A Copa do Mundo de Clubes da FIFA está prestes a começar no Marrocos, com o Real Madrid fortemente favorecido para continuar o domínio do futebol europeu na competição.

A partir de quarta-feira, o torneio terá seis outros times competindo com os gigantes espanhóis pela chance de ser coroado o melhor clube do planeta.

Aqui está o que você precisa saber:

Quais times estão participando?

A 19ª edição do Mundial de Clubes reúne os respectivos campeões de cada uma das seis principais competições regionais da FIFA, ao lado dos campeões da liga do país-sede.

Juntando-se ao Real Madrid no torneio deste ano, estão times do Marrocos, Nova Zelândia, Arábia Saudita, Egito, Brasil e Estados Unidos.

Aqui está uma lista completa dos participantes:

  • Al Ahly, Egito
  • Al Hilal, Arábia Saudita
  • Cidade de Auckland, Nova Zelândia
  • Flamengo, Brasil
  • Real Madrid, Espanha
  • Seattle Sounders, Estados Unidos
  • Wydad AM, Marrocos

Real Madrid, Auckland City, Seattle Sounders, Flamengo e Wydad AC se classificaram como vencedores absolutos dos principais torneios de clubes de sua confederação.

O campeão da liga do país-sede, o Wydad AC, também conquistou a Confederação Africana de Futebol (CAF) no ano passado, de modo que o Al Ahly, vice-campeão egípcio, conquistou a vaga africana para o Mundial de Clubes.

O Al Hilal foi indicado pela Confederação Asiática de Futebol (AFC) como representante da região por ser o atual campeão da Liga dos Campeões da AFC. A última iteração do torneio não terminará até depois da Copa do Mundo de Clubes.

Onde o torneio está sendo jogado?

O Marrocos está sediando a competição deste ano, sua terceira vez até agora.

O último torneio aconteceu no país do norte da África em 2014, quando o Real Madrid venceu os argentinos do San Lorenzo por 2 a 0 e conquistou o título.

As partidas deste ano serão disputadas em dois locais – o Estádio Ibn Batouta, com capacidade para 65.000 pessoas, em Tânger, e o Estádio Príncipe Moulay Abdellah, com capacidade para 52.000 pessoas, em Rabat.

Como funciona o formato?

O jogo de abertura do torneio colocará o Al Ahly contra o Auckland City no Estádio Ibn Batouta.

Os vencedores enfrentarão o Seattle Sounders em 4 de fevereiro. O Wydad AC enfrentará o Al Hilal no mesmo dia.

Real Madrid e Flamengo entrarão automaticamente na fase semifinal, com o time brasileiro definido para enfrentar Wydad AC ou Al Hilal em 7 de fevereiro.

Os gigantes espanhóis estarão em ação um dia depois, contra Seattle Sounders, Al Ahly ou Auckland City.

Um playoff de terceiro lugar precederá a final em 11 de fevereiro. Ambas as partidas serão disputadas no Estádio Prince Moulay Abdellah.

O formato deve mudar radicalmente nos próximos anos, com a FIFA planejando uma competição ampliada envolvendo 32 times a ser realizada a cada quatro anos a partir de 2025.

Gabriel Barbosa, do Flamengo
O atacante do Flamengo, Gabriel Barbosa, espera levar sua equipe à glória no Marrocos [File: Ueslei Marcelino/Reuters]

Quem são os favoritos para vencer?

O Real Madrid é o favorito absoluto para vencer a competição deste ano, com o time espanhol buscando se tornar o primeiro time da história a erguer o quinto troféu da Copa do Mundo de Clubes.

A maior ameaça às suas ambições pode ser o Flamengo, o time mais popular do Brasil. O time carioca estará de fora para compensar a derrota para os ingleses do Liverpool na final da edição de 2019, no Catar.

As últimas nove equipes a vencer a competição foram todas da Europa e o continente foi o vencedor em 14 das 18 edições realizadas até agora, desde a primeira em 2000.

A América do Sul forneceu o único obstáculo ao seu sucesso, com os clubes brasileiros chegando às quatro primeiras posições na história do torneio, mais recentemente em 2012, quando o Corinthians, de São Paulo, venceu o Chelsea, da Inglaterra.

Nenhum time de qualquer outra região jamais venceu o Mundial de Clubes, que ocorre todos os anos desde 2005, após um hiato de cinco anos após a edição inaugural.

Quem são os jogadores a observar?

O conjunto de estrelas do Real Madrid vai atrair mais atenção em Marrocos, com o veterano avançado francês Karim Benzema e o prodigioso extremo brasileiro Vinicius Junior entre os talentos mais brilhantes da equipa.

Mas há vários jogadores de outras equipes que também merecem atenção.

Entre eles está Salem al-Dawsari, ponta saudita do Al Hilal. O jogador de 31 anos brilhou na recente Copa do Mundo no Catar, marcando contra a Argentina na surpreendente vitória dos Green Falcons contra os eventuais campeões durante a fase de grupos do torneio.

O meio-campista chileno Arturo Vidal, 35, também espera oferecer uma lembrança de suas proezas e guiar o Flamengo à sua primeira vitória em um Mundial de Clubes.

O companheiro de equipe de Vidal e prolífico atacante Gabriel Barbosa, 26, deve representar uma ameaça para o time brasileiro na frente. Ele marcou 65 vezes pelo Flamengo em 105 partidas até o momento e garantiu a vitória de seu time na final da Copa Libertadores de 2022 contra o Athletico Paranaense.

Fonte: www.aljazeera.com

Deixe uma resposta