Presidente Lula diz que região de São Paulo pode ‘contar com o governo federal’ após enchentes matarem pelo menos 40 pessoas.

Centenas de equipes de resgate de emergência continuam em busca de sobreviventes em meio à devastação das enchentes e deslizamentos de terra que mataram pelo menos 40 pessoas e desabrigaram várias centenas no Brasil.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva visitou na segunda-feira áreas impactadas no estado de São Paulo, sudeste do país, onde dezenas de pessoas continuam desaparecidas. A cidade de São Sebastião, cerca de 200 quilômetros (120 milhas) a sudeste de São Paulo, parece ter sido a mais atingida, respondendo por 39 das 40 vítimas.

“Ouvimos um barulho assustador de árvores caindo e vidros quebrando. A água entrou pela janela do banheiro, simplesmente explodiu”, disse Vanesa Cristina Caetano, uma empregada doméstica de 41 anos que fugiu com o marido e dois filhos em San Sebastião, à agência de notícias AFP. “Ouvimos a água caindo, junto com muitas árvores e pedras. Quase varreu a casa. Acabamos com água até os ombros.”

Lula sobrevoou São Sebastião em um helicóptero para avaliar os danos na segunda-feira antes de uma reunião com autoridades locais, que disseram que algumas áreas foram isoladas depois que deslizamentos de terra bloquearam as estradas.

A rodovia Rio-Santos está bloqueada por um deslizamento de terra provocado por fortes chuvas, perto da praia de Barra do Sahi, na cidade costeira de São Sebastião, Brasil, em 20 de fevereiro [Andre Penner/AP Photo]

“Unidos seremos muito mais fortes e São Sebastião se recuperará muito mais rápido”, disse Lula em um post no Twitter na segunda-feira. “Conte com o governo federal.”

O presidente prometeu ajudar a reconstruir a cidade de cerca de 91.000 habitantes construindo novas casas em locais mais seguros, ao mesmo tempo em que disse que o governo deve trabalhar para restaurar as principais instalações de infraestrutura, como estradas também atingidas por deslizamentos de terra.

“Às vezes a natureza nos pega de surpresa, mas às vezes também tentamos a natureza”, disse Lula em discurso após se reunir com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, e o prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto, para coordenar sua resposta à tragédia.

A inundação foi provocada por uma grande chuva no fim de semana e levou muitas cidades da região a cancelar as festividades do Carnaval.

Em um post na mídia social na noite de domingo, Augusto descreveu uma “situação caótica” depois que 600 mm (24 polegadas) de chuva atingiram a cidade em menos de 24 horas.

Augusto disse que 50 casas na cidade desabaram devido a enchentes e deslizamentos de terra, e fotos da área mostram casas inundadas com escombros. As autoridades disseram que os resgatados da torrente de lama incluem um menino de dois anos e uma mulher dando à luz.

Buscando abrigo em terrenos mais altos, alguns moradores usaram barcos para transportar mercadorias e pessoas para áreas elevadas.

Enquanto São Sebastião estava no centro do desastre, cidades vizinhas como Ilhabela e Caraguatatuba também foram afetadas, e uma menina de sete anos foi morta na cidade vizinha de Ubatuba, disse o governo do estado de São Paulo.

A encosta de uma colina mostra cicatrizes de inundações com uma cidade abaixo
Uma encosta é exposta depois que uma inundação provocou deslizamentos de terra perto de São Sebastião, no Brasil, na segunda-feira, 20 de fevereiro [Andre Penner/AP Photo]

De Freitas declarou estado de calamidade de 18 dias para seis cidades nas áreas afetadas, e um comunicado de imprensa do governo do estado disse que quase 800 pessoas perderam suas casas.

Nos últimos anos, inundações e deslizamentos de terra têm sido um fenômeno persistente e mortal no Brasil. Em fevereiro de 2022, mais de 200 pessoas morreram quando a cidade de Petrópolis, perto do Rio de Janeiro, foi inundada por enchentes e deslizamentos de terra, e chuvas torrenciais resultaram em enchentes que mataram 100 pessoas no estado ou em Pernambuco em maio de 2022.

Fonte: www.aljazeera.com

Deixe uma resposta