Waed Shnaino, de Gaza, marcha no centro da cidade de Dublin durante uma marcha até Leinster House em apoio aos palestinos em Dublin, Irlanda, 27 de janeiro de 2024. | Brian Lawless/PA via AP

O recém-eleito e mais jovem primeiro-ministro da Irlanda, Simon Harris, confirmou que um dos primeiros atos oficiais do seu novo governo será conceder reconhecimento oficial ao Estado da Palestina.

“A Irlanda reconhecerá em breve o Estado da Palestina”, afirmou o Ministro dos Negócios Estrangeiros, Micheal Martin. “Não tenha dúvidas de que o reconhecimento total de um Estado palestino acontecerá.”

Martin revelou que tem estado em discussões durante os últimos seis meses com colegas ministeriais de outros governos sobre como “um reconhecimento formal conjunto da condição de Estado palestiniano poderia ser um catalisador para ajudar o povo de Gaza e da Cisjordânia e na promoção de uma política liderada pelos árabes”. iniciativa de paz.”

Dada a forma como Israel minou os Acordos de Oslo com a sua guerra contra Gaza, ele disse que adiar a criação de um Estado palestiniano até depois de um acordo israelo-palestiniano ser alcançado “não é mais credível ou sustentável”.

Martin declarou que “não tem dúvidas de que crimes de guerra foram cometidos pelas forças de ocupação israelitas” e condenou “o bombardeamento contínuo do povo de Gaza”.

Ele não forneceu um cronograma, mas concordou com comentários de que o reconhecimento poderia ocorrer “dentro de semanas”.

Sem nomeá-los, Martin disse que o governo irlandês tem trabalhado com inúmeras outras nações nesta questão e que se espera que sigam o exemplo com reconhecimento. Na recente cimeira da UE, reuniu-se com os ministros dos Negócios Estrangeiros da Arábia Saudita, Jordânia, Egipto, Eslovénia, Malta e Bélgica em sessões privadas sobre “questões relativas ao reconhecimento”.

A esperada onda de reconhecimentos, bem como os sinais de que os EUA já não são capazes de se inserir nas conversações de paz, são vistos como golpes corporais à política dos EUA de apoio acrítico a Israel e às suas tentativas de promover qualquer discussão sobre um novo Estado palestiniano. até uma futura “resolução final” das questões do Médio Oriente por parte dos organismos internacionais.

A Irlanda, em coordenação com a África do Sul, pressionou para designar a ocupação da Palestina por Israel como “apartheid” e para que fosse aceite pelo Tribunal Internacional de Justiça em Haia. Seiscentos académicos irlandeses emitiram uma carta conjunta apelando à expulsão do embaixador de Israel na Irlanda.

O plano para reconhecer a Palestina é amplamente popular na Irlanda, apoiado por 76% da população numa sondagem recente. Todos os principais partidos políticos aderiram agora ao apelo anterior do esquerdista Sein Finn ao reconhecimento da Palestina e ao apoio geral à causa palestiniana.

“Aos milhares, aos milhões, somos todos palestinianos” – foi esse o cântico que ecoou regularmente numa recente conferência do partido Sein Finn, em Dublin. Uma série de marchas massivas na capital e noutras cidades irlandesas reflectiu as manifestações de solidariedade em toda a Europa nas últimas semanas.

O sentimento público em relação à Palestina é alimentado pela memória histórica de 800 anos de luta por um Estado livre durante o domínio colonial britânico.

Esperamos que você tenha gostado deste artigo. No Mundo das pessoas, acreditamos que as notícias e informações devem ser gratuitas e acessíveis a todos, mas precisamos da sua ajuda. Nosso jornalismo é livre de influência corporativa e de acesso pago porque contamos com total apoio do leitor. Só vocês, nossos leitores e apoiadores, tornam isso possível. Se você gosta de ler Mundo das pessoas e as histórias que trazemos para você, apoie nosso trabalho doando ou tornando-se um mantenedor mensal hoje mesmo. Obrigado!


CONTRIBUINTE

Bruce Bostick


Fonte: www.peoplesworld.org

Deixe uma resposta