Um agricultor fertiliza mudas de arroz em campos localizados ao longo de uma rodovia em Pyongyang, Coreia do Norte, em 13 de junho de 2017. | Estrela da Manhã

A fome continua a ser um problema crónico na Ásia, com mais 55 milhões de pessoas subnutridas em 2022 do que antes da pandemia da COVID-19, afirma a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) na sua última avaliação da segurança alimentar na região.

A maioria das pessoas que vivem sem o suficiente para comer estão no Sul da Ásia e as mulheres tendem a ter menos segurança alimentar do que os homens, diz o relatório.

O estudo centra-se no abastecimento alimentar, no consumo e nas necessidades energéticas da dieta e foi concebido para captar um estado de privação crónica de energia que prejudica o crescimento e prejudica a produtividade e a qualidade de vida.

A percentagem de pessoas na região que sofrem deste tipo de subnutrição caiu para 8,4 por cento em 2022, face aos 8,8 por cento do ano anterior. Mas este número é superior aos 7,3% de pessoas que estavam subnutridas antes do início da pandemia do coronavírus, em 2020, o que levou algumas economias a uma crise e privou milhões de pessoas dos seus meios de subsistência.

As catástrofes naturais e as perturbações no abastecimento alimentar, muitas vezes associadas às alterações climáticas, agravaram essas pressões.

Os dados da FAO mostram a percentagem de pessoas na região que enfrentam uma insegurança alimentar moderada, que não têm certeza da sua capacidade de obter alimentos e que por vezes têm de comer menos ou alimentos mais pobres devido à falta de dinheiro, ou que sofrem de fome que coloca o seu bem-estar em risco. risco grave, ainda paira perto de 30 por cento para o mundo e acima de 25 por cento para a Ásia e o Pacífico.

O problema é pior para as mulheres: mais de uma em cada cinco mulheres na Ásia, excluindo a Ásia Oriental, enfrenta insegurança alimentar moderada ou grave.

As taxas são ligeiramente mais baixas para os homens na maioria das regiões, mas no Sul da Ásia a diferença aumenta para mais de 42 por cento para as mulheres e mais de 37 por cento para os homens.

Os preços mais elevados dos alimentos, combustíveis, fertilizantes e rações para o gado significam que o progresso estagnou depois que a pandemia reverteu uma tendência de longa data, iniciada no início da década de 2000, no sentido do alívio da fome.

É um problema global, agravado pelas interrupções no fornecimento de cereais, óleo comestível e fertilizantes, em parte devido à guerra na Ucrânia.

Em todo o mundo, o número de pessoas com acesso precário aos alimentos aumentou para quase 2,4 mil milhões em 2022, contra pouco mais de 1,6 mil milhões em 2015, afirma o relatório.

Em África, a ONU afirma que pelo menos três em cada quatro africanos não podem pagar uma dieta saudável devido a uma “crise alimentar sem precedentes”.

Mais de metade dos 735 milhões de pessoas que são alimentadas em todo o mundo vivem na Ásia-Pacífico, a maioria delas no Sul da Ásia.

Mas a Coreia do Norte tem a maior percentagem regional de pessoas subnutridas, diz o relatório, com cerca de 45 por cento, seguida pelo Afeganistão com 30 por cento.

A média mundial de subnutrição é de 9,2 por cento, enquanto nas ilhas do Pacífico da Oceânia, excluindo a Austrália e a Nova Zelândia, era de quase 21 por cento ou mais de uma em cada cinco pessoas.

No sul da Ásia, cerca de 16% das pessoas estão subnutridas, afirma o relatório.

Esperamos que você tenha gostado deste artigo. No Mundo das pessoas, acreditamos que as notícias e informações devem ser gratuitas e acessíveis a todos, mas precisamos da sua ajuda. Nosso jornalismo é livre de influência corporativa e de acesso pago porque contamos com total apoio do leitor. Só vocês, nossos leitores e apoiadores, tornam isso possível. Se você gosta de ler Mundo das pessoas e as histórias que trazemos para você, apoie nosso trabalho doando ou tornando-se um mantenedor mensal hoje mesmo. Obrigado!


CONTRIBUINTE

Estrela da Manhã


Fonte: www.peoplesworld.org

Deixe uma resposta