Greve pelo bem comum: lutando pelo futuro da educação pública, ed. Rebecca Collins Givan e Amy Schrager Lang. Ann Arbor: University of Michigan Press, 2020.

Em 2012, o Chicago Teachers Union (CTU) entrou em greve. Isso marcou o início de uma onda de ações trabalhistas que atingiriam West Virginia, Kentucky, Oklahoma, Arizona, Los Angeles e outras cidades e estados antes de retornar a Chicago em 2019. Greve pelo bem comum oferece vinte relatos dessas mobilizações, a maioria dos próprios participantes — líderes sindicais, organizadores, professores, estudantes e um motorista de ônibus —, mas também de analistas de políticas e acadêmicos. É uma coleção excepcionalmente rica, repleta de diversas vozes e percepções aguçadas.

O que distingue essas lutas de muitas outras é que os professores de escolas públicas – que representavam quase 80% de todos os grevistas nos Estados Unidos em 2018 – exigiam não apenas melhores salários e benefícios para si mesmos, embora normalmente os exigissem, mas também mudanças. que ajudaria seus alunos, suas escolas e funcionários da escola, suas comunidades e até mesmo o estado de forma mais ampla. Estes passaram a ser conhecidos como greves pelo bem comum (ou negociar pelo bem comum).

As reivindicações dos professores incluíam turmas menores e melhores condições de sala de aula; substituição de livros desatualizados; maior financiamento para bibliotecários escolares, enfermeiras e assistentes sociais; revisão das práticas disciplinares dos alunos, muitas vezes em combinação com outras demandas de justiça e equidade raciais; redução do uso de testes padronizados; a adição de ar condicionado ou espaços verdes para suas escolas; proteções para estudantes indocumentados; e até mesmo mudanças na política habitacional do estado (para ajudar seus alunos sem-teto e professores mal pagos a encontrar abrigo estável), alterações na política tributária estadual (para transferir dinheiro de indivíduos ricos e corporações para residentes de classe trabalhadora e média) e salários mais altos para todos funcionários públicos (não apenas professores ou funcionários da escola).

Há muitas lições valiosas aqui e, ao longo dos padrões de volume, surgem nas condições que possibilitaram tantos desses golpes. Grupos do Facebook (às vezes “secretos”) e outras formas de organização online são uma pedra de toque frequente nos capítulos escritos pelos próprios organizadores, com muitos observando que achavam que o que alcançaram não teria sido possível sem essas ferramentas. Muitos enfatizam a construção de coalizões que ocorreu durante longos períodos de tempo – às vezes anos – com vários “testes de resistência” que levaram a ações específicas. (Testes de estresse são os esforços regulares para medir o engajamento de seus membros ou comunidades: quantos comparecerão a uma reunião? Quantos usarão camisas vermelhas em um determinado dia para mostrar solidariedade? Quantos comparecerão a uma pequena marcha ou protesto? ) Freqüentemente, professores e organizadores construíram o poder coletivo, a comunicação e a confiança que permitiram greves bem-sucedidas ao estabelecer equipes de ação contratual em todas as escolas do distrito; alguns falam deles como equipes de ação de membros, reconhecendo que o fechamento de um novo contrato, tipicamente um momento em que a filiação sindical é desmobilizada, pode ser apenas mais um teste de resistência e um passo na luta contínua por melhores condições de trabalho e aprendizado.

