O governo venezuelano anunciou um novo programa social centrado no combate à pobreza e à desigualdade, que será apoiado pelo Centro Internacional de Redução da Pobreza da China.

Na segunda-feira, durante seu programa semanal de TV, o presidente Nicolás Maduro disse que a “Missão de Igualdade Social e Felicidade” estava “quase pronta” para ser lançada e tem como principal objectivo “optimizar a luta contra a desigualdade, contra a pobreza e construir um país mais harmonioso”.

Embora Maduro não tenha dado detalhes, sublinhou que o programa social funcionará em conjunto com o centro chinês de combate à pobreza. O governo liderado pelo Partido Comunista Chinês (PCC) foi responsável por tirar mais de 850 milhões de pessoas da pobreza no gigante asiático desde 1980.

“Em 1981, quase 90 por cento da população chinesa estava abaixo da linha de pobreza absoluta, medida pelo Banco Mundial”, — explicou o líder venezuelano na sua transmissão nacional.

mas em 2019 o número não atingiu 1 por cento e no final de 2020 o governo chinês anunciou a erradicação da pobreza no país.

A história de sucesso da China na redução da pobreza foi reconhecida em todo o mundo, pois tem andado de mãos dadas com o crescimento económico sustentado e a rápida industrialização. Pequim também criou alianças com países do Sul Global para ajudar a promover a cooperação socioeconómica.

O novo programa social da Venezuela surge na sequência da recente viagem do Presidente Maduro à China, onde se reuniu com o Presidente Xi Jinping para estabelecer uma “parceria estratégica para todas as condições meteorológicas” e assinou 31 acordos de cooperação. Os principais incluem o apoio da China às zonas económicas especiais (ZEE) da Venezuela, os esforços de redução da pobreza e o reforço da rede eléctrica nacional e do sistema público de saúde do país.

Maduro esclareceu que a experiência chinesa será adaptada à realidade do país caribenho, à sua cultura e às necessidades mais importantes do povo.

Atualmente, a Venezuela não dispõe de dados oficiais sobre as taxas de pobreza e desigualdade. Em 2014, o governo deixou de publicar números quando o país entrou numa crise económica, depois dos preços do petróleo terem caído globalmente e a hiperinflação ter esmagado o poder de compra da classe trabalhadora. A situação foi agravada pela imposição de medidas coercivas unilaterais por parte de Washington e dos seus aliados, como parte de uma estratégia de mudança de regime.

As sanções impostas contra a nação caribenha visaram todos os sectores-chave da economia, especialmente a indústria petrolífera, a principal fonte de receitas externas do país. Em 2017, o Tesouro dos EUA impôs sanções contra a empresa petrolífera estatal PDVSA, seguidas de um embargo petrolífero em 2019. Washington também proibiu as importações de diluentes e combustíveis, exacerbando a escassez de combustível que afecta a produção de electricidade e a produção agrícola.

Em resposta ao bloqueio liderado pelos EUA, o governo venezuelano implementou um programa híbrido de liberalização económica e uma dolarização de facto a nível nacional, ao mesmo tempo que avançava nos esforços para diversificar a economia e aumentar as receitas não petrolíferas. Como resultado, a economia voltou a crescer em 2021, após sete anos de contração. A inflação recuou para os níveis mais baixos em quase uma década e as pequenas empresas privadas expandiram-se.

No entanto, alguns analistas salientaram que as reformas económicas contribuíram para um aumento significativo das desigualdades devido aos crescentes benefícios do sector privado, à desregularização do trabalho e à estagnação dos salários dos trabalhadores do sector público. O salário mínimo da Venezuela é atualmente de 130 bolívares (cerca de US$ 5).

O Presidente Maduro não abordou diretamente as queixas sobre os baixos salários e a perda de benefícios sociais dos trabalhadores do setor público, especialmente no setor da educação, que organizaram vários protestos ao lado dos trabalhadores do setor industrial. A administração também está empenhada em dialogar com os sindicatos sobre reajustes salariais com a mediação da Organização Internacional do Trabalho (OIT).

Recentemente, o governo venezuelano tem-se concentrado principalmente na resolução de problemas de qualidade de vida, remodelando escolas e hospitais deteriorados e atendendo a problemas de serviço público através do chamado “Sistema 1×10”. A iniciativa permite que as pessoas denunciem problemas de suas comunidades por meio de um aplicativo digital, rompendo com os processos burocráticos para receber uma resposta rápida.

De acordo com o último relatório, quase 1,5 milhão de casos foram atendidos por meio do programa baseado em aplicativo desde o seu lançamento. As questões dizem principalmente respeito à água, electricidade, estradas, ligação à Internet e fornecimento de gás de cozinha.

Durante o governo Hugo Chávez (1999-2012), a pobreza dos rendimentos familiares na Venezuela diminuiu de 42 por cento em 1999 para 27,3 por cento em 2013. Entretanto, a pobreza estrutural caiu de 29,3 por cento em 1999 para 19,6 por cento em 2013. A conquista respondeu a uma série de programas sociais, alguns deles em cooperação com Cuba.

Editado por Ricardo Vaz em Caracas.


Revisão Mensal não adere necessariamente a todas as opiniões transmitidas em artigos republicados no MR Online. Nosso objetivo é compartilhar uma variedade de perspectivas de esquerda que acreditamos que nossos leitores acharão interessantes ou úteis. —Eds.

Fonte: mronline.org

Deixe uma resposta