via PBS

Em 22 de maio, o Public Broadcasting Service começou a transmitir sua nova série de 5 partes Era uma vez na Irlanda do Norte. A série é um relato brilhante, comovente e muitas vezes violento da luta pela independência da Irlanda por meio de testemunhos pessoais inéditos e extensas imagens de arquivo dos eventos. O impacto cumulativo desta série queima os sentidos.

Chamar esse período da história irlandesa de “Os Problemas” é um eufemismo educado das consequências brutais de pessoas que lutam para se libertar dos últimos vestígios da ocupação de um império. Os próprios títulos dos episódios sugerem os estágios das lutas: “Não era mais um filme”, “Os paramilitares ficam acordados à noite”, “Tantos corações partidos”, “A guerra suja” e “Quem quer viver como Que.”

A Irlanda do Norte evoluiu no século 20 como uma colônia da Grã-Bretanha. Os protestantes britânicos colonizaram toda a ilha, deslocando os indígenas irlandeses que tendiam a ser católicos romanos, sujeitando-os a um regime muitas vezes brutal, governado em grande parte pela coroa britânica e seus vassalos locais. A Irlanda do Norte, em particular, foi moldada em uma sociedade de dois níveis – geralmente uma classe superior protestante e um proletariado católico. O domínio dos colonos britânicos discriminava os católicos nativos no emprego, moradia, saúde e educação. Os católicos foram confinados a viver em guetos lotados com moradias em ruínas e poucos empregos com mobilidade ascendente para quebrar esse estrangulamento.

A Guerra da Independência da Irlanda (1919-1921) conquistou maior independência para a parte sul da ilha, o Estado Livre Irlandês. Mas a maioria dos colonos britânicos nos condados do norte optou por se separar do resto da ilha para que pudessem manter sua economia de plantação.

À medida que as condições pioravam, os ativistas protestavam. Bernadette Devlin e John Hume formaram a Associação dos Direitos Civis da Irlanda do Norte, usando como modelos o movimento americano pelos direitos civis e a pressão mundial por mudanças políticas progressivas. Suas marchas em 1968 e 1969 estimularam contramanifestações do ministro de direita Ian Paisley e de grupos protestantes da Irlanda do Norte.

O diretor James Bluemel, que dirigiu o premiado Era Uma Vez no Iraque, a história da batalha de Fallujah, reuniu um caleidoscópio convincente de imagens de arquivo e testemunho pessoal idiossincrático. As histórias, cheias de detalhes íntimos somando-se a tragédias enlouquecedoras, complementam imagens dramáticas do fluxo e refluxo dos eventos do Domingo Sangrento e da militarização da luta, através dos Grevistas da Fome, aumentando as baixas até o progresso final de uma resolução difícil.

Veteranos de ambos os lados, famílias e pessoas comuns, soldados e civis, contam a história da luta por direitos travada em um cenário de séculos de injustiça.

Este crítico teve a dolorosa experiência de estar em Belfast no Orangeman’s Day em 1969, quando surtos de violência em larga escala por milícias protestantes organizadas atacaram bairros católicos, arrancando todos os móveis e pertences das casas e queimando-os nas ruas. Incêndios, fumaça, ruínas e gangues de bandidos errantes tornavam uma simples caminhada uma expedição perigosa.

A diretora Bluemel e a PBS prestaram um grande serviço ao permitir que os participantes contassem suas histórias. Eles expuseram as raízes dos “problemas” irlandeses, chamando a atenção para lutas semelhantes não resolvidas em todo o mundo.

Esperamos que você tenha apreciado este artigo. No mundo das pessoas, acreditamos que notícias e informações devem ser gratuitas e acessíveis a todos, mas precisamos da sua ajuda. Nosso jornalismo é livre de influência corporativa e paywalls porque somos totalmente apoiados pelo leitor. Somente vocês, nossos leitores e apoiadores, tornam isso possível. Se você gosta de ler mundo das pessoas e as histórias que trazemos para você, apoie nosso trabalho doando ou tornando-se um apoiador mensal hoje. Obrigado!


CONTRIBUINTE

Michael Berkowitz


Fonte: www.peoplesworld.org

Deixe uma resposta