com 173 mil militares em pelo menos 80 países.

Tanto a China como a SIG concordam que não está planeada nenhuma base militar chinesa.

O acordo de segurança levou os EUA a reabrir a sua embaixada em Janeiro de 2023. Mas o cinismo do imperialismo norte-americano voltou à superfície, à medida que a medida expôs a sua profunda ansiedade sobre o papel da China no Pacífico. A reabertura esteve ligada ao desespero de estabelecer novas bases de recolha de informações, e não a um interesse sério no povo das Ilhas Salomão.

Os acontecimentos subsequentes e as reacções dos EUA parecem mostrar o nível de desespero.

Em julho deste ano, o Presidente Xi Jinping reuniu-se com o Primeiro Ministro Sogavare. Os dois líderes negociaram uma “parceria estratégica abrangente caracterizada por respeito mútuo e desenvolvimento comum”. Esse acordo afirmou um reconhecimento partilhado da soberania nacional, objectivos sérios para o desenvolvimento regional pacífico e apoio material para as Ilhas na sequência das alterações climáticas causadas pelo homem. Uma parte significativa do acordo incluía o reforço do comércio, ajuda ao desenvolvimento, tecnologia de energia limpa e equipamento para serviços meteorológicos e prevenção de catástrofes associadas às alterações climáticas.

A resposta dos EUA tem sido representar ameaças subtis mas concretas ao SIG e à soberania do país. Vários relatórios do Instituto para a Paz dos EUA (USIP), financiado pelo governo dos EUA, e da sua organização-espelho australiana, o Instituto Australiano de Política Estratégica (ASPI), têm como alvo as Ilhas Salomão com acusações duvidosas de “direitos humanos” que muitas vezes precedem intervenções mais profundas por parte de Potências ocidentais.

Um antigo funcionário da SIG admite que as Ilhas Salomão enfrentam desafios importantes. A intervenção externa, entretanto, não é necessária para resolvê-los. “Nosso governo”, diz aquele funcionário, “nunca desiste de mudar nosso país para melhor. Acabámos de aprovar a primeira Lei da Educação para melhorar o tratamento de alunos e professores, e a central hidroeléctrica do Rio Tina está em construção para reduzir os custos de electricidade e expandir a quantidade de energia renovável.” A corrupção está a ser combatida através de novas reformas no financiamento de campanhas.

Os líderes e organizações dos partidos da oposição, apoiados pelo apoio financeiro da Austrália e dos EUA, promoveram distúrbios civis em 2021 e 2022 contra o governo de Sogavare. Os meios de comunicação ocidentais rapidamente qualificaram os protestos de “motins” e atribuíram a culpa à China e à abertura do governo das Ilhas Salomão a relações positivas.

Relatórios positivos são “raros”

“É raro [Western media] para publicar quaisquer relatórios positivos sobre o nosso governo, e a maioria deles está apenas criticando as desvantagens de tudo o que fazemos para tentar tornar o país pacífico e próspero”, acrescenta o ex-funcionário da SIG.

O USIP é uma organização da era da Guerra Fria. Embora se apresente como uma organização “independente” e de “investigação” em matéria de direitos humanos, é totalmente financiada pelo Congresso e o seu conselho inclui funcionários do governo dos EUA. Elogia abertamente os seus laços com as agências de segurança e inteligência dos EUA. O USIP foi concebido para utilizar técnicas de “soft power” como interferência noutros países, para pressioná-los a alinharem-se com os objectivos dos EUA. A ASPI desempenha um papel semelhante para o governo australiano, ambos dependentes e servindo com gosto os interesses dos EUA. Mais precisamente, cada organização deve ser entendida como uma componente da infra-estrutura do imperialismo norte-americano.

Desde o recente progresso diplomático entre a China e as Ilhas Salomão, o USIP e a ASPI intensificaram os esforços de propaganda para prejudicar o governo das Ilhas Salomão.

O USIP publicou relatórios em Outubro e Novembro de 2023 que afirmavam mostrar o declínio da democracia nas Ilhas Salomão. Esses relatórios parecem ter ignorado deliberadamente os progressos reais alcançados nos últimos anos. Em vez disso, apresentam uma imagem distorcida, baseando-se em declarações seleccionadas de líderes de partidos da oposição conhecidos por seguirem de forma oportunista as ordens dos EUA ou da Austrália, como Matthew Wale, Peter Kenilorea, Daniel Suidani e Celsius Talifilu.

