Versão para impressão, PDF e e-mail

Um milhão de pessoas saíram às ruas em 22 de Novembro, protestando contra os planos de expansão da mina Cobre Panamá.

por Federico Fuentes, Antonio Neto e José Cambra
Esquerda Verde, 5 de dezembro de 2023

O Supremo Tribunal do Panamá decidiu que o contrato assinado entre o Estado e a Minera Panamá para operar a mina Cobre Panamá é inconstitucional, após semanas de protestos em massa e sustentados exigindo o seu encerramento.

A Minera Panamá – uma subsidiária da transnacional First Quantum Minerals (FQM) – tem explorado a enorme mina de cobre e ouro a céu aberto no Corredor Biológico Mesoamericano, ecologicamente sensível, nos últimos 20 anos. Mas ao abrigo de um novo contrato aprovado pelo Congresso em Outubro, a Minera Panamá estava preparada para prolongar as suas operações naquele país por mais 20 anos, com poderes adicionais para expropriar terras próximas fora da sua concessão existente e desviar rios inteiros para uso privado.

Para saber mais sobre a revolta ambiental em massa que despejou uma transnacional mineira, Verde Esquerdade Frederico Fuentes and Revista Movimento’s Antonio Neto falei com José Cambraativista socialista e membro da Associação de Professores do Panamá (ASOPROF).


Você pode explicar o que desencadeou esses protestos?

A constituição panamenha proíbe a administração dos recursos naturais do Panamá por estados estrangeiros. A FQM é de propriedade de capitais do Canadá, Estados Unidos, Coreia do Sul e China. Não é apenas uma empresa privada estrangeira, é também parcialmente propriedade de capital destes estados estrangeiros.

Apesar disso, a empresa explorou cobre e outros minerais na mina sem pagar impostos entre 2017 e 2023. De acordo com os relatórios financeiros da FQM, a mina Cobre Panama foi responsável por 48% dos lucros globais da FQM.

A questão veio à tona em agosto, quando o governo apresentou um novo contrato à Assembleia dos Deputados. Sindicatos, advogados e ambientalistas responderam dizendo que o contrato tinha as mesmas falhas dos anteriores e que o Supremo Tribunal deveria declarar o governo por desacato porque o contrato era inconstitucional.

Em vez disso, o Congresso aprovou o contrato em 21 de outubro, após apenas três dias de discussão. Isto provocou uma explosão social num país já farto do preço exorbitante dos medicamentos, da falta de segurança social e do altíssimo custo de vida.

O Panamá sofreu mobilizações no ano passado que forçaram o governo a chegar a um acordo sobre algumas destas questões. Mas o governo não conseguiu cumpri-los. Então, o povo voltou às ruas.

Você poderia nos contar um pouco mais sobre as mobilizações do ano passado?

A intensidade destes protestos mais recentes pode ser explicada em grande parte pelo não cumprimento do acordo do ano passado. Em 2022, vimos as maiores mobilizações que este país já tinha visto até então. Por todo o país ocorreram manifestações, marchas e confrontos com a polícia exigindo redução do custo de medicamentos e alimentos.

Tudo isto resultou em negociações públicas entre o governo e as organizações que lideraram a luta. Exigimos que as negociações fossem transmitidas pela TV, o que foi espetacular. No final, a câmara empresarial pedia ao presidente que fechasse a transmissão porque todo o país estava ouvindo o debate, no qual a oligarquia era denunciada publicamente.

Grande parte da população acompanhou as negociações, algo que raramente se vê. De repente, as pessoas nas ruas estavam nos dizendo: “Ei, concordo com o que vocês estavam falando ontem, concordo que deveria ser assim”.

As mobilizações ocorreram todos os dias durante um mês. Embora não tenham sido tão grandes como as recentes, ocorreram grandes marchas na Cidade do Panamá — a maior cidade do Panamá — lideradas principalmente pelo sindicato dos professores, ASOPROF, e pelo sindicato dos trabalhadores da construção, SUNTRACS.

ASOPROF e SUNTRACS também desempenharam um papel importante nas últimas lutas. Você pode explicar por quê?

Sim isso está certo. Começamos a construir uma aliança de organizações populares no início do ano passado. Infelizmente, não conseguimos atrair todos para esta aliança, mas conseguimos envolver muitas outras organizações.

