Declaração redigida pela Ecosocialist Alliance (Reino Unido) e endossada pelas organizações listadas no final.

COP 27, que se reunirá de 6 a 18 de novembro de 2022, se desenrola em um cenário de crescente caos climático e degradação ecológica. À medida que esta última COP se aproxima, a recessão econômica, o aumento da pobreza e a guerra acompanham as múltiplas crises interligadas e inseparáveis ​​de clima, meio ambiente, extinção e doenças zoonóticas. Agora enfrentamos uma recessão econômica global que provavelmente será mais profunda do que a de 2008.

A espiral econômica para a recessão tornará ainda mais difícil lidar com a crise ambiental, enquanto estados e corporações correm para aumentar a produção de combustíveis fósseis para compensar o aprofundamento da crise energética. Eles tentarão fazer com que os trabalhadores paguem com seus padrões de vida e suas vidas pela crise de seu sistema podre. Os recursos que deveriam ser direcionados para a adaptação e melhoria da crise climática serão desviados para a guerra e a produção de combustíveis fósseis, incluindo o perigoso Fracking e Gasificação Subterrânea de Carvão (UCG).

Enfrentamos guerras cada vez mais destrutivas, principalmente na Ucrânia, que está desestabilizando o abastecimento mundial de alimentos e que tem potencial para o uso de armas nucleares. A guerra causa enormes danos físicos e sociais às pessoas e às sociedades e os processos industriais militares produzem 6% de todos os gases de efeito estufa. O impacto das guerras na Ucrânia, Iêmen, Palestina e outros lugares em termos de custo humano e ambiental, e na produção de alimentos e custos de energia, continuará a exacerbar as crises ambientais e da economia global. A invasão da Ucrânia pela Rússia não deve ser o pretexto para uma corrida aos combustíveis fósseis, carvão e gás novos e a retomada do fracking. Muito pelo contrário, deve ser um estímulo para mudar mais rapidamente para as energias renováveis.

Como ecossocialistas, dizemos que outro mundo é possível. É necessária uma transformação social e política massiva, exigindo a mobilização da massa de trabalhadores, mulheres e homens, em todo o mundo. Somente o fim da busca incansável do capitalismo pelo lucro privado, desperdício sem fim e impulso voraz para o crescimento pode fornecer a base para uma solução não apenas para a mudança climática, degradação ambiental e extinção em massa, mas para a pobreza global, fome e hiperexploração. .

A conferência COP 27 acontecerá em um resort turístico isolado e fortemente policiado, com apenas uma via principal de entrada e saída, e hotéis cobrando taxas que provavelmente levarão toda a COP além das possibilidades de muitas organizações de base, especialmente aquelas de países mais pobres do Sul Global. O governo egípcio diz que haverá espaço para oposição, mas o que eles querem dizer é que os ativistas terão oportunidades de protestos falsos, onde ONGs afiliadas ao estado se manifestam em torno da convenção, dando a impressão de uma sociedade civil local independente. Nenhum egípcio real ou outra oposição será permitida perto de Sharm El-Sheikh. Enviamos solidariedade aos ativistas climáticos do Egito, organizações de mulheres, sindicalistas e trabalhadores que lutam pela democracia.

2022 viu inundações no Paquistão, afetando diretamente trinta e três milhões de pessoas, na Austrália e em outros lugares. Vimos incêndios florestais, calor extremo, derretimento do gelo, seca e eventos climáticos extremos em muitos continentes, mas os governos buscam ainda mais produção de combustível fóssil. O verão de desastres de 2022 quebrou recordes em todo o mundo. Em 2021, o nível global do mar estabeleceu um novo recorde e deve continuar subindo. As Nações Unidas relatam que pesquisas mostram que mulheres e crianças têm até quatorze vezes mais chances do que os homens de morrer durante desastres climáticos.

As grandes questões das mudanças climáticas serão debatidas no Egito mas o que quer que seja acordado, o capitalismo entregue a si mesmo pode, na melhor das hipóteses, mitigar, não acabar com eles. A destruição ambiental está entrelaçada na própria estrutura do próprio sistema. Porém, muito do grande empresariado resiste, teremos que forçá-lo a atuar em escala global. Em última análise, apenas o fim do próprio capitalismo e sua substituição pela produção ecossocialista democrática planejada para a necessidade e não para o lucro privado pode garantir a ação necessária.

Soluções climáticas genuínas não podem ser baseadas no próprio sistema de mercado que criou o problema. Somente a classe trabalhadora organizada e os oprimidos rurais do sul global – mulheres e homens têm o poder de acabar com o capitalismo, porque seu trabalho produz toda a riqueza e eles não têm grande fortuna a perder se o sistema mudar, sem interesses investidos na desigualdade, exploração e lucro privado.

Sustentabilidade e justiça global

A crise global de longo prazo e os efeitos imediatos de eventos catastróficos impactam mais severamente mulheres, crianças, idosos, LGBTQIA+, pessoas com deficiência e povos das Primeiras Nações. Uma estratégia ecossocialista coloca a justiça social e as lutas de libertação dos oprimidos em seu centro.

