À esquerda, Yaroslav Hunka, de 98 anos, um veterano das SS de Hitler, retribui a saudação do presidente ucraniano Volodymyr Zelensky no Parlamento canadense na sexta-feira. Ao lado de Zelensky, juntando-se à ovação de pé por Hunka, estão o primeiro-ministro Justin Trudeau e a vice-primeira-ministra Chrystia Freeland. | Captura de tela / AP

TORONTO – O establishment político canadense está em modo de controle de danos depois que parlamentares – liderados pelo primeiro-ministro Justin Trudeau e pelo presidente ucraniano Volodymyr Zelensky – se juntaram a uma ovação de pé para um membro das SS de Hitler no plenário da Câmara dos Comuns na sexta-feira.

Enfrentando a condenação de grupos judaicos, o presidente da Câmara, Anthony Rota, apresentou um pedido de desculpas no domingo por ter apresentado o ucraniano-canadense Yaroslav Hunka, de 98 anos, como um “herói que lutou pela independência da Ucrânia da Rússia durante a Segunda Guerra Mundial”.

Rota agradeceu a Hunka “por todo o seu serviço”, enquanto Trudeau e a maioria dos deputados se levantaram, sorrindo e aplaudindo. Zelensky ergueu o punho cerrado em saudação ao veterano da SS.

O incidente foi inicialmente ignorado pela grande mídia, com a única menção sendo uma referência a Hunka na legenda de uma foto da Associated Press em uma história sobre a visita de Zelensky ao Canadá. A situação explodiu rapidamente online, no entanto, quando as pessoas apontaram quem era Hunka e a verdadeira natureza de sua unidade militar.

Amplamente conhecida por gerir o sistema de campos de concentração, a SS também tinha uma secção que recrutava pessoas de países conquistados para se juntarem à causa fascista. Depois que a Alemanha invadiu a União Soviética em 1941, Hunka tornou-se um deles, cooperando com os nazistas contra sua terra natal. Ele lutou contra o Exército Vermelho como membro da 14ª Divisão de Granadeiros Waffen SS “Galicia”. Hunka até publicou fotos suas em seu uniforme da SS.

A Divisão da Galiza participou na campanha nazista de assassinato e destruição na Europa Oriental. Participou em execuções em massa de ucranianos, polacos, judeus de várias nacionalidades e outros e também ajudou as SS a reprimir a revolta dos judeus no Gueto de Varsóvia.

Os registos históricos mostram que também esteve activo na execução de outros assassinatos em massa, muitas vezes sob o pretexto de campanhas “anti-partidárias”. “Partidários” é o nome dado aos comunistas e outros guerrilheiros que resistiram ao domínio nazista atrás das linhas de frente. Os detalhes da participação pessoal de Hunka em qualquer uma dessas atrocidades, se houver, ainda não são conhecidos.

Uma foto postada online por Yarsolav Hunka em 2010. Aqui, ele é visto em seu uniforme nazista da SS. Sua legenda: ‘Caras da minha aldeia Urman, distrito de Berezhan. Eu fico no meio.

O professor Ivan Katchanovski, cientista político da Universidade de Ottawa que estudou a unidade SS da Galiza e está a escrever um livro sobre a guerra na Ucrânia, classificou a decisão de homenagear Hunka como “além da compreensão”.

Ele lembrou o uso da “desnazificação” pelo presidente Vladimir Putin como uma das justificativas para a invasão da Ucrânia pela Rússia em 2022 e disse que Trudeau e Zelensky homenageando um conhecido combatente fascista certamente seriam usados ​​como evidência para justificar a guerra. “Isso será usado pela Rússia”, disse Katchanovski.

Na segunda-feira, o Kremlin já classificava o incidente como “ultrajante” e o embaixador russo em Ottawa disse que exigiria uma explicação de Trudeau.