Muitos colaboradores observam a importância de usar essas mesmas ferramentas online para compartilhamento de informações entre distritos e condados e até mesmo em outros estados; após a vitória da greve da CTU em 2012, alguns membros da CTU viajaram pelos Estados Unidos para compartilhar suas experiências com outros professores. Também vemos muitos exemplos de profundo e amplo poder de base, às vezes manifestado na rejeição da orientação da liderança sindical em favor de estratégias mais militantes (e frequentemente bem-sucedidas); alguns desses líderes mais radicais citam um despertar anterior por meio dos socialistas democratas da América ou das campanhas presidenciais de Bernie Sanders. Mas mesmo entre os líderes e organizações mais “tradicionais”, há evidências de uma crescente percepção dos limites que os sindicatos têm como organizações de lobby (e até mesmo de serviço) e a percepção concomitante de que, como acontece com todos os outros trabalhadores, o poder dos professores reside em seus capacidade e vontade de retirar o seu trabalho. Não é apenas que os radicais entraram no campo de jogo, mas que o ato de organizar muitas vezes transformou a compreensão das pessoas sobre o valor de seu trabalho e sua própria eficácia política. Assim como podemos ver como as greves costumam ser contagiosas (pense na recente onda de esforços de organização nos locais de trabalho da Amazon e da Starbucks), o mesmo acontece com a transformação da consciência que geralmente vem com o engajamento do movimento social. Como observa um dos colaboradores, “muitas das paralisações eram mais parecidas com protestos políticos em massa, buscando amplas mudanças nas políticas públicas, do que com greves trabalhistas contra um único empregador, como um distrito escolar”.

Todas essas ações foram enraizadas em escolas públicas K-12 (e algumas escolas charter públicas), mas os organizadores do ensino superior também encontrarão lições aqui. Por exemplo, e se o corpo docente de todas as faculdades e universidades públicas de um estado — das faculdades comunitárias às principais — se reunisse regularmente para compartilhar informações e ideias? E se todos trabalhassem juntos para ajudar suas comunidades a entender melhor o trabalho que fazem e por que isso é importante, e então perguntassem a essas comunidades o que as instituições públicas de ensino superior poderiam fazer por elas e incluíssem as demandas da comunidade em suas negociações? Este também é um argumento para construir laços mais estreitos entre faculdades de quatro anos e universidades e faculdades comunitárias, uma vez que as últimas muitas vezes têm laços mais profundos e estreitos com os principais interessados ​​nas legislaturas, comunidades empresariais e comércios. Mais trabalho de construção de coalizão também precisa ser feito dentro do ensino superior, é claro, entre professores efetivos e contingentes de todos os tipos, mas também com funcionários e, especialmente, com contratados vulneráveis ​​(incluindo serviços de jantar e pessoal de limpeza, em muitas instituições ).

Além disso, mesmo em estados onde é ilegal – talvez especialmente em estados onde é ilegal – a greve precisa estar na mesa. É a fonte de influência mais poderosa que todos os trabalhadores têm (e não pense que você não é um trabalhador só porque é, digamos, um professor titular), e precisa ser uma ameaça crível se quisermos resistir ao ataques contínuos a todos os níveis de educação nos Estados Unidos e reafirmamos ao público que usaremos nossas posições de poder e influência relativos para ajudá-los também.

Um risco para a estratégia de barganhar pelo bem comum, no entanto, é que vamos legitimar a noção de que há algo errado com um sindicato barganhar “apenas” por salários mais altos, melhores benefícios e melhores condições de trabalho para seus membros. Essa é a função e o valor de um sindicato, e não há vergonha nessa luta; além disso, mesmo esses atos mais restritos de negociação de interesse próprio promovem o bem comum se você acredita que o poder do trabalhador e o aumento dos salários em um setor podem ajudar a elevar os salários e aumentar o poder do trabalhador em outros.

O trabalho de construir comunidades amplas e estáveis ​​de interesse comum – de forjar uma solidariedade genuína – é lento e difícil, mas este excelente volume exige que pensemos no que isso poderia significar para o poder ou influência que poderíamos trazer para a mesa de negociações e o bom poderíamos fazer até mesmo para pessoas que não são membros de nossos sindicatos.

Stephen Pimpare é diretor fundador do serviço público e do programa de liderança sem fins lucrativos e membro do corpo docente da Carsey School of Public Policy da Universidade de New Hampshire, onde recentemente liderou a equipe de negociação de contratos da UNH Lecturers United – AAUP.


Revisão Mensal não adere necessariamente a todas as opiniões transmitidas em artigos republicados no MR Online. Nosso objetivo é compartilhar uma variedade de perspectivas de esquerda que achamos que nossos leitores acharão interessantes ou úteis. —Eds.

Fonte: mronline.org

Deixe uma resposta