Sultan Al Jaber, CEO da Abu Dhabi National Oil Co., fala durante a Cúpula Mundial do Governo em Dubai, Emirados Árabes Unidos, 14 de fevereiro de 2023. | PA

Este ano, um sonho unido de um planeta mais limpo e mais fresco está a ser ameaçado pelas grandes empresas do petróleo e do gás. A COP28, sem dúvida a ONU e a cimeira ambiental mais importante do mundo, foi “abrangentemente capturada pelo lobby dos combustíveis fósseis para servir os seus interesses instalados”, advertiu a Amnistia Internacional. Notas internas vazadas por um denunciante justificaram seu alerta.

A Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas de 2023 será realizada em Expo City, Dubai, Emirados Árabes Unidos (EAU), entre 30 de novembro e 12 de dezembro. Uma iniciativa intergovernamental para limitar o aumento da temperatura global e reduzir as ramificações das alterações climáticas, a cimeira deste ano é suficientemente controversa dada a propensão dos EAU para a expansão do gás e do petróleo, mas foram expostos registos recentes que provam que a equipa da COP28 planeia explorar a conferência para promover ainda mais essa mesma agenda.

Acontece que o presidente da COP28, Al Jaber, também é CEO da Companhia Nacional de Petróleo de Abu Dhabi (ADNOC), que conversou recentemente com muitos líderes governamentais e empresariais, com o objetivo de usar a COP28 para aumentar as exportações de gás e petróleo da ADNOC.

Os planos são totalmente contra-intuitivos em relação ao Acordo de Paris de 2015, que visa reduzir o aquecimento da Terra para apenas 2,7 graus Fahrenheit acima das temperaturas da era pré-industrial. Para esse efeito, as emissões de gases com efeito de estufa teriam de ser limitadas antes de 2025, o mais tardar, e diminuir 43% até 2030.

Em meio à luta para conseguir isso, houve controvérsias anteriores nas mãos dos proponentes dos combustíveis fósseis, como a pressão do ex-presidente brasileiro Jair Bolsonaro em 2018 para contar duas vezes os créditos de carbono, algo que teria comprometido a integridade e o sucesso potencial do acordo. diretrizes. O que será feito no Dubai, contudo, torna essa agenda pálida em comparação.

Embora ainda não seja claro quantas reuniões da COP28 Al Jaber teve com governos estrangeiros, os briefings descobertos pelo Center for Climate Reporting (CCR) – e vistos pela BBC – indicam que ele discutiu interesses comerciais com mais de 30 nações. Um denunciante anónimo do CCR verificou a autenticidade dos planos, que o professor Michael Jacobs, especialista em política climática da Universidade de Sheffield, chamou de “extremamente hipócritas”.

“Os EAU”, observou ele, “são os guardiões de um processo das Nações Unidas que visa reduzir as emissões globais. E, no entanto, nas mesmas reuniões em que aparentemente tenta perseguir esse objetivo, está na verdade a tentar fazer acordos paralelos que aumentarão as emissões globais.”

Outros registos de reuniões e e-mails internos descobertos pelo CCR mostram que há muito pouca delimitação entre os assuntos da COP28 e os objectivos do ADNOC. Os funcionários da equipa COP28 notaram a política de Al Jaber de que os pontos de discussão do ADNOC sejam sempre incluídos na discussão da cimeira.

Vazamentos contradizem negações

A equipa negou as acusações, mas as fugas de informação contradizem tais afirmações, tal como os pontos de discussão de reuniões com responsáveis ​​da Arábia Saudita, Senegal e Venezuela, que tentam justificar os planos com a afirmação do ADNOC de que “não há conflito entre o desenvolvimento sustentável de recursos naturais e o seu compromisso com as alterações climáticas.”

Outros países envolvidos nos pontos de discussão de Al Jaber incluem Moçambique, Canadá e Austrália, que veriam oportunidades de “gás natural liquefeito” avaliadas. A Colômbia, entretanto, encontraria apoio imediato do ADNOC para o seu próprio desenvolvimento de combustíveis fósseis, indicavam os documentos. Os pontos de discussão para outros países incluíram China, Alemanha e Egito.

De acordo com um editorial do Morning Star, um jornal diário britânico, este tipo de acções são “tão previsíveis quanto simbólicas. Previsível porque por que outra razão esta monarquia despótica do Golfo, cuja enorme riqueza deriva inteiramente das suas vastas reservas de petróleo, procuraria acolher a COP28, a não ser para fazer uma lavagem verde a um modelo económico totalmente dependente da contínua extracção de combustíveis fósseis?

