A sabedoria de prosseguir uma estratégia de crescimento liderada pelas exportações tem sido discutida entre economistas do desenvolvimento há pelo menos meio século, desde que o chamado “milagre” da Ásia Oriental começou a ser contrastado com a experiência de crescimento comparativamente lento de países como a Índia que estavam a prosseguir, na linguagem do Banco Mundial, uma estratégia de desenvolvimento “voltada para dentro”. Toda esta discussão, no entanto, perdeu um elemento que desempenha um papel crucial na vida real.

Entre as várias despesas que constituem a procura agregada numa economia, algumas são autónomas, enquanto outras são induzidas pelo crescimento da própria procura agregada. As exportações e as despesas governamentais são geralmente consideradas como as duas principais rubricas autónomas: o consumo, para qualquer distribuição de rendimento, deverá depender do próprio nível de rendimento. Não há dúvida de que também existe um elemento autónomo no consumo que é independente do rendimento, mas o crescimento espontâneo deste elemento torna-se pronunciado apenas em certas situações, por exemplo, quando bens até então indisponíveis aos consumidores tornam-se subitamente disponíveis.

O crescimento da procura e, portanto, do produto numa economia depende do crescimento do elemento autónomo da procura. Numa economia neoliberal onde a abertura aos fluxos financeiros transfronteiriços impõe limites ao défice fiscal em relação ao PIB e também restrições práticas à capacidade do governo de tributar os ricos e estimular a procura sem aumentar o défice fiscal, as exportações tornam-se o principal estímulo para o crescimento. Em suma, uma economia neoliberal é caracterizada pela dependência primária do crescimento liderado pelas exportações.

Mas a estratégia de crescimento liderada pelas exportações não se limita apenas a um cenário neoliberal. O governo pode encorajar deliberadamente as exportações, em vez de aumentar as suas próprias despesas para expandir o mercado interno, caso em que podemos ter um crescimento liderado pelas exportações em vez de um crescimento liderado pelas despesas governamentais, mas com o governo ainda a ser fundamental para o crescimento; na verdade, muitos argumentam que este foi o caso dos países do Leste Asiático.

Devemos distinguir entre dois casos entre países que prosseguem uma estratégia de crescimento liderada pelas exportações: um em que os países obtêm sistematicamente grandes excedentes na balança corrente e, assim, aumentam as suas reservas cambiais, sendo a China um excelente exemplo. No caso de uma economia deste tipo, qualquer desenvolvimento adverso na situação económica mundial só faz diferença na magnitude do excedente da balança corrente, que afecta apenas marginalmente a magnitude das reservas cambiais acumuladas. Portanto, o país pode superar um desenvolvimento tão adverso sem passar por qualquer crise.

Muitos outros países, porém, pertencem à segunda categoria, onde apresentam défices da balança corrente mais ou menos perenes, equilibram os seus pagamentos através de fluxos financeiros privados e, mesmo quando acumulam reservas cambiais, estas são financiadas através de empréstimos, incluindo de financiadores privados. A Índia pertence a esta categoria, tal como os países do Sul da Ásia em geral e, na verdade, a maioria dos países do Sul global.

No caso deste segundo grupo de países, se houver um aumento do défice da balança corrente devido a alguma razão exógena, seja uma redução das receitas turísticas induzida pela pandemia (como no caso do Sri Lanka), ou uma guerra na Ucrânia. aumento induzido nos preços de importação, ou uma queda induzida pela recessão mundial nas receitas de exportação (os dois últimos aconteceram no caso de Bangladesh), o seu impacto na economia é exagerado devido ao comportamento dos agentes privados em geral, e dos agentes privados principalmente os financiadores. Isto porque, quando há um aumento do défice da balança corrente e, portanto, uma maior necessidade de entrada financeira privada, esse mesmo aumento provoca uma maior saída financeira.

Os financiadores privados esperam que a moeda do país que viu um aumento do seu défice actual se desvalorize e, portanto, preocupados exclusivamente com os seus próprios interesses, retirem fundos do país, intensificando assim o problema cambial para o mesmo. Na verdade, se as coisas fossem deixadas exclusivamente “ao mercado”, não é claro que o país alguma vez alcançaria um equilíbrio no mercado cambial; mas é aí que o país se aproxima do FMI, e um empréstimo deste cria expectativas entre os financiadores privados de que a depreciação da taxa de câmbio seria travada, para que o mercado cambial possa chegar a uma espécie de equilíbrio. Mas o FMI exige um preço elevado pela concessão de um empréstimo, sob a forma de uma redução nas despesas sociais, de uma liquidação do sistema de distribuição pública, de uma entrega dos activos da nação a estrangeiros (por vezes chamada “desnacionalização” de activos) e de uma breve.

