Manifestantes fazem manifestação contra a decisão do governo japonês de liberar água radioativa tratada da usina nuclear de Fukushima, em Seul, Coreia do Sul, sábado, 20 de maio de 2023. | Ahn Young-joon / AP

Cientistas e ambientalistas levantaram preocupações sobre o plano do Japão de liberar 1,3 milhão de toneladas métricas de água contaminada durante o desastre nuclear de Fukushima de volta ao Oceano Pacífico.

As águas residuais “tratadas”, que foram armazenadas em cerca de 1.000 tanques desde que a Usina Nuclear de Fukushima Daiichi foi danificada durante o terremoto e tsunami de Tohoku em 2011, devem ser descarregadas nesta primavera ou verão.

O incidente na usina há 12 anos foi o pior desastre nuclear do mundo desde o acidente de Chernobyl em 1986, e os críticos questionaram se a água contaminada na época pode ser realmente segura.

“Realmente não sabemos”, disse Ferenc Dalnoki-Veress, especialista em medições de radioatividade de baixa concentração no Middlebury Institute of International Studies em Monterey, Califórnia, em entrevista ao Ciência revista em janeiro.

A água residual era um subproduto do processo de resfriamento dos reatores da usina, que derreteu após ser afetada pelo terremoto e tsunami.

Grandes quantidades de radiação foram liberadas na época, e a água estava “gravemente contaminada”, tendo entrado em “contato direto” com os núcleos de combustível do reator, disse o Greenpeace East Asia em um relatório sobre o incidente.

A Tokyo Electric Power, ou TEPCO, operadora da usina, usou uma tecnologia de filtragem chamada Advanced Liquid Processing System (ALPS) para tentar purificar a água contaminada.

Inicialmente, disse-se que o tratamento foi eficaz na remoção da maioria das 62 “contenções” na água, exceto o trítio, um isótopo difícil de separar da água porque se liga ao oxigênio.

Durante anos, o trítio, que emite um baixo nível de radiação e só representa um risco para os seres humanos em grandes doses, foi o foco do esforço de limpeza. Mas então, em 2018, a TEPCO admitiu que 80% de sua água “tratada” também continha outros radionuclídeos perigosos, incluindo césio, cobalto, lítio e estrôncio, que excediam em muito os níveis seguros para liberação de volta ao oceano.

Em 2020, a TEPCO informou que 72% da água de seus tanques precisava ser repurificada. Agora, os especialistas estão perguntando se a água dos tanques foi realmente totalmente limpa.

Dalnoki-Veress disse que a TEPCO analisou apenas pequenas quantidades de água de um quarto de seus tanques e mediu as concentrações de trítio e um número limitado de outros radionuclídeos.

Ken Buesseler, cientista sênior da Woods Hole Oceanographic Institution (WHOI) dos Estados Unidos, disse que o trítio pode ser o “menos perigoso” dos radionuclídeos na água.

“Para coisas como isótopos de cobalto-60, césio e estrôncio, alguma fração é muito mais fácil de acabar se associando aos sedimentos do fundo do mar do que o trítio”, disse ele em entrevista ao Diário da China.

“Em outras palavras, se você colocá-lo no oceano, ele não se mistura apenas com a água. Ele permanece local e começa a se acumular. E você tem biota (organismos vivos de uma região ou habitat), eles ficam mais expostos.”

Ele disse que o cobalto-60, por exemplo, se liberado, se acumularia no fundo do mar, onde mariscos e ostras filtrariam a lama e concentrariam o cobalto em seus corpos.

“Se tem alguém comendo ostras todo dia, isso não é bom, né?” ele disse.

Sabine Charmasson, especialista sênior do Instituto de Proteção Radiológica e Segurança Nuclear na França, disse durante um painel de discussão em 2021 realizado pela OMSI que a retenção de partículas radioativas varia de acordo com as espécies de peixes envolvidas, mas que os peixes eliminam os radionuclídeos por meio da excreção processo.

Charmasson disse que materiais diferentes passam por organismos em velocidades diferentes. O trítio passa pelos peixes rapidamente e pode desaparecer em dias, enquanto o césio-137 pode ser absorvido pelos músculos ou órgãos de uma criatura e permanecer neles por semanas. O estrôncio-90 pode permanecer nos ossos de um peixe durante anos.

Shaun Burnie, especialista nuclear do Greenpeace Alemanha, há muito questiona a eficácia do processo ALPS e o descreve como um fracasso depois que a TEPCO disse que 72% da água que estava tratando precisava passar por um processamento secundário.

Buesseler explicou a Diário da China que a TEPCO ainda não divulgou dados suficientes para que os especialistas saibam com certeza se a purificação das águas residuais contaminadas e o processamento secundário funcionaram.

“Acho que apenas três tanques mostraram que, se a água voltar pelo ALPS novamente, os níveis de radionuclídeos reduzem mais”, disse Buesseler.

Apesar da contínua oposição à liberação de água tratada pela indústria pesqueira do Japão, países da costa do Pacífico, cientistas e ambientalistas, o governo japonês parece ter a intenção de liberar a água de volta ao oceano e insiste que é segura.

Fontes combinadas

Esperamos que você tenha apreciado este artigo. No mundo das pessoas, acreditamos que notícias e informações devem ser gratuitas e acessíveis a todos, mas precisamos da sua ajuda. Nosso jornalismo é livre de influência corporativa e paywalls porque somos totalmente apoiados pelo leitor. Somente vocês, nossos leitores e apoiadores, tornam isso possível. Se você gosta de ler mundo das pessoas e as histórias que trazemos para você, apoie nosso trabalho doando ou tornando-se um apoiador mensal hoje. Obrigado!


CONTRIBUINTE

Fontes combinadas


Fonte: www.peoplesworld.org

Deixe uma resposta