Anne Frank esteve escondida do terror fascista em Amsterdã de 1942 até 4 de agosto de 1944. Seu diário é talvez o diário mais famoso do mundo moderno. Na manhã de 4 de agosto de 1944, Anne foi presa pela potência ocupante. Por estarem escondidos, foram considerados criminosos e acabaram enviados para Auschwitz. Anne Frank era judia.

|  Ana Frank |  RM on-lineAnne morreu provavelmente em março de 1945, não se sabe ao certo. Nem a causa real de sua morte é conhecida; acredita-se que tenha sido por causa do frio; Eu gostaria de poder dizer que ela morreu de amor. Mas não foi esse o caso. Apesar do horror, a Anne, com os 16 anos com que morreu, não faltou amor. “Quero ser útil ou levar alegria a todas as pessoas, mesmo àquelas que nunca conheci. Quero continuar vivendo mesmo depois da minha morte”, escreveu ela na quarta-feira, 5 de agosto de 1944.

Em dezembro de 2022, um adolescente de 16 anos, Al-Rimawi, foi baleado duas vezes nas costas na Palestina. O primeiro passou pelo peito, o segundo pelo abdômen. Segundo o exército da potência ocupante, os soldados dispararam contra “suspeitos” atiradores de pedras e picharam um carro. No domingo seguinte, Jana Zakarneh, de 16 anos, foi morta por soldados israelenses na Cisjordânia. Jana e sua família estavam escondidas em sua casa no meio de um ataque do exército israelense que disparava contra telhados de edifícios. A certa altura, conta o tio, Jana foi até o telhado para ver se algum familiar havia se ferido. Lá ela foi encontrada assassinada, na mesma idade em que Anne Frank morreu. Segundo o tio, a adolescente levou quatro tiros, dois no rosto, um no ombro e um quarto no pescoço. Segundo o Ministro da Defesa da potência ocupante, tudo teria sido um acidente “se ela não estivesse realmente envolvida com terrorismo”. Quero dizer, como Anne anos atrás, talvez esconder-se do terror faça de você um criminoso.

|  foto notícias Xinhua |  RM on-line|  foto notícias Xinhua |  RM on-line

foto: notícias da Xinhua

Quantas Anne Frank morreram na Palestina?

Em novembro de 1940, os nazistas estabelecem o gueto de Varsóvia. Estava tão superlotado que havia em média 9,2 pessoas por quarto. Mal havia o suficiente para sobreviver face à escassez de água e alimentos. Antes da Segunda Guerra Mundial, os judeus viviam nos distritos comerciais de Varsóvia. Os invasores nazistas bombardearam violentamente os bairros judeus da cidade, matando cerca de 30.000 judeus.

Após a ocupação, os judeus foram confinados à força em guetos. O gueto de Varsóvia era o maior. O gueto era cercado por muros e cercas de arame farpado. Quem saiu do local sem autorização foi baleado na hora. Na tentativa de matar de fome os residentes do gueto, os nazistas reduziram a entrada de alimentos no gueto. As prisões foram feitas e os capturados foram levados para campos de concentração onde foram assassinados.

Em 18 de janeiro de 1943, os judeus do gueto pegaram em armas. Os judeus conseguiram levar armas para o gueto em pequenos grupos e prepararam-se para a resistência. Os insurgentes ganharam o controle do local e montaram barricadas. Em 19 de abril, três meses após a heróica resistência, ocorreu o ataque final das tropas fascistas. Num mês assassinaram 13.000 judeus, cerca de metade deles queimados vivos. Sabendo que a vitória era impossível, os judeus lutaram até a morte. Eles não pediram trégua. Eles eram heróis para seu povo.

Os sionistas dizem que não compreendem porque é que os palestinianos pegam em armas e que a sua insurreição é terrorismo. Deixe-os ler sua própria história. Onde diz que Ana colocou Jana. Onde diz que os judeus colocaram os palestinos, onde diz que Varsóvia colocou Gaza e onde diz que os nazistas colocaram os sionistas. Talvez então eles entendam.

Fonte: tradução do Granma Resumo Latinoamericano – Inglês


Revisão Mensal não adere necessariamente a todas as opiniões transmitidas em artigos republicados no MR Online. Nosso objetivo é compartilhar uma variedade de perspectivas de esquerda que acreditamos que nossos leitores acharão interessantes ou úteis. —Eds.

Fonte: mronline.org

Deixe uma resposta