O Brasil é o maior produtor mundial de café, produzindo cerca de um terço da oferta global.

O café é uma das bebidas mais consumidas no mundo, com cerca de dois bilhões de xícaras consumidas todos os dias.

Para reconhecer o trabalho de milhões de cafeicultores, produtores e baristas de todo o mundo, todos os anos, no dia 1º de outubro, o mundo celebra o Dia Internacional do Café.

O tema deste ano é “promover o direito a um ambiente de trabalho seguro e saudável na cadeia de abastecimento do café”.

Nesta série de infográficos, a Al Jazeera apresenta visualmente o processo de produção do café, descreve os vários tipos de café e mostra os principais países produtores de café em todo o mundo.

Como o café é produzido?

Acredita-se que o consumo de café tenha suas origens remontando ao século IX, na região que hoje é a Etiópia, na África Oriental, onde os cafeeiros silvestres cresciam naturalmente.

A bebida revigorante espalhou-se então por outras regiões da Península Arábica, como o Iémen e, no século XV, os métodos de cultivo e preparação do café desenvolveram-se para se tornarem parte integrante da cultura.

O comércio do café expandiu-se por todo o Médio Oriente e chegou à Europa no século XVII através de rotas comerciais através da Itália.

Embora possam se assemelhar a grãos, os “grãos de café” são na verdade as sementes do fruto do café que são encontradas aos pares dentro de uma cereja vermelha de café. Demora cerca de três a quatro anos para uma planta de café dar a sua primeira colheita.

O infográfico abaixo detalha o processo de produção do café:

(Al Jazeera)

Quais são os diferentes tipos de café?

Existem dois tipos principais de grãos de café utilizados na produção comercial de café – Arábica e Robusta.

Arábica é a forma de grão de café mais consumida, representando entre 60 a 70 por cento da produção global de café. O Arábica é conhecido pelas suas propriedades aromáticas finas e suaves e é geralmente considerado um grão de café de qualidade superior em comparação com o café Robusta.

Robusta é conhecido por seu sabor ousado, forte e muitas vezes amargo. Os grãos Robusta têm maior teor de cafeína em comparação com os Arábica e geralmente são mais baratos de cultivar. Robusta tem esse nome devido às suas propriedades robustas e resistência à deterioração, o que o torna ideal para uso em cafés solúveis.

INTERATICE_COFFEE_TYPES_Oct_1_2023
(Al Jazeera)

Os principais países produtores de café

Em 2020, o mundo produziu cerca de 10,7 milhões de toneladas métricas de grãos de café, de acordo com a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura.

O Brasil é o maior produtor mundial de café, produzindo cerca de um terço (3,7 milhões de toneladas) da produção global. A vasta e diversificada paisagem do país sul-americano proporciona um ambiente ideal para o cultivo do café, permitindo o cultivo de variedades de café Arábica e Robusta.

O Vietname, com 1,8 milhões de toneladas, é o segundo maior produtor mundial de café, seguido pela Colômbia (830 mil toneladas), Indonésia (770 mil toneladas) e Etiópia (580 mil toneladas).

Combinados, estes cinco países respondem por quase 75% da produção mundial de café.

A animação abaixo mostra os principais países produtores de café em 2000-2020.

Fonte: www.aljazeera.com

Deixe uma resposta