Ditadores em julgamento: Uma cena de ‘Argentina, 1985.’

Novo filme do roteirista e diretor Santiago Mitre indicado ao Oscar Argentina, 1985 vale a pena a viagem através do tempo e localização. O filme é uma dramatização do arrepiante julgamento dos líderes militares que assumiram o controle daquele país entre 1977 e 1983.

Os militares argentinos realizaram seis golpes separados durante o século XX. A maioria dos golpes levou a governos militares interinos. Mas em 1977, a ditadura de direita, na qual Jorge Rafael Videla, Emilio Eduardo Massera e Orlando Ramón Agosti derrubaram a presidente popularmente eleita Isabel Perón, tentou criar um governo fascista perpétuo na Argentina.

A junta militar montou um “Processo de Reorganização Nacional”, uma campanha brutal de terrorismo de estado conhecida internacionalmente como “A Guerra Suja”. Durante esta guerra contra seus próprios civis, um expurgo do pensamento progressista e crítico, o governo de direita supervisionou e apoiou o assassinato, a tortura e o desaparecimento permanente de 60.000 a 100.000 vítimas.

A guerra foi feita em nome de suprimir a subversão, estabelecer a estabilidade e desenraizar a democracia. Ao longo desse período (exceto nominalmente durante o governo Carter), o governo dos Estados Unidos apoiou esse regime terrorista, em grande parte por meio de financiamento, treinamento, direção e pessoal da Operação Condor, que engendrou a morte de políticos socialistas, fomentou golpes autoritários e promoveu a violência de direita. . A Operação Condor funcionou não apenas na Argentina, mas em toda a América Latina, onde os Arquivos do Terror da polícia secreta registram pelo menos 50.000 mortos, 30.000 desaparecidos e 400.000 presos. A Operação Condor recebeu luz verde do secretário de Estado dos EUA, Henry Kissinger.

Argentina, 1985 retrata a acusação judicial dos ditadores da Guerra Suja pelo promotor estadual Julio César Strassera (Ricardo Darín) e seu deputado Luis Moreno Ocampo (Peter Lanzani). O governo pós-junta eleito determinou que deveria restabelecer o estado de direito por meio do Ministério Público. O apoio à acusação é particularmente problemático. É subfinanciado. Obtém pouco ou nenhum apoio daqueles que podem ter sido cúmplices dos crimes do governo militar. Está sujeito a constantes ameaças de morte.

O testemunho das vítimas da junta é angustiante. Os pais nunca mais ouviram falar de seus filhos que foram sequestrados. As mulheres foram repetidamente estupradas e depois assassinadas. A escola e o emprego foram cortados. Embora muitos estivessem traumatizados demais para testemunhar, o volume de casos ainda superava a escassa equipe de promotores.

Santiago Mitre, premiado diretor de filmes independentes, faz um excelente trabalho recriando a Argentina pós-junta. Os atores fazem bem em nos mostrar a tensão emocional da luta em seu trabalho e relacionamentos. Menção especial deve ser feita a Alejandra Flechner como Silvia Strassera, que serve como caixa de ressonância para a provação desafiadora de seu marido e empresta uma presença geral calmante.

Mas é claro que Mitre e o co-roteirista Mariano Llinás reduziram a complexidade das questões envolvidas na Guerra Suja. Notável por sua ausência é a menção dos papéis cruciais dos EUA e da Igreja Católica Romana.

Esse ponto cego é porque eles não achavam que seu público poderia lidar com uma abordagem mais sutil ou completa? E quanto àqueles que em diferentes graus estiveram envolvidos na transgressão, mas permaneceram em posições de poder? Os cineastas pensaram que sua mensagem só poderia ser transmitida por um herói imaculado pela controvérsia? O verdadeiro promotor Strassera havia subido questionavelmente na hierarquia durante o governo da junta e parece ter minado as acusações contra a polícia no notório Massacre da Igreja de San Patricio, onde cinco pessoas que se refugiaram foram mortas.

E o papel da própria Igreja? Os clérigos de direita eram proeminentes em sua ajuda ao governo autoritário. Desprezavam a crítica socialista e progressista de seu poder. Mesmo as mãos do atual Papa Francisco não parecem totalmente limpas, já que foi alegado que ele identificou padres de esquerda para o governo fascista para punição e se recusou a defender clérigos sequestrados ou petição para sua libertação.

No entanto, Mitre criou um filme importante que nos lembra a ladeira escorregadia do autoritarismo. Argentina, 1985 já ganhou o Globo de Ouro de Melhor Filme Estrangeiro, além de prêmios dos festivais de cinema britânico, de Hollywood e de Veneza. Pode ser transmitido ao vivo no Amazon Prime.

(Divulgação completa: Este crítico esteve com as Mães e Avós dos Desaparecidos na Praça em Buenos Aires protestando contra a Guerra Suja.)


CONTRIBUINTE

Michael Berkowitz


Fonte: www.peoplesworld.org

Deixe uma resposta