Esta aliança chama-se People United for Life Alliance (APUV). Envolve SUNTRACS, ASOPROF, movimentos comunitários, movimentos juvenis. É uma aliança muito forte, mas não é a única. Há também a Aliança Nacional pelos Direitos dos Povos Organizados (ANADEPO) e a Coordenação Nacional dos Povos Indígenas do Panamá (COONAPIP).

É importante notar que os povos das Primeiras Nações desempenharam um papel muito importante nestes protestos recentes, particularmente os Ngäbe que bloquearam durante todo o tempo a Rodovia Interamericana em direção à Costa Rica, fechando com sucesso uma das rodovias mais importantes do Panamá.

No que diz respeito ao meu sindicato, ASOPROF, realizámos assembleias de professores em cada região após a votação de 21 de Outubro, nas quais os membros votaram a favor de uma greve de 48 horas. Esta greve foi então prorrogada por mais 48 horas e no dia 30 de outubro declaramos greve por tempo indeterminado.

Em 3 de novembro, ficou claro que os protestos haviam atingido um novo nível. Houve bloqueios de estradas em todo o país, muito além do que vimos em 2022. Pessoas que nunca tínhamos encontrado em protestos, mas que estavam fartas da situação atual, saíram para bloquear ruas nos seus bairros.

Houve também apelos espontâneos nas redes sociais para marchas ao longo da Via Costeira na Cidade do Panamá, que a certa altura mobilizou um quarto de milhão de pessoas contra a mineração. Houve também protestos importantes por parte das comunidades que vivem nas áreas circundantes à mina. Consultados pelos deputados do Congresso, eles se disseram totalmente contra o projeto.

Tanto que os pescadores começaram a sabotar a mina, impedindo que os barcos saíssem da mina com minério ou entrassem com o carvão necessário para produzir eletricidade para a mina. Basicamente, eles forçaram o fechamento da mina. Em alguns casos, isto significou ter de confrontar a Força Naval do Panamá com cocktails molotov. Por isso, a população os considera heróis.

Em terra, as comunidades locais e os camionistas bloquearam as estradas que conduziam às minas, sabotando com sucesso a sua operação. Tudo isso foi uma incrível expressão de força.

É claro que por trás desta erupção de protestos estava o descontentamento com a escassez de água, os apagões de electricidade, a falta de empregos para os jovens e a corrupção e os privilégios dos políticos pró-patrões. Isto criou um terreno fértil para as maiores mobilizações que alguma vez vimos neste país, com cerca de 1 milhão de pessoas nas ruas em todo o país no dia 22 de Novembro.

O que vimos foi um movimento verdadeiramente autogerido, onde diferentes setores, por exemplo os pescadores, tomavam decisões com base no seu conhecimento local e as executavam com o apoio do resto do movimento. Vimos jovens organizando ações diretas e organizando guardas de autodefesa.

Houve uma ruptura entre a sociedade civil e a sociedade política. O nível de descontentamento político era tão elevado que não seria injusto caracterizá-lo como uma situação pré-revolucionária. Não houve vácuo de poder nem foram criados corpos permanentes de duplo poder. Mas as mobilizações foram tão fortes que actuaram como uma potência independente.

Como resultado de tudo isto, o Supremo Tribunal declarou o contrato da mina inconstitucional em 28 de Novembro. Os protestos também forçaram o ministro do comércio, que assinou o contrato, a demitir-se, e a aprovação no início de Novembro de uma lei de moratória mineira que suspendeu qualquer que mais concessões sejam concedidas.

Qual será o próximo passo para a luta?

Embora a luta fosse pelo encerramento da mina, reconhecemos que ainda existem cerca de 5.000 trabalhadores empregados na mina. Nossa proposta é que esses mesmos trabalhadores presidam o fechamento gradual da mina. Entendemos que a mina não pode ser encerrada imediatamente, que são necessárias medidas para uma reconversão segura e ecológica do local. Acreditamos que os trabalhadores devem permanecer nesse processo.

Também propusemos que fosse formada uma comissão envolvendo organizações de trabalhadores e populares, bem como ambientalistas com conhecimentos técnicos, para presidir este processo. Não somos a favor da nacionalização da mina, pois isso significaria que o Estado pagaria o processo de reconversão.

Em vez disso, a mineradora, responsável por ter contaminado o meio ambiente e que tirou tantos lucros do país, deveria arcar com os custos. Nosso slogan é: “Faça os poluidores pagarem”.

Fonte: climateandcapitalism.com

Deixe uma resposta