Pessoas assistem a uma manifestação de apoio ao ‘Manifesto pela Paz’ em Berlim, sábado, Alemanha, 25 de fevereiro de 2023. | PA

Milhares de pessoas protestaram em Berlim neste fim de semana para condenar o fornecimento de armas da Alemanha à Ucrânia e pedir negociações de paz para acabar com a guerra de um ano. Os organizadores afirmaram que cerca de 50.000 pessoas participaram do protesto no icônico Portão de Brandemburgo, em Berlim, embora a polícia tenha estimado a multidão em 13.000.

Os organizadores foram criticados por alguns antes do protesto por supostamente subestimar o direito da Ucrânia de defender seu território da agressão russa e por não se distanciarem de extremistas políticos de extrema direita e extrema esquerda, onde as opiniões pró-Rússia são comuns.

Um dos organizadores, o legislador da oposição Sahra Wagenknecht, do partido A Esquerda (Die Linke), disse aos manifestantes que não havia lugar para direitistas e neonazistas no comício, mas qualquer pessoa que quisesse a paz “com um coração honesto” era bem-vinda. .

A manifestação também promoveu um “manifesto de paz” publicado pela organização uma semana antes, exigindo o fim das exportações militares para a Ucrânia e pedindo negociações entre Kiev e Moscou. Cerca de 670.000 alemães assinaram o manifesto no domingo.

Alguns na manifestação carregavam faixas com slogans como “Americanos vão para casa” – refletindo um crescente sentimento antiamericano na Alemanha. Um grupo de manifestantes carregava o logotipo de uma revista de extrema direita, enquanto outros agitavam bandeiras russas.

Histórias relacionadas:

> China pede cessar-fogo na Ucrânia e emite plano de paz de 12 pontos

> Corporações de armas britânicas correm para estabelecer fábricas de armas na Ucrânia

> Negociações de paz sobre a guerra na Ucrânia são improváveis ​​em breve

Os manifestantes zombaram sempre que os oradores mencionaram o nome da ministra das Relações Exteriores da Alemanha, Annalena Baerbock, que apoiou fortemente a entrega de armas à Ucrânia e chegou a sugerir que a Alemanha estava em guerra com a Rússia.

Depois de relatos de que algumas organizações de direita apareceram no comício para apoiar explicitamente Vladimir Putin e a invasão da Ucrânia, o principal organizador do comício, Sahra Wagenknecht, do partido Esquerda, disse aos manifestantes que não havia lugar para neonazistas no comício. mas qualquer um que desejasse a paz ‘com um coração honesto’ era bem-vindo. | Captura de tela via DW TV

Outros líderes alemães foram forçados a recuar nos comentários de Baerbock, insistindo que, embora a Alemanha fornecesse equipamento militar à Ucrânia, o país não estava em confronto direto com a Rússia.

Um dos manifestantes, Konstantin Schneider, um acadêmico de Berlim, disse entender que os países da Europa Oriental têm medo da Rússia.

“Claro [Russian President Vladimir] Putin é um idiota por atacar a Ucrânia”, disse ele. “Mas ainda precisamos encontrar novas soluções [to the war] em vez de dizer abertamente que não há nada para negociar.”

Houve várias pequenas contramanifestações. Na sexta-feira, cerca de 10.000 pessoas fizeram um protesto no mesmo local em apoio à Ucrânia.

O chanceler alemão, Olaf Scholz, disse em uma recente entrevista na televisão que não vê perspectiva de negociações de paz no momento.

“Precisamos entender que o presidente russo atualmente aceita apenas uma forma de negociação, que é aquela [Ukraine] capitula incondicionalmente e atinge todos os seus objetivos”, disse Scholz à emissora pública ZDF.

Estrela da Manhã


CONTRIBUINTE

Roger McKenzie


Fonte: www.peoplesworld.org

Deixe uma resposta