Jornalista cubana se reúne com defensores do fim do bloqueio dos EUA em Washington DC | Jamal Rich/PW

WASHINGTON—As décadas de embargo dos EUA a Cuba, mais as recentes proibições adicionadas—para satisfazer grupos políticos domésticos—significam “É realmente difícil imaginar um país sem sanções”, observou a jornalista investigativa e cineasta cubana Liz Oliva Fernandez.

Mas ela está tentando, tanto respondendo a perguntas quanto em seus documentários.

“O povo de Cuba está muito chateado” com o embargo, que sucessivas administrações e Congressos dos Estados Unidos impuseram desde 1959. “Como você pode explicar ao Congresso, ou em Washington, DC, que as sanções tornaram a vida mais difícil?” para todos os cubanos.

“Eles falam sobre as pessoas, mas não sobre os problemas”, diz ela sobre os funcionários federais dos EUA.

Fernández levou essa mensagem a Washington, na primeira de três aparições na capital dos EUA em uma semana, falando a um pequeno grupo de ativistas, além de dois altos funcionários da Embaixada de Cuba, em 24 de abril.

Seu objetivo, como o dos grupos americanos que fazem lobby sobre o assunto, é levantar o embargo, restaurar as relações diplomáticas normais e fazer com que o Departamento de Estado dos EUA remova Cuba de sua lista de “estados patrocinadores do terrorismo”.

Ela também está aparecendo duas vezes em Baltimore como parte de sua turnê pela Costa Leste para promover seus últimos documentários. O capítulo DC da CPUSA está hospedando sua sessão de 26 de abril no bairro fortemente migrante de Adams-Morgan da cidade.

Sua viagem culminará com a participação em um painel de discussão em 29 de abril no fórum de dia inteiro organizado pela American University em DC sobre repensar as relações EUA-América Latina e eliminar o imperialismo dos EUA na região.

“As pessoas nos Estados Unidos simplesmente não sabem” sobre o impacto do embargo na vida cotidiana dos cubanos, diz Fernández. “Temos um grande trabalho” a fazer explicando o problema. “Mas temos confiança suficiente para enfrentar o poder mais poderoso que já vimos.”

Ainda assim, não será fácil, alertou Fernández.

Uma razão, ela acrescenta, é a dieta de “propaganda anticubana” que o governo dos Estados Unidos emite constantemente do Congresso, da Casa Branca e por meio da transmissão internacional.

O embargo responde à influência eleitoral dos exilados cubanos emigrados, membros da classe capitalista e exploradora da ilha, que fugiram para o sul da Flórida depois que Fidel Castro liderou a bem-sucedida revolução de 1959 contra sua influência e o controle dos bastidores dos EUA na república da ilha.

Os republicanos do Congresso, além do ex-ocupante do Salão Oval Donald Trump, lideraram a longa cruzada pelo embargo, projetada para usar a pressão econômica para derrubar o governo cubano e restaurar os privilégios dos capitalistas emigrados que fugiram.

Trump impôs 243 sanções adicionais. Buscando obter votos – sem sucesso – dos intensamente direitistas do sul da Flórida, o presidente democrata Joe Biden os manteve.

Fernández usou uma história de sua mãe, médica e cirurgiã, como exemplo de como o embargo atingiu e prejudicou o povo cubano. O sistema médico cubano é conhecido por seu treinamento de novos médicos, sua pesquisa avançada e por enviar equipes de médicos a países em desenvolvimento quando ocorre um desastre.

Mas os médicos não podem trabalhar sem medicamentos e, embora sua mãe queira tratar todos os pacientes que a procuram com câncer de próstata, Cuba não produz o suficiente dos medicamentos necessários.

As principais fontes para eles são as grandes empresas farmacêuticas dos Estados Unidos e do Reino Unido – e o embargo impede que esses medicamentos entrem em Cuba.

Como resultado, sua mãe teve que fazer a escolha angustiante de “quem iria contrair e quem não iria” de medicamentos para o tratamento do câncer de próstata. “E quem sobreviveria.”

As sanções médicas se estenderam até às vacinas contra o coronavírus (Covid-19), disse ela. “Não podíamos comprar o medicamento”, explicou Fernández.

Como outros medicamentos, os principais fabricantes de vacinas anti-Covid estão nos EUA e na Grã-Bretanha. Além disso, as empresas farmacêuticas de outros países também se esquivaram, por medo de serem impedidas de exportar para os EUA, seu maior mercado.

