O presidente chinês e o secretário-geral do Partido Comunista, Xi Jinping, segunda à esquerda, e o secretário-geral do Partido Comunista do Vietnã, Nguyen Phu Trong, segunda à direita, se reúnem em Hanói, terça-feira, 12 de dezembro de 2023. | Minh Hoang / foto da piscina via AP

HANÓI — Em Setembro, quando o Vietname e os EUA elevaram a sua relação ao nível de uma “parceria estratégica abrangente”, muitos analistas ocidentais e comentadores dos meios de comunicação social declararam que isso significava que o Vietname estava a ser puxado para a esfera de influência diplomática dos EUA e a juntar-se à sua acção anti- -Coalizão China.

Mas se a recém-concluída visita de dois dias a Hanói pelo Presidente chinês, Xi Jinping, servir de indicador, as alegações de uma ruptura entre a China e o Vietname parecem estar incrivelmente erradas.

Xi, que também é secretário-geral do Partido Comunista da China, foi convidado do secretário-geral do Partido Comunista do Vietnã, Nguyen Phu Trong, e do presidente vietnamita, Vo Van Thuong.

Durante a reunião, os três líderes reafirmaram a profunda amizade entre os seus dois países e supervisionaram a assinatura de mais de 30 acordos que abrangem áreas que vão desde a defesa, o comércio e o apoio mútuo no caminho para o socialismo até ao desenvolvimento de infra-estruturas, segurança pública e cooperação conjunta. patrulhas marítimas do Golfo de Tonkin.

Significativamente, entre os muitos documentos assinados estava um plano para uma maior cooperação na “Iniciativa Cinturão e Rota” da China, bem como no programa “Dois Corredores, Um Cinturão”. Embora estas duas iniciativas chinesas de comércio e cooperação sejam frequentemente caluniadas nos meios de comunicação ocidentais, são grandes programas de investimento em infra-estruturas que ajudaram os países em desenvolvimento em todo o mundo a acelerar os seus processos de modernização. Com os planos do governo vietnamita de investir numa linha ferroviária de alta velocidade que atravessa o país, estes programas chineses podem revelar-se de importância crucial.

No final da visita de Xi, os dois governos emitiram uma declaração conjunta enfatizando a estreita relação e o caminho socialista partilhado do Vietname e da China.

Enfatizando os “laços estreitos dos países como camaradas e irmãos”, a declaração declarava a intenção de “elevar ainda mais a Parceria Cooperativa Estratégica Abrangente Vietname-China” e construir uma “Comunidade Vietname-China”.

Os líderes afirmaram que a relação entre as suas nações estava a avançar para uma nova fase “com uma confiança política mais forte, uma cooperação mais substancial na defesa e na segurança, uma colaboração tangível mais profunda… uma coordenação multilateral mais estreita, uma melhor gestão e resolução de diferenças, e esforços conjuntos para impulsionar o desenvolvimento”. da causa socialista mundial, fazendo contribuições positivas para a causa da paz e do progresso da humanidade.”

O acordo também poderá ajudar a estabilizar as tensões no Mar da China Meridional (referido como Mar do Leste no Vietname). Os EUA e os seus aliados tentaram repetidamente utilizar quaisquer sinais de instabilidade nesta área para expandir a sua presença militar na região. Na verdade, os EUA mantêm permanentemente uma grande força naval no Mar da China Meridional, apesar de estar a milhares de quilómetros de distância do território dos EUA.

Embora a visita de Xi a Hanói esteja a receber pouca cobertura nos meios de comunicação social dos EUA, poderá contribuir muito para dissipar os pontos de discussão ocidentais, muitas vezes repetidos (e frequentemente desmascarados), sobre as profundas divisões sino-vietnamitas – entre aqueles que prestam atenção.

Esperamos que você tenha gostado deste artigo. No Mundo das pessoas, acreditamos que as notícias e informações devem ser gratuitas e acessíveis a todos, mas precisamos da sua ajuda. Nosso jornalismo é livre de influência corporativa e de acesso pago porque contamos com total apoio do leitor. Só vocês, nossos leitores e apoiadores, tornam isso possível. Se você gosta de ler Mundo das pessoas e as histórias que trazemos para você, apoie nosso trabalho doando ou tornando-se um mantenedor mensal hoje mesmo. Obrigado!


CONTRIBUINTE

Amiad Horowitz


Fonte: www.peoplesworld.org

Deixe uma resposta