O gás natural sobe do fundo do mar no local dos oleodutos sabotados do Nord Stream. | Imagens de vídeo do governo sueco via AP

A Rússia entrou em conflito com os Estados Unidos e seus aliados na terça-feira sobre o pedido do Kremlin para uma investigação da sabotagem de setembro passado dos gasodutos Nord Stream 1 e 2.

O embaixador da Rússia nas Nações Unidas, Vasily Nebenzia, disse ao Conselho de Segurança que Moscou “não confia” nas investigações separadas realizadas pela Dinamarca, Suécia e Alemanha, mas “confia plenamente” no secretário-geral Antonio Guterres para estabelecer uma investigação internacional independente .

A Grã-Bretanha, os EUA, a França e outros disseram que a verdadeira razão pela qual a Rússia ergueu o Nord Stream 1 e 2 agora era para desviar a atenção do primeiro aniversário de sua invasão da Ucrânia.

“A reunião de hoje é uma tentativa flagrante de desviar a atenção disso”, disse o ministro político-conselheiro dos EUA, John Kelley, ao Conselho.

“Enquanto o mundo se une esta semana para pedir uma paz justa e segura na Ucrânia consistente com a Carta da ONU, a Rússia quer desesperadamente mudar de assunto.”

Antes da reunião, os embaixadores da Dinamarca, Suécia e Alemanha enviaram uma carta aos membros do Conselho dizendo que suas investigações estabeleceram que os oleodutos foram amplamente danificados “por poderosas explosões devido a sabotagem”, que, segundo eles, colocaram em risco “a segurança internacional e deram motivo para nossa profunda preocupação.”

A carta dizia que novas investigações estão sendo conduzidas nos três países e as autoridades russas foram informadas sobre as investigações.

Mas o vice-embaixador da Rússia na ONU, Dmitry Polyansky, disse aos repórteres: “Eles estão alegando que estão informando a Rússia sobre isso, o que não é verdade. Qualquer tentativa de obtermos qualquer informação foi rejeitada por eles ou ignorada.”

A Rússia distribuiu um projeto de resolução aos membros do conselho no final da semana passada pedindo ao secretário-geral da ONU que estabeleça com urgência uma comissão para investigar os ataques do Nord Stream.

Nebenzia disse que Moscou não foi autorizada a participar das investigações de nenhum dos três países, dizendo que eles “não são apenas não transparentes, mas é bastante claro que eles procuram apenas cobrir os rastros e defender seu irmão americano”.

A Rússia alegou que os EUA estavam por trás da sabotagem, que sua resolução proposta diz “ocorreu após as repetidas ameaças ao Nord Stream pela liderança dos EUA”.

Kelley respondeu, dizendo ao Conselho: “As acusações de que os EUA estavam envolvidos neste ato de sabotagem são completamente falsas. Os EUA não estavam envolvidos de forma alguma”.

O jornalista vencedor do Prêmio Pulitzer Seymour Hersh – famoso por expor o Massacre de My Lai, o bombardeio secreto do Camboja e a tortura em Abu Ghraib no Iraque – alega que as forças dos EUA, com a ajuda dos militares noruegueses, plantaram os explosivos que desativaram os dois oleodutos no outono passado. O governo dos EUA nega a acusação de Hersh.

Estrela da Manhã

O People’s World tem um enorme desafio pela frente – arrecadar $ 200.000 de leitores e apoiadores em 2023, incluindo $ 125.000 durante a campanha de arrecadação de fundos, que vai de 1º de fevereiro a 1º de maio.

Por favor, doe para ajudar o People’s World a atingir nossa meta de $ 200.000. Agradecemos o que puder doar: $ 5, $ 10, $ 25, $ 50, $ 100 ou mais.


CONTRIBUINTE

Roger McKenzie


Fonte: www.peoplesworld.org

Deixe uma resposta