A investigação de Katchanovski mostra que esforços para encobrir a reputação da unidade SS Galicia têm estado em curso desde o final da Segunda Guerra Mundial. A 14ª Divisão de Granadeiros Waffen SS, da qual Hunka era membro, foi renomeada como “Primeira Divisão Ucraniana” depois de 1945, como parte de um esforço para encobrir os seus laços nazis e retratar os seus membros como lutando para proteger a Ucrânia de uma invasão russa.

Contudo, a Ucrânia fazia parte da URSS, pelo que a única “invasão” da Rússia naquela altura foi o regresso das tropas do Exército Vermelho que lutavam para expulsar a Alemanha nazi da Ucrânia soviética.

O problema fascista ucraniano do Canadá

Após a guerra, cerca de 600 membros da Divisão da Galiza foram autorizados a imigrar para o Canadá, uma decisão do governo que há muito é fonte de controvérsia. O primeiro-ministro conservador Brian Mulroney foi mesmo forçado a estabelecer uma comissão na década de 1980 para determinar se o Canadá era um refúgio para criminosos de guerra, mas o órgão rapidamente encerrou o seu negócio simplesmente dizendo que os membros da Divisão SS Galicia eram examinados individualmente antes da admissão.

Com o elogio de Hunka, no entanto, questões sobre a adequação dessas exibições estão sendo levantadas novamente.

“Numa época de crescente antissemitismo e distorção do Holocausto, é incrivelmente perturbador ver o parlamento do Canadá levantar-se para aplaudir um indivíduo que era membro de uma unidade da Waffen SS – um ramo militar nazi responsável pelo assassinato de judeus e outros. ”, disse o Centro Amigos de Simon Wiesenthal em um comunicado.

Dan Panneton, diretor do Centro, disse à CBC News:

“Acho que a associação com esta unidade faz de você um colaborador nazista. Para fazer parte desta unidade, você jurou lealdade a Hitler e esteve envolvido no massacre de civis. Então, não importa se você tenta alegar que estava se defendendo contra o comunismo, você ainda estava envolvido com a máquina de guerra nazista. Isso o torna cúmplice.”

O CEO da B’nai Brith Canadá, Michael Mostyn, disse que sua organização ficou indignada com o fato de os parlamentares canadenses terem aplaudido um veterano da SS, dizendo que os “ideólogos ultranacionalistas” ucranianos que se voluntariaram para a Divisão da Galícia durante a Segunda Guerra Mundial “sonhavam com um país etnicamente homogêneo”. Estado ucraniano e endossou a ideia de limpeza étnica.”

Outro grupo judaico canadiano, o Centro para Israel e Assuntos Judaicos, disse estar “profundamente perturbado” que um combatente de uma das unidades militares de Hitler que participou no genocídio de judeus tenha sido celebrado pelos legisladores canadianos e pelo presidente ucraniano.

Uma foto postada online por Yarsolav Hunka em 2010 mostrando-o com outros combatentes da SS. Hunka é o segundo da esquerda.

Durante anos, grupos judeus canadenses fizeram campanha contra monumentos no Canadá que homenageiam os ucranianos que lutaram ao lado nazista durante a guerra.

A vice-primeira-ministra de Trudeau, Chrystia Freeland, no entanto, que é de origem ucraniana, cultivou laços estreitos com a comunidade de direita da diáspora ucraniana no Canadá. Ela aplaudiu com Zelensky e Trudeau durante a ovação para Hunka. Mesmo que seu chefe tente alegar ignorância, ela conhece profundamente a história da Ucrânia e da Rússia e conhece a história da Waffen SS.

Freeland tem ligações próprias com ucranianos que colaboraram com os alemães. Foram publicadas provas que afirmam que o seu avô, Michael Chomiak, foi um propagandista nazi durante a guerra e editou um jornal na Polónia com grotescos editoriais anti-semitas e elogios à divisão ucraniana Waffen SS. O jornal que ele dirigia foi fundado depois que os nazistas roubaram a imprensa de um editor judeu enviado para um campo de extermínio.

