Comparando cinco cenários populacionais com 2100 (Nações Unidas, Wittgenstein,
Lancet, Earth4All – Tarde Demais, Earth4All – Salto Gigante).

Em novembro de 2022, o mundo ultrapassou a marca de 8 bilhões de pessoas, mas uma nova análise sugere que a população global pode atingir um pico de pouco menos de 9 bilhões de pessoas em 2050 e depois começar a cair.

A nova projeção é significativamente menor do que várias estimativas populacionais proeminentes, incluindo as das Nações Unidas. Os pesquisadores vão além ao dizer que, se o mundo der um “salto gigante” no investimento em desenvolvimento econômico, educação e saúde, a população global poderá atingir um pico de 8,5 bilhões de pessoas em meados do século.

As novas projeções de pesquisadores da iniciativa Earth4All para a Global Challenges Foundation são publicadas como um documento de trabalho Pessoas e Planeta: Cenários Populacionais Sustentáveis ​​do Século XXI e Padrões de Vida Possíveis Dentro dos Limites Planetários.

A equipe usou um novo modelo de dinâmica de sistema, Earth4All, para explorar dois cenários neste século. No primeiro cenário – Tarde Demais – o mundo continua a se desenvolver economicamente de forma semelhante aos últimos 50 anos. Muitos dos países mais pobres se libertam da pobreza extrema. Nesse cenário, os pesquisadores estimam que a população global pode atingir um pico de 8,6 em 2050, antes de cair para 7 bilhões em 2100.

No segundo cenário, chamado de Salto gigante, os pesquisadores estimam que a população atinge um pico de 8,5 bilhões de pessoas por volta de 2040 e diminui para cerca de 6 bilhões de pessoas até o final do século. Isso é alcançado por meio de investimentos sem precedentes no alívio da pobreza – particularmente investimentos em educação e saúde – juntamente com reviravoltas políticas extraordinárias em segurança alimentar e energética, desigualdade e equidade de gênero. Nesse cenário, a pobreza extrema é eliminada em uma geração (até 2060) com impacto marcante nas tendências populacionais globais.

Os autores argumentam que outras projeções populacionais proeminentes muitas vezes subestimam a importância do rápido desenvolvimento econômico.

“Sabemos que o rápido desenvolvimento econômico em países de baixa renda tem um enorme impacto nas taxas de fertilidade. As taxas de fertilidade caem à medida que as meninas obtêm acesso à educação e as mulheres são economicamente empoderadas e têm acesso a melhores cuidados de saúde”, disse Per Espen Stoknes, líder do projeto Earth4All e diretor do Centro de Sustentabilidade da Norwegian Business School.

“Poucos modelos proeminentes simulam crescimento populacional, desenvolvimento econômico e suas conexões simultaneamente”, comenta Beniamino Callegari, professor associado de Kristiania e membro da equipe de modelagem Earth4All.

A análise usa dez regiões do mundo, como África Subsaariana, China e Estados Unidos. Atualmente, o crescimento populacional é maior em algumas nações da África, como Angola, Níger, República Democrática do Congo e Nigéria, e na Ásia, como é o caso do Afeganistão.

“Se assumirmos que esses países adotam políticas bem-sucedidas para o desenvolvimento econômico, podemos esperar que a população atinja o pico mais cedo ou mais tarde”, continua Callegari.

A equipe também analisou a conexão entre a população e o excesso de limites planetários, que está ligada à capacidade de carga da Terra. Ao contrário dos mitos populares públicos, a equipe descobriu que o tamanho da população é não o principal impulsionador de ultrapassar os limites planetários, como a mudança climática. Em vez disso, são os níveis de pegada de material extremamente altos entre os 10% mais ricos do mundo que estão desestabilizando o planeta.

“O principal problema da humanidade é o consumo luxuoso de carbono e biosfera, não a população. Os lugares onde a população está crescendo mais rapidamente têm pegadas ambientais por pessoa extremamente pequenas em comparação com os lugares que atingiram o pico populacional há muitas décadas”. disse Jorgen Randers, um dos principais modeladores da Earth4All e co-autor de Os Limites do Crescimento.

De acordo com as projeções demográficas da equipe, toda a população poderia alcançar condições de vida superiores ao nível mínimo das Nações Unidas sem mudanças significativas nas atuais tendências de desenvolvimento, desde que uma distribuição igualitária de recursos.

Os pesquisadores também concluíram que, com os níveis populacionais atuais, é possível para todos escapar da pobreza extrema e ultrapassar um limiar mínimo para uma vida digna com acesso a alimentos, abrigo, energia e outros recursos. No entanto, isso requer uma distribuição (muito mais) igualitária de recursos.

“Uma boa vida para todos só é possível se o uso extremo de recursos da elite rica for reduzido”, conclui Randers.

Fonte: climateandcapitalism.com

Deixe uma resposta