A migração é, e será cada vez mais, impulsionada pelas mudanças climáticas e pelos conflitos e guerras de recursos resultantes delas. Acomodar e apoiar a livre circulação de pessoas deve ser uma política central e parte necessária do planejamento para o futuro.

Ação agora para deter a mudança climática!

Nós exigimos:

  • Todos os novos combustíveis fósseis devem permanecer no subsolo – nada de novo gás, carvão ou petróleo! Não ao Fracking e UCG!
  • Uma mudança rápida para energia renovável para transporte, infraestrutura, indústria, agricultura e residências.
  • Um programa global massivo de obras públicas investindo em empregos verdes e substituindo o emprego em indústrias insustentáveis.
  • A adaptação de residências e prédios públicos com isolamento e outras medidas de economia de energia para reduzir o uso de combustível e lidar com a escassez de combustível.
  • Uma transição justa financiada globalmente para o sul global desenvolver as tecnologias e infraestrutura sustentáveis ​​necessárias.
  • Um grande corte nas emissões de gases de efeito estufa de pelo menos 70% até 2030, a partir de uma linha de base de 1990. Isso deve ser abrangente – incluindo todas as emissões militares, aeronáuticas e marítimas – e incluir mecanismos para contabilidade transparente, medição e supervisão popular.
  • O fim dos esquemas de comércio de emissões.
  • Não à ‘compensação’ das emissões de carbono – precisamos de um zero real, não zero líquido.

Nós chamamos por:

  • Cancelamento imediato da dívida internacional do sul global.
  • Uma rápida mudança de grandes fazendas industriais e agronegócios de monocultura em grande escala para métodos agrícolas ecologicamente corretos e investimento em tecnologia agrícola verde para reduzir o uso de fertilizantes sintéticos e pesticidas na agricultura e substituí-los por métodos orgânicos e apoio a pequenos agricultores.
  • Uma redução maciça na produção e consumo de carne e laticínios, com vistas à sua eliminação gradual, por meio da educação, fornecimento e promoção de alternativas à base de plantas acessíveis e de alta qualidade.
  • A promoção de sistemas agrícolas baseados no direito à alimentação e soberania alimentar, direitos humanos e com controle local sobre recursos naturais, sementes, terra, água, florestas, conhecimento e tecnologia para acabar com a insegurança alimentar e nutricional no sul global.
  • O fim do desmatamento nas florestas tropicais e boreais pela redução da demanda por alimentos importados, madeira e biocombustíveis.
  • Um aumento maciço de áreas protegidas para a conservação da biodiversidade.
  • Acabar com a pobreza de combustível por meio da adaptação energética de casas e edifícios existentes com tecnologias sustentáveis ​​de eficiência energética.

Exigimos uma transição justa:

  • Requalificação de trabalhadores em indústrias prejudiciais ao meio ambiente com empregos alternativos bem remunerados na nova economia.
  • Envolvimento pleno e democrático dos trabalhadores para aproveitar a energia e a criatividade dos trabalhadores para projetar e implementar novas tecnologias sustentáveis ​​e desmantelar as antigas insustentáveis.
  • Recursos para educação popular e envolvimento na implementação e melhoria de uma transição justa, com educação ambiental incorporada em todos os níveis do currículo.
  • Desenvolvimento urgente de transporte público sustentável, acessível e de alta qualidade com um plano integrado abrangente que atenda às necessidades das pessoas e reduza a necessidade de uso de carros particulares.
  • Uma economia ecossocialista planificada que elimine desperdícios, duplicações e práticas nocivas ao ambiente, redução da semana de trabalho e consequente aumento do tempo de lazer.
  • Práticas de trabalho reorganizadas com ênfase em flexibilidade justa e trabalho mais próximo de casa, utilizando uma infraestrutura de banda larga gratuita e rápida.
  • Fim do extrativismo ecologicamente e socialmente destrutivo, especialmente nos territórios dos povos indígenas e das Primeiras Nações.
  • Respeito aos direitos econômicos, culturais, políticos e fundiários dos povos indígenas e das Primeiras Nações.

Como ecossocialistas, apresentamos uma visão de um mundo justo e sustentável e lutamos com todas as nossas energias por cada mudança, por menor que seja, que torne esse mundo possível. Organizaremos e ajudaremos as organizações de trabalhadores e comunitárias internacionalmente, levantando demandas aos governos e desafiando as corporações.

Signatários iniciais

  • Unidade de Esquerda, Reino Unido
  • Resistência anticapitalista, Reino Unido
  • Esquerda Verde, Reino Unido
  • Rede Ecossocialista Global, Internacional
  • RISE, Irlanda
  • Partido de Esquerda Norte de Marselha, França
  • Projeto Socialista, Canadá
  • Festa Revelação, Reino Unido
  • Pessoas Antes do Lucro, Irlanda
  • Clima e Capitalismo, Internacional
  • XR Camden, Reino Unido
  • Abacaxi Anti-FrackingReino Unido
  • West Cumbria Amigos da Terra, Reino Unido
  • Salve as árvores de Euston, Reino Unido
  • Ecosocialist Alliance UK Facebook Group, Reino Unido

…e uma lista crescente de indivíduos.

Para adicionar seu nome, envie um e-mail para eco-socialist-action@protonmail.com

Fonte: climateandcapitalism.com

Deixe uma resposta