A mídia corporativa canadense acabou publicando informações sobre a história da família de Freeland, mas ela alegou que isso fazia parte de uma campanha de “desinformação russa”.

Ela também está ligada ao político ucraniano Andriy Parubiy, que veio a Ottawa em 2016 para fazer lobby no Canadá contra a retomada das relações diplomáticas regulares com a Rússia. Freeland reuniu-se com ele várias vezes, assim como Trudeau e o ex-ministro da Defesa Harjit Sajjan.

Na década de 1990, Parubiy foi cofundador do Partido Social Nacionalista (Svoboda), inspirado no Partido Nazista, na Ucrânia. No passado, foram instaurados processos criminais contra Parubiy pelo seu papel no massacre da Casa Sindical de Odessa, em 2014, no qual as forças fascistas incendiaram escritórios com 50 sindicalistas e comunistas presos no interior, que foram queimados vivos. Em maio de 2019, Freeland encontrou-se com ele e orgulhosamente publicou uma fotografia deles juntos na sua página do Facebook: “O Canadá apoia a Ucrânia e a sua vibrante democracia!”

A invasão russa da Ucrânia no ano passado reprimiu a maior parte da cobertura mediática destas ligações, mas com a controvérsia Hunka, o problema “fascista ucraniano” do governo canadiano ressurgiu.

Controle de dano

Uma foto postada online por Yarsolav Hunka em 2010 mostrando-o em treinamento militar com outros soldados SS. Ele está parado ao lado da metralhadora sem capacete.

Assim que as revelações de Hunka não puderam mais ser ignoradas, o presidente da Câmara, Rota, apresentou um pedido de desculpas no domingo.

“Subsequentemente, tomei conhecimento de mais informações que me fizeram arrepender da minha decisão de [honor Hunka]. Desejo deixar claro que ninguém, incluindo os colegas parlamentares e a delegação da Ucrânia, estava ciente da minha intenção ou dos meus comentários antes de os proferir”, disse Rota. “Quero particularmente estender as minhas mais profundas desculpas às comunidades judaicas no Canadá e em todo o mundo”, acrescentou.

O gabinete de Trudeau evitou qualquer responsabilidade e tentou atribuir toda a culpa pelo embaraçoso incidente à Rota. Uma declaração do porta-voz de Trudeau declarou simplesmente: “O Presidente independente da Câmara pediu desculpas e aceitou total responsabilidade pela emissão do convite e pelo reconhecimento no Parlamento. Esta foi a coisa certa a fazer.”

O gabinete de Zelensky até agora nada disse sobre o incidente. Embora a sua própria herança judaica seja frequentemente citada como prova de que as reivindicações de “desnazificação” da Rússia são puramente propaganda, cada vez mais, isso por si só não é suficiente para evitar questões sobre o nível de poder político e influência que os elementos fascistas detêm hoje dentro da Ucrânia.

Ao longo dos últimos anos, colaboradores nazis e figuras históricas de direita, como Stepan Bandera, foram retroativamente transformados em heróis nacionais na Ucrânia, e milícias fascistas armadas, incluindo o Batalhão Azov, foram integradas nas forças armadas oficiais ucranianas.

Esperamos que você tenha gostado deste artigo. No Mundo das pessoas, acreditamos que as notícias e informações devem ser gratuitas e acessíveis a todos, mas precisamos da sua ajuda. Nosso jornalismo é livre de influência corporativa e de acesso pago porque contamos com total apoio do leitor. Só vocês, nossos leitores e apoiadores, tornam isso possível. Se você gosta de ler Mundo das pessoas e as histórias que trazemos para você, apoie nosso trabalho doando ou tornando-se um mantenedor mensal hoje mesmo. Obrigado!


CONTRIBUINTE

CJ Atkins


Fonte: www.peoplesworld.org

Deixe uma resposta