“Simbólico porque a conduta vergonhosa dos EAU não está em desacordo com a abordagem mais ampla dos governos ocidentais, que entregam a gestão de uma ‘transição justa’ às próprias empresas que mais lucram com o status quo.”

Kaisa Kosonen, coordenadora de políticas internacionais do Greenpeace, comentou: “Se as alegações forem verdadeiras, isto é um verdadeiro escândalo. O líder da cimeira sobre o clima deve concentrar-se na promoção de soluções climáticas de forma imparcial e não em acordos de bastidores que estão a alimentar a crise. Este é exactamente o tipo de conflito de interesses que temíamos quando o CEO de uma empresa petrolífera foi nomeado para o cargo. A COP é uma oportunidade para garantir a nossa sobrevivência, e não para fechar acordos comerciais que alimentam a crise.”

Uma investigação realizada no início de Novembro pela Agence France-Presse (AFP) revelou ainda uma “narrativa de transição energética” elaborada para a equipa da COP28 pela empresa de consultoria McKinsey & Company; descreve uma redução no uso de petróleo em apenas metade nos próximos 25 anos. “Em média, espera-se que ainda sejam utilizados 40-50 milhões de barris de petróleo por dia até 2050”, afirma o documento descoberto. O cenário energético da McKinsey, disse a AFP, “parece ter sido escrito pela indústria petrolífera para a indústria petrolífera”.

Um antigo consultor da empresa revelou à AFP que a McKinsey “serve os maiores poluidores do mundo”, colocando-a completamente em desacordo com a missão da COP28. “A empresa é melhor compreendida como possivelmente a empresa de consultoria de petróleo e gás mais poderosa do planeta, posicionando-se como uma empresa de sustentabilidade, aconselhando clientes poluidores sobre qualquer oportunidade de preservar o status quo.”

Entretanto, outros documentos foram posteriormente obtidos pela CCR que são igualmente escandalosos; eles revelaram que os Emirados Árabes Unidos apoiam os planos da Arábia Saudita para um Programa de Sustentabilidade do Desenvolvimento do Petróleo (ODSP), que envolveu também a colaboração de combustíveis fósseis com nações africanas e asiáticas. O CCR afirmou: “A investigação obteve informações detalhadas sobre os planos para aumentar a utilização de carros, autocarros e aviões movidos a combustíveis fósseis em África e noutros lugares, à medida que os países ricos mudam cada vez mais para energias limpas.

Quer acelerar viagens aéreas supersônicas

“O ODSP planeia acelerar o desenvolvimento das viagens aéreas supersónicas, que utiliza três vezes mais combustível de aviação do que os aviões convencionais, e estabelecer parceria com um fabricante de automóveis para produzir um veículo com motor de combustão barato. Outros planos promovem navios a motor, que utilizam óleo combustível pesado ou gás poluente para fornecer eletricidade às comunidades costeiras.”

Mohammed Adow, chefe da PowerShift África, observou: “O governo saudita é como um traficante de drogas que tenta fisgar África no seu produto nocivo. O resto do mundo está a afastar-se dos combustíveis fósseis sujos e poluentes e a Arábia Saudita está a ficar desesperada por mais clientes e a voltar a sua atenção para África. É repulsivo.”

A ministra dos Negócios Estrangeiros da Alemanha, Annalena Baerbock, líder do Partido Verde daquele país, afirmou que devemos “realmente fazer um balanço do que alcançámos e das metas que nos propusemos. Temos de abandonar os combustíveis fósseis, temos de reduzir drasticamente as emissões. Não se trata mais de visões. Trata-se de finalmente cumprir as promessas que assumimos.”

Bill McKibben, ambientalista e líder da 350.org, concluiu: “É difícil imaginar algo mais sistemicamente maligno do que esta onda de propostas das empresas petrolíferas e dos países petrolíferos para continuar a destruir o planeta; é semelhante à forma como as empresas tabaqueiras, enfrentando perdas legais nos EUA, se voltaram para expandir os seus mercados na Ásia. Mas desta vez o fumo passivo vai matar-nos a todos.”

Esperamos que você tenha gostado deste artigo. No Mundo das pessoas, acreditamos que as notícias e informações devem ser gratuitas e acessíveis a todos, mas precisamos da sua ajuda. Nosso jornalismo é livre de influência corporativa e de acesso pago porque contamos com total apoio do leitor. Só vocês, nossos leitores e apoiadores, tornam isso possível. Se você gosta de ler Mundo das pessoas e as histórias que trazemos para você, apoie nosso trabalho doando ou tornando-se um mantenedor mensal hoje mesmo. Obrigado!


CONTRIBUINTE

Blake Skylar


Fonte: www.peoplesworld.org

Deixe uma resposta