A Railroad Workers United (RWU) condena as práticas perigosas e historicamente inseguras dos transportadores ferroviários de Classe 1 que resultaram nesta catástrofe que afetará a comunidade de East Palestine Ohio por muitos anos, se não para sempre. As causas desse naufrágio são as mesmas que foram apontadas repetidamente, associadas ao modelo operacional iniciado por fundos de hedge conhecido como “Precision Scheduled Railroading” (PSR). Mas práticas arriscadas, como trens cada vez mais longos e pesados, precedem até o PSR. O trem que naufragou é um exemplo, com 9.300 pés de comprimento e 18.000 toneladas. Outras características da ferrovia moderna incluem cortes profundos nos funcionários de manutenção e operação, atendimento ao cliente ruim, manutenção adiada para material rodante e infraestrutura, longas horas de trabalho e fadiga crônica, treinamento no local de trabalho limitado e alta rotatividade de funcionários.

O trem Norfolk Southern NS 32N com 150 vagões no manifesto descarrilou em 3 de fevereiro às 20h55. Consistia em 3 locomotivas 141 cargas e 9 vazias. O trem tinha uma tripulação de 3 pessoas no momento do naufrágio, composta por um Engenheiro, um Maestro e um Maestro Estagiário. 20 de seus vagões carregados foram considerados perigosos pela ferrovia. 10 desses carros perigosos estavam envolvidos no engavetamento de 50 carros. Desses 10, 5 carros continham cloreto de vinila, todos danificados e/ou queimados, com um deles vazando para aliviar a pressão explosiva.

Neste momento, a causa imediata do naufrágio parece ter sido um 19º falha mecânica estilo século do eixo em um dos carros – um rolamento superaquecido – levando ao descarrilamento e, em seguida, fazendo os carros caírem. Não tem jeito no 21st século, exceto por uma combinação de incompetência e desrespeito à segurança pública, que tal defeito ainda esteja ameaçando nossas comunidades.

40% do peso do NS 32N foi agrupado no terço traseiro do trem, o que sempre foi uma prática ruim e tornou-se mais perigoso com trens mais pesados. Este fato quase certamente tornou o naufrágio dinamicamente pior. Mas, cada vez mais, os transportadores movidos pela PSR, levados a cortar custos e tempo de tripulação por todos os meios necessários, cortam custos e deixam as equipes e o público em risco.

A tripulação conseguiu desacoplar as locomotivas e colocá-las em segurança, evitando uma tragédia ainda maior. Isso não teria sido possível sob os vários esquemas de gerenciamento agora propostos para operar tais trens com tripulações individuais. Além disso, como o Trem 32N transportava a tripulação padrão de dois ou mais trabalhadores, eles puderam tomar imediatamente as medidas de emergência necessárias para garantir uma resposta segura e eficaz.

O imperativo do lucro de curto prazo, o chamado “culto do Índice Operacional” – da NS e das outras ferrovias de Classe 1 – tornou o corte de custos, funcionários, procedimentos e recursos a principal prioridade. Nesse caso, a NS e as demais transportadoras eliminaram muitas das posições e localizações mecânicas críticas necessárias para garantir a proteção contra esses tipos de falhas. Simultaneamente, eles solicitam regularmente aos reguladores da Administração Ferroviária Federal a isenção de manutenções e inspeções historicamente exigidas.

O naufrágio do Trem 32N levou anos para acontecer. Que outros desastres de trem nos aguardam ainda está para ser visto. Mas dado o modus operandi dos transportadores ferroviários Classe Um, podemos sem dúvida esperar futuros desastres desta natureza.


Para mais informações por favor entre em contato:

WASHINGTON, DC—RWU Representante Especial de Segurança Fritz Edler 202-494-3848 [email protected]

LAS VEGAS, NV—Secretário Geral da RWU Jason Doering 202-480-0587 [email protected]

DES MOINES, IA—RWU Co-presidente Ross Grooters 515-689-3229 [email protected]

SPARKS, NV—RWU Co-presidente Gabe Christensen 775-682-0889 [email protected]

RENO, NV—RWU Organizador Ron Kaminkow 608-358-5771 [email protected]

ATLANTA, GA—RWU Tesoureiro Hugh Sawyer 404-290-1961 [email protected]

POCATELLO, ID—RWU Steering Committee Member Paul Lindsey 208-317-7379 [email protected]

CHICAGO, IL—RWU Editor do boletim informativo Mark Burrows 773-486-7001 [email protected]

MILWAUKEE, WI—RWU Steering Committee Suplente JP Johnson 406-491-1791 [email protected]

CHICAGO, IL—Membro da RWU Marilee Taylor 773-405-5246 [email protected]

FORT MADISON, IA—Membro do RWU Jeff Kurtz 319-470-9990 [email protected]

SPARKS, NV—Membro RWU Matt Parker 775-772-3675 [email protected]

TOLEDO, OH—Membro RWU Matt Weaver 248-986-6079 [email protected]

BOSTON, MA—Membro da RWU Nick Wurst 508-335-8633 [email protected]


Revisão Mensal não adere necessariamente a todas as opiniões transmitidas em artigos republicados no MR Online. Nosso objetivo é compartilhar uma variedade de perspectivas de esquerda que achamos que nossos leitores acharão interessantes ou úteis. —Eds.

Fonte: mronline.org

Deixe uma resposta