Pessoas empurram um riquixá por uma estrada inundada em Sylhet, Bangladesh. | PA

No verão de 2022, uma das piores monções já registadas transformou partes do Bangladesh, um país baixo no sul da Ásia, em enormes lagos lamacentos. Quando o peso das inundações finalmente diminuiu, pelo menos 141 pessoas morreram e milhões de outras em toda a região ficaram feridas, empobrecidas ou deslocadas. A enorme escala da destruição fez de 2022 um ano atípico, mas os dados das últimas décadas sinalizam que as monções históricas fizeram parte de uma tendência mais ampla: as alterações climáticas estão a tornar a estação chuvosa no Sul da Ásia mais intensa e inconsistente. Inundações invulgarmente violentas assolaram a região no início do ano e com mais frequência do que antes – um padrão que a investigação mostra que irá continuar, e piorar, à medida que o planeta aquecer nos próximos anos.

Um estudo publicado na semana passada mostra que a intensificação das monções no Bangladesh acarreta um número impressionante de mortes, tanto logo após as inundações em si como, mais significativamente, nos meses que se seguem. A verdadeira escala do número de vítimas não foi totalmente captada pelas autoridades locais, pelas organizações humanitárias ou pela comunidade internacional de investigação.

O mesmo se aplica provavelmente a outras partes do mundo que sofrem desastres climáticos recorrentes. “No campo do clima e da saúde, frequentemente avaliamos os efeitos na saúde de eventos agudos específicos, porque é mais fácil levar em conta todos os outros fatores potenciais que poderiam confundir a associação”, disse Lara Schwarz, epidemiologista da Universidade da Califórnia, San Diego, que não esteve envolvido no estudo. Mas o foco no curto prazo obscurece o quadro mais amplo. “A maioria dos eventos climáticos não ocorre apenas uma vez e é provável que prejudiquem as populações vulneráveis ​​repetidamente, ao longo de anos, décadas e gerações”, disse ela.

No novo estudo, investigadores da Universidade da Califórnia em San Diego e de São Francisco descobriram que as inundações contribuíram para a morte de 152.753 crianças – definidas como crianças com 11 meses ou menos – no Bangladesh nas três décadas entre 1988 e 2017. Os investigadores utilizou pesquisas de saúde realizadas pela Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional para coletar dados sobre mais de 150.000 nascimentos ao longo dos 30 anos. Eles compararam esses dados com mapas de alta resolução de grandes inundações durante esse período e encontraram uma diferença acentuada no risco de mortalidade: houve mais 5,3 mortes infantis por 1.000 nascimentos em áreas propensas a inundações do que em áreas não propensas a inundações. Os autores extrapolaram esta descoberta para estimar quantas mortes infantis, em geral, foram atribuíveis às inundações no Bangladesh durante o período que estudaram.

Os bebés constituem um subconjunto especialmente vulnerável da população e as alterações na saúde infantil podem reflectir a prevalência de problemas de saúde na população em geral. “A morte é o resultado de saúde mais grave”, disse Schwarz. “O risco aumentado de mortalidade infantil sugere que as populações que vivem numa região propensa a inundações também podem estar em maior risco de outros problemas de saúde adversos, como nutrição inadequada, doenças transmitidas pela água e problemas de saúde mental.”

A maioria das mortes esteve provavelmente ligada a três condições relacionadas com as inundações. A primeira, a doença diarreica, espalha-se frequentemente quando as inundações sobrecarregam a infra-estrutura de saneamento local e provocam a contaminação do abastecimento de água potável. A cólera, uma das doenças bacterianas transmitidas pela água mais comuns e mais mortais, é uma preocupação especial nos países pobres onde as infra-estruturas de saneamento estão subdesenvolvidas. As inundações também contribuem para surtos de doenças transmitidas por mosquitos, como a dengue, porque a água parada cria um amplo terreno fértil para os mosquitos. Por último, as inundações transformam os campos agrícolas em pântanos e podem levar a perdas massivas de colheitas, o que contribui para a insegurança alimentar existente no Bangladesh. Os bebês são extremamente vulneráveis ​​à fome. A Lancet, uma importante revista médica que publica uma análise anual dos impactos das alterações climáticas na saúde humana em todo o mundo, identificou as doenças transmitidas por bactérias e vectores e a desnutrição como as principais áreas de preocupação.

Afogamentos e outros ferimentos causados ​​pelas enchentes também causaram uma pequena porcentagem de mortes, disseram os autores do estudo a Grist. Todos os riscos para a saúde decorrentes das inundações, desde o primeiro afogamento até ao último caso de dengue, foram agravados por factores socioeconómicos como a segurança alimentar, o rendimento familiar, o histórico de vacinação, o acesso a cuidados médicos e as condições da infra-estrutura local, tais como sistemas de esgoto e estações de tratamento de água potável.

Os autores do estudo disseram a Grist que os seus resultados indicam que os riscos dos riscos ambientais para a saúde estão a mudar à medida que as alterações climáticas pioram. As agências governamentais de saúde e os investigadores recolhem frequentemente informações sobre os impactos imediatos na saúde pública de um único evento climático extremo. Mas, como um mundo mais quente também significa um mundo assolado por catástrofes mais frequentes e intensas, as comunidades estão a ser repetidamente afetadas por condições meteorológicas extremas. As consequências cumulativas e a longo prazo para a saúde de eventos que ocorrem anualmente ou, por vezes, com maior frequência, não são bem compreendidas pela comunidade científica. E, como tal, o mundo tem uma compreensão falha do verdadeiro custo humano das condições meteorológicas extremas.

“Precisamos de compreender este tipo de impacto a longo prazo no contexto das alterações climáticas porque as comunidades estarão repetidamente e sistematicamente expostas a estes perigos”, disse Tarik Benmahria, investigador de saúde ambiental da Universidade da Califórnia, em San Diego. e um dos três autores do estudo de Bangladesh. “Esses tipos de questões costumavam ser excepcionais por definição”, acrescentou. “Eles não são mais.”

O método utilizado pelos investigadores para determinar o peso das inundações nas comunidades no Bangladesh ao longo de vários anos, disse Schwarz, “tem potencial para ser aplicado para avaliar os efeitos a longo prazo de outras exposições climáticas”. O calor extremo, os furacões e a seca, para citar alguns dos desastres ambientais exacerbados pelas alterações climáticas, também podem ter efeitos agravados na saúde que ocorrem semanas, meses e até anos após a ocorrência do evento. Se pesquisas futuras identificarem como e quando esses efeitos ocorrem, isso poderá salvar vidas. “A abordagem é muito relevante para outras áreas do mundo que são vulneráveis ​​a desastres climáticos recorrentes”, disse Schwarz.

Este artigo foi republicado de Grist.org.

Esperamos que você tenha gostado deste artigo. No Mundo das pessoas, acreditamos que as notícias e informações devem ser gratuitas e acessíveis a todos, mas precisamos da sua ajuda. Nosso jornalismo é livre de influência corporativa e de acesso pago porque contamos com total apoio do leitor. Só vocês, nossos leitores e apoiadores, tornam isso possível. Se você gosta de ler Mundo das pessoas e as histórias que trazemos para você, apoie nosso trabalho doando ou tornando-se um mantenedor mensal hoje mesmo. Obrigado!


CONTRIBUINTE

Zoya Teirstein


Fonte: www.peoplesworld.org

Deixe uma resposta