Esses relatórios acusavam as Ilhas Salomão de eleger governos sem maioria de votos e de serem suscetíveis à corrupção. Ironicamente, desde 2000, dois em cada quatro NÓS os presidentes conquistaram o cargo com uma minoria de votos populares. Os observadores eleitorais dos EUA também dizem que os distritos eleitorais amplamente manipulados diminuem a representação democrática do povo no Congresso e nas legislaturas estaduais. No Senado, a análise da actual divisão 50-50 entre os partidos dominantes mostra que 50 senadores democratas representam 186 milhões de americanos, enquanto 50 senadores republicanos representam 145 milhões, sinalizando uma diluição desigual da vontade da maioria. Além disso, a participação eleitoral na “maior democracia” do mundo é notoriamente baixa, uma vez que a esmagadora maioria das pessoas vê o sistema como corrupto ou incapaz de implementar os interesses reais do povo.

A corrupção endémica na política dos EUA é indicada por ligações quase contínuas entre bilionários, lobbies empresariais e os principais partidos políticos. O facto de os membros do Congresso poderem lucrar com investimentos pessoais com base em informações confidenciais que recebem como funcionários do governo é uma praga sistémica duradoura.

O USIP apresentou descrições exageradas da “violência” em torno das eleições daquele país. Mas poderiam ter escrito de forma mais honesta sobre a tentativa de golpe de 6 de janeiro de 2020 em Washington DC, ou sobre os muitos incidentes violentos documentados durante as medidas de saúde pública da COVID de 2020. Os investigadores do USIP poderiam ter-se mostrado mais sinceros se tivessem relatado os numerosos incidentes documentados de violência policial contra manifestantes durante os protestos massivos de “George Floyd” em 2020. Poderiam ter lamentado numerosos incidentes de repressão antidemocrática de opositores norte-americanos e europeus aos crimes de guerra militares israelitas em Gaza.

Na verdade, as críticas exageradas aos direitos das mulheres nas Ilhas Salomão poderão aplicar-se melhor aos esforços do governo dos EUA para negar às mulheres o direito de escolher quando engravidar, ou à sua recusa contínua em resolver as disparidades salariais entre homens e mulheres. Nos EUA, as agressões físicas, assassinatos e agressões sexuais com base no género contra mulheres e raparigas afectam directamente vários milhões de mulheres e raparigas todos os anos.

A desonestidade grosseira do USIP revela mais sobre o imperialismo norte-americano do que sobre a realidade das Ilhas Salomão. O imperialismo norte-americano é incapaz e não está disposto a resolver – e até manipula – problemas internos dos EUA enquanto acusa outros.

As intervenções dos EUA – militares, económicas, políticas – tendem a seguir um padrão que muitos críticos chamam de “guerra híbrida”. Começa com relatórios como estes que são depois amplificados através dos meios de comunicação controlados pelo governo dos EUA, como a Voice of America. Esses “rumores” e insinuações aparecem posteriormente nos meios de comunicação social corporativos ocidentais, que relatam acriticamente declarações de autoria do governo. Recicladas como “factos”, estas afirmações manipulam o público para que consinta com uma intervenção antidemocrática como um projecto de direitos humanos. Grupos de oposição e “líderes” são identificados para liderar a “revolução colorida”. As sanções visam indivíduos, grupos e até países inteiros considerados inimigos dos interesses dos EUA. Os recursos são canalizados para grupos cooperativos internos para criar perturbações cívicas no país alvo. Os EUA exigem “mudança de regime”. A guerra do Iraque, os numerosos golpes de Estado bem sucedidos e fracassados ​​na América Latina e nas Caraíbas e a revolta da Ucrânia em 2014 seguiram precisamente este padrão.

Os ataques dos serviços secretos e dos meios de comunicação dos EUA às Ilhas Salomão fazem parte da sua estratégia mais ampla para minar a melhoria do relacionamento do país com a China. O contexto histórico revela um padrão de interferência cínica, em vez de um interesse genuíno no bem-estar das Ilhas Salomão. Acusações sensacionalistas de problemas de direitos humanos e de declínio democrático por parte de instituições financiadas pelos EUA servem como um prelúdio familiar para uma potencial guerra híbrida.

Esperamos que você tenha gostado deste artigo. No Mundo das pessoas, acreditamos que as notícias e informações devem ser gratuitas e acessíveis a todos, mas precisamos da sua ajuda. Nosso jornalismo é livre de influência corporativa e de acesso pago porque contamos com total apoio do leitor. Só vocês, nossos leitores e apoiadores, tornam isso possível. Se você gosta de ler Mundo das pessoas e as histórias que trazemos para você, apoie nosso trabalho doando ou tornando-se um mantenedor mensal hoje mesmo. Obrigado!


CONTRIBUINTE

Joel Wendland Liu


Fonte: www.peoplesworld.org

Deixe uma resposta