A sessão de DC começou com a exibição de um dos documentários de Fernández, uma entrevista com Elian Gonzalez, agora membro da Assembleia Nacional de Cuba, que primeiro se tornou famoso como objeto de uma disputa internacional e intrafamiliar.

Apesar dos protestos e resistência do resto de sua família, a mãe de Gonzalez o levou em um barco de refugiados no final de 1999. Ele afundou em Fort Lauderdale, Flórida, e sua mãe se afogou. González sobreviveu.

Seguiu-se um cabo de guerra sobre se Gonzalez, então com 5 anos, deveria ser devolvido a Cuba – como seu pai exigia – ou não. Em 2000, depois que as tentativas da direita de mantê-lo nos Estados Unidos falharam, Gonzalez foi devolvido a Cuba.

Fernández o entrevistou para o documentário, e González explicou por que decidiu ficar em Cuba, onde trabalha como engenheiro.

“Decidi ficar porque seria um covarde se saísse para migrar”, disse ele. “Temos que tentar fazer tudo o que pudermos para trazer prosperidade ao nosso país. É difícil de construir, com todas as sanções.

“Estou feliz por estar em Cuba. Sei como lutamos e quantos problemas temos – e que tudo isso é feito pelo governo dos Estados Unidos.”

O impacto do embargo em Cuba também é desigual, admite Fernández, explicando que “depende do gênero, classe e raça”. Dos 11 milhões de cubanos, estima-se que um quinto seja afro-cubano.

A única exceção ao embargo ocorreu durante a administração do presidente democrata Barack Obama. Ele afrouxou muitas das restrições, suspendendo a proibição de viagens diretas dos EUA para Cuba, permitindo transferências monetárias entre cubanos americanos e suas famílias e parentes na ilha e permitindo algumas exportações dos EUA.

Ironicamente, as exportações agrícolas permitidas por Obama responderam não apenas às necessidades cubanas, mas também à demanda dos agricultores americanos, especialmente do Sul, que veem Cuba como um mercado adicional para seus produtos. Isso levou a resoluções municipais e estaduais ao Congresso, incluindo uma em 2016 na legislatura do Alabama.

Então, os produtores de ovos do Alabama observaram que Cuba importa 80% de seus alimentos, incluindo ovos – e as fazendas do Alabama produzem um excedente de ovos.

Os conselhos municipais de Baltimore, Chicago, Cleveland, Detroit, San Francisco e 20 outras grandes cidades também exigem o fim do embargo, disse o governador de Nova York Notícias de Amsterdã relatórios.

Outro está pendente em DC, agendado provisoriamente para debate e votação em 2 de maio. E 17 membros do conselho da cidade de Nova York co-patrocinaram resoluções anti-embargo.

Essas resoluções, no entanto, encontraram uma parede de tijolos no Capitólio, devido à influência eleitoral dos cubanos do sul da Flórida, incluindo alguns, como os irmãos Fanjul, produtores de cana-de-açúcar, que são grandes doadores do Partido Republicano. Isso deixa Fernández realista.

“Não consigo imaginar que a política em relação a Cuba vá mudar em um futuro próximo”, diz ela.

Esperamos que você tenha apreciado este artigo. Antes de ir, por favor, apoie o grande jornalismo da classe trabalhadora e pró-pessoas doando para o People’s World.

Não somos neutros. Nossa missão é ser a voz da verdade, da democracia, do meio ambiente e do socialismo. Acreditamos nas pessoas antes dos lucros. Então, tomamos partido. Seu!

Somos parte da mídia pró-democracia que contesta o vasto ecossistema de propaganda da mídia de direita, fazendo lavagem cerebral em dezenas de milhões e colocando a democracia em risco.

Nosso jornalismo é livre de influência corporativa e paywalls porque somos totalmente apoiados pelo leitor. No People’s World, acreditamos que notícias e informações devem ser gratuitas e acessíveis a todos.

Mas precisamos da sua ajuda. É preciso dinheiro – muito dinheiro – para produzir e cobrir histórias exclusivas que você vê em nossas páginas. Somente vocês, nossos leitores e apoiadores, tornam isso possível. Se você gosta de ler o People’s World e as histórias que trazemos para você, apoie nosso trabalho doando ou tornando-se um apoiador mensal hoje.


CONTRIBUINTE

Mark Gruenberg


Fonte: www.peoplesworld.org

Deixe uma resposta