É este exagero de um défice inicial de divisas para um défice enorme devido ao comportamento do financiamento privado que ocorre durante um período extremamente breve e empurra o país para o abraço de aço do FMI, que explica porque é que os países subitamente deixam de ser “ milagres” aos mendigos. O problema do crescimento liderado pelas exportações é precisamente este: o seu aparente sucesso pode evaporar-se num instante; e isto acontece quando a procura de um crescimento liderado pelas exportações torna o país dependente dos caprichos e caprichos das finanças globalizadas, como invariavelmente faz para satisfazer um défice actual.

Vimos isto acontecer na nossa vizinhança, mesmo em países como o Sri Lanka e o Bangladesh, que registaram realizações de desenvolvimento humano relativamente impressionantes. Com a economia mundial estagnada e as exportações de vários países do terceiro mundo a serem atingidas por essa estagnação, a lista de países mendicantes deverá aumentar nos próximos dias; e a Índia, apesar da sua dimensão económica e da grande dimensão das suas reservas cambiais (embora estas sejam constituídas não a partir de excedentes da balança corrente, mas de fluxos financeiros), não está de forma alguma imune a ela. A única graça salvadora no caso da Índia é a sua auto-suficiência em cereais (embora com níveis de consumo muito baixos) e as relações externas que permitiriam importações de petróleo de países “sancionados” pelo imperialismo. Contudo, mesmo a auto-suficiência em cereais teria desaparecido se as três leis agrícolas do governo Modi tivessem sido implementadas; mas os kisans salvaram o dia para o país.

Mesmo sem qualquer mudança na frente comercial, pode haver uma saída espontânea de financiamento, desencadeada por uma série de factores, incluindo uma mudança no partido no poder de um país, ou uma mudança na composição do gabinete dentro do mesmo partido no poder. . Uma tal saída, ao causar uma depreciação da taxa de câmbio, encorajaria uma saída adicional; e assim por diante. Qualquer perturbação inicial no mercado cambial é, portanto, exagerada devido à exposição do país ao vórtice dos fluxos financeiros globais, e tal exposição é essencial numa economia que prossiga uma estratégia de crescimento liderada pelas exportações, porque caso contrário o país teria dificuldade em financiar um défice da conta corrente na balança de pagamentos. É claro que pode restringir as importações para equilibrar a sua conta corrente, mas então tal restrição é incompatível com uma estratégia de crescimento liderada pelas exportações, uma vez que prejudicaria a competitividade internacional do país.

O político de extrema direita Javier Milei, que foi recentemente eleito presidente da Argentina, supostamente chegou ao poder por causa da alta taxa de inflação (150 por cento) que atingiu aquele país; e o governo peronista anterior foi responsabilizado por esta inflação elevada. A imprensa de direita tem tido um momento de gala criticando o que chama de políticas de esquerda dos peronistas. Mas isto é uma completa caricatura de fatos. Não são as políticas de esquerda dos peronistas, mas sim o facto de os ricos argentinos retirarem dinheiro desse país que são responsáveis ​​pela elevada taxa de inflação que aí existe. Esta saída financeira causou uma depreciação da taxa de câmbio que estimulou novas saídas financeiras; e essa depreciação contínua, ao aumentar os preços dos factores de produção importados que foram então “repercutidos” sob a forma de preços mais elevados dos bens finais, causou a taxa de inflação observada.

Há um círculo vicioso aqui. Uma saída financeira inicial faz com que o governo, no caso da Argentina, o governo não-peronista, tome um empréstimo do FMI que força o país a permanecer acorrentado a um regime neoliberal; e quando chega o momento de reembolsar o empréstimo do FMI, a antecipação de um agravamento do problema da balança de pagamentos provoca uma nova saída de financiamento e uma nova depreciação da taxa de câmbio que continua a acentuar-se. Por outras palavras, o regime associado ao crescimento liderado pelas exportações pode ser, e tem demonstrado ser, desestabilizador ao extremo.

A ideia de um crescimento liderado pelas exportações ficou desacreditada pela crise do capitalismo mundial entre guerras, quando a substituição de importações em grande escala ocorreu praticamente em todo o terceiro mundo, antes de reaparecer através do neoliberalismo; com o capitalismo mundial a enfrentar uma nova crise, uma mudança em relação a ela está mais uma vez na agenda.


Revisão Mensal não adere necessariamente a todas as opiniões transmitidas em artigos republicados no MR Online. Nosso objetivo é compartilhar uma variedade de perspectivas de esquerda que acreditamos que nossos leitores acharão interessantes ou úteis. —Eds.

Fonte: mronline.org

Deixe uma resposta