Ex-presidente brasileiro, acusado de instigar um violento movimento de negação de eleições, diz em audiência na Flórida que pretende voltar para casa em breve.

O ex-presidente brasileiro Jair Bolsonaro disse neste sábado que planeja voltar ao Brasil “nas próximas semanas”, depois de passar mais de um mês nos Estados Unidos.

Bolsonaro voou para a Flórida dois dias antes de o atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva tomar posse como novo presidente em 1º de janeiro e depois solicitou um visto de turista de seis meses para continuar sua estada nos EUA.

“Não há lugar como o lar… Sabemos que o Brasil é um país fantástico”, disse Bolsonaro em uma reunião de brasileiros em Boca Raton, mostrou um vídeo publicado online pela emissora CNN.

“Também quero voltar ao Brasil. Pretendo voltar ao Brasil nas próximas semanas.”

Um rápido retorno ao Brasil pode representar riscos para Bolsonaro, acusado de instigar um violento movimento de negação eleitoral em seu país natal.

O Supremo Tribunal do Brasil concordou em abrir uma investigação sobre Bolsonaro por supostamente encorajar protestos antidemocráticos que terminaram na invasão de prédios do governo por seus apoiadores em Brasília.

Seus planos de voltar foram questionados depois que seu advogado disse à agência de notícias Reuters no mês passado que o ex-presidente gostaria de “gostar de ser turista nos Estados Unidos por alguns meses antes de decidir qual será seu próximo passo”.

Ainda assim, uma autoridade dos EUA com conhecimento da situação disse à Reuters nesta semana que as autoridades acreditam que Bolsonaro retornará ao Brasil após o carnaval, que termina em 22 de fevereiro.

Fonte: www.aljazeera.com

Deixe uma resposta