A sequência de reuniões da COP, ostensivamente um fórum das Nações Unidas para discutir medidas dramáticas relativas às alterações climáticas face às emissões galopantes, foi agora demonstrada como realmente é: um bazar luxuoso e mimado para as mesmas indústrias que temem uma queda nos seus lucros e obsolescência final. Chame-a de uma cimeira sobre drogas para distribuidores de narcóticos que promovem uma vida limpa; uma convenção para magnatas dos cassinos que promete ajudar jogadores problemáticos. A lista de analogias perversas é interminável.

Lendo o material do encontro que é conhecido na sua forma mais longa como Conferência das Nações Unidas sobre as Alterações Climáticas, poderíamos ser perdoados por cair no adocicado agitprop. Descobrimos, no site da ONU que explica o papel da COP28, que o fórum é “onde o mundo se reúne para chegar a acordo sobre formas de enfrentar a crise climática, como limitar o aumento da temperatura global a 1,5 graus Celsius, ajudar as comunidades vulneráveis ​​a adaptarem-se à efeitos das mudanças climáticas e alcançar emissões líquidas zero até 2050.”

Depois vem o número surpreendente: 70.000 delegados estarão a misturar-se e a negociar, incluindo as partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre as Alterações Climáticas (UNFCCC).

Líderes empresariais, jovens, cientistas do clima, povos indígenas, jornalistas e vários outros especialistas e partes interessadas também estão entre os participantes.

A visão de fora da conferência é uma questão de noite e de dia. Fernando Racimo, biólogo evolucionista e membro do grupo ativista Scientific Rebellion, resume o progresso das cimeiras cada vez maiores neste campo desde 1995: “Quase 30 anos de promessas, de compromissos”, disse ele. Natureza,

e ainda assim as emissões de carbono continuam a subir para níveis ainda mais elevados. Como cientistas, reconhecemos esta falha.

No Dubai, onde se realiza a COP28, representantes das indústrias do carvão, do petróleo e do gás apareceram em grande número para falar sobre as alterações climáticas. Eles, ao que parece, são os líderes empresariais e as partes interessadas que importam. E esses representantes têm todos os motivos para se sentirem encorajados pela rica zombaria de tudo isto: os Emirados Árabes Unidos são um dos principais produtores de petróleo e membro da Organização dos Países Exportadores de Petróleo.

De acordo com uma análise da coligação ambiental Kick Big Polluters Out (KBPO), 2.456 lobistas dos combustíveis fósseis tiveram acesso à cimeira.

Num ano em que as temperaturas globais e as emissões de gases com efeito de estufa bateram recordes, houve uma explosão de lobistas dos combustíveis fósseis a caminho das conversações da ONU, com quase quatro vezes mais do que foi concedido no ano passado.

A análise do número de participantes é uma leitura sombria. Em primeiro lugar, os lobistas dos combustíveis fósseis superaram o número de delegados de nações vulneráveis ​​ao clima: o número chega a apenas 1.509. Em termos de delegações de países, o grupo de participantes dos combustíveis fósseis só é superado pelo Brasil, com 3.081 pessoas.

Em contrapartida, o número de cientistas presentes é mínimo a ponto de ser invisível. Os activistas das alterações climáticas, os jovens e os jornalistas desempenham papéis decorativos e performativos, os padres moralizadores que dão a última cerimônia antes da execução.

O tema da conferência já tinha sido definido pelo presidente da COP, Sultan al-Jaber, que sentiu, na sua vasta sabedoria, que poderia simultaneamente acolher a conferência com elevados princípios e ainda desempenhar as suas funções como CEO da Companhia Nacional de Petróleo de Abu Dhabi ( Adnoc).

Afinal de contas, isto representou uma excelente oportunidade para fofocar sobre os objectivos climáticos em termos nebulosos, ao mesmo tempo que fechava acordos genuínos sobre combustíveis fósseis com os países participantes. Isto foi demonstrado pelos documentos informativos que vazaram para a BBC e para o Center for Climate Reporting (CCR).

Os documentos em questão envolvem mais de 150 páginas de briefings elaborados pela equipe da COP28 para reuniões com Jaber e diversas partes interessadas realizadas entre julho e outubro deste ano. Apontam planos para abordar questões de interesse comercial com até 30 países. A CCR confirma “que em pelo menos uma ocasião uma nação acompanhou as discussões comerciais levantadas numa reunião com Al Jaber; uma fonte com conhecimento das discussões também disse à CCR que os interesses comerciais da Adnoc foram alegadamente levantados durante uma reunião com outro país.”

A equipe da COP28 não negou o uso de reuniões bilaterais relacionadas à cúpula para discutir assuntos de negócios. Um porta-voz da equipe foi extremamente indiferente ao observar que Jaber “ocupa vários cargos além de seu papel como presidente designado da COP28. Isso é de conhecimento público. As reuniões privadas são privadas e não comentamos sobre elas.”

O Sultão provou ser mais direto, dizendo numa conferência de imprensa que tais “alegações são falsas, não verdadeiras, incorretas, não são precisas. E é uma tentativa de minar o trabalho da presidência da COP28.” Jaber continuou prometendo que nunca tinha visto “esses pontos de discussão a que se referem ou que alguma vez usei tais pontos de discussão em minhas discussões”. Não há, portanto, necessidade de notas quando se defendem os interesses dos combustíveis fósseis do país e da indústria.

As partes interessadas estão a tentar encontrar várias formas de protestar contra uma cimeira que tem todas as características de um fracasso grosseiro. Cientistas e ambientalistas estão a optar por expressar o seu desacordo nos seus respectivos países, evitando assim qualquer acréscimo à cada vez mais vasta pegada de carbono deixada pela COP28. E deveriam: Dubai está, essencialmente, hospedando um evento que poderia ser melhor descrito como uma peça de museu sobre as falhas humanas.

Actualmente, os delegados estão a analisar um projecto do acordo final que propõe “uma eliminação ordenada e justa dos combustíveis fósseis”. O que está aqui é uma questão fascinante, dado o lobby dos defensores dos combustíveis fósseis, que têm uma noção bastante excêntrica de justiça. Como declarou Jean Paul Prates, CEO da petrolífera estatal brasileira Petrobras: “A transição energética só será válida se for uma transição justa”. As perspectivas de um fracasso ainda mais grandioso e gerido por fases, ajudado pelo petróleo e pelo gás, são iminentes.

Com as figuras da ciência essencialmente excluídas destas reuniões de ar quente em favor de indústrias que as vêem como perturbações que é melhor ignorar, a perspectiva de reforma local e doméstica através do activismo informado torna-se a única abordagem sensata. Existem até estudos encorajadores que sugerem que os protestos climáticos podem aquecer a frígida opinião pública, a única medida que realmente interessa ao político que obtém votos. É lamentável que este pareça ser o último lance para grande parte da humanidade e do ecossistema terrestre.


Binoy Campmark foi bolsista da Commonwealth no Selwyn College, Cambridge. Ele leciona na RMIT University, Melbourne.


Revisão Mensal não adere necessariamente a todas as opiniões transmitidas em artigos republicados no MR Online. Nosso objetivo é compartilhar uma variedade de perspectivas de esquerda que acreditamos que nossos leitores acharão interessantes ou úteis. —Eds.

Fonte: mronline.org

Deixe uma resposta