Cosmonauta Yuri Gagarin, conforme retratado em um pôster soviético.

Este artigo faz parte do Série do 100º aniversário do People’s World.

Às 6h07 do dia 12 de abril de 1961, um foguete foi lançado ao espaço vindo do Cosmódromo de Baikonur, na República Socialista Soviética do Cazaquistão. A bordo estava Yuri Gagarin, um piloto e cosmonauta da Força Aérea Soviética de 27 anos. Quando ele retornou à Terra, 108 minutos depois, seu lugar na história estava consolidado para sempre. Gagarin, membro do Partido Comunista da União Soviética, tornou-se o primeiro ser humano a viajar para o espaço sideral.

A conquista de Gagarin e dos cientistas e engenheiros soviéticos que tornaram possível a sua viagem foi aclamada em todo o mundo. Marcou o segundo grande marco alcançado pelo programa espacial soviético; o primeiro foi o lançamento do Sputnik, o primeiro satélite do mundo, em 1957. O seu voo foi celebrado em muitos países como uma vitória para a humanidade em geral e uma prova da capacidade do socialismo, em particular.

Celebrações em massa foram realizadas em toda a URSS em homenagem a Gagarin, incluindo um desfile de 19 quilômetros de extensão com a presença de milhões de pessoas na Praça Vermelha de Moscou. Ele foi convidado a visitar mais de 30 países nos anos que se seguiram e se tornou um defensor de uma maior cooperação internacional e do fim da corrida armamentista da Guerra Fria.

Ele tinha uma mensagem para o mundo: “Orbitando a Terra na nave espacial, vi como o nosso planeta é lindo. Gente, vamos preservar e aumentar essa beleza, não destruí-la.”

Contudo, nem todos foram receptivos ao seu apelo à paz e ao desarmamento. Alegadamente temeroso da popularidade de um astronauta comunista e da imagem positiva que o seu voo deu à ciência soviética, o presidente dos EUA, John F. Kennedy, proibiu Gagarin de entrar nos Estados Unidos.

Em 1962, Gagarin foi eleito para a legislatura soviética e tornou-se designer e instrutor em Star City, o centro de treinamento de cosmonautas da URSS. Sua vida foi tragicamente interrompida quando, em março de 1968, ele e um copiloto morreram na queda do jato MiG-15 em que voavam. Ele recebeu um enterro de herói no muro do Kremlin, em Moscou.

O artigo abaixo é do The Worker, antecessor do People’s World. Foi escrito pelo nosso correspondente em Moscou, John Pittman, no dia da fuga de Gagarin.

URSS quebra os grilhões do homem à Terra
Por John Pittman
O Trabalhador, 16 de abril de 1961

MOSCOU – Há horas que este 12º dia de abril de 1961 tem sido repleto de emoção aqui na capital da URSS. Multidões na Praça Vermelha e na Praça Sverdlov, grupos marchando pela Rua Gorky ou nos parques, compradores amontoados nas lojas – todo mundo está falando sobre Yuri Gagarin, o piloto do exército soviético de 27 anos que se tornou esta manhã o primeiro homem a viajar para o exterior. espaço. O nome de Yuri está na boca de todos desde o meio da manhã.

O Trabalhador, 16 de abril de 1961. | Arquivos do Mundo Popular

Quando os alto-falantes da rua, que ficam silenciosos exceto nos feriados, deram a notícia de sua fuga, eu estava passando por uma obra. Quando soaram as primeiras palavras, os trabalhadores abandonaram as suas tarefas e reuniram-se no terreno.

Num prédio comercial mais adiante na rua, todos tentavam conversar ao mesmo tempo. Houve júbilo por toda parte. Mas um homem falou dos perigos da reentrada. O rádio trazia reportagens diretas de Yuri. Ele estava sendo observado por conexões de TV com a nave espacial de quase cinco toneladas.

Ele estava supostamente com boa saúde, mas então veio a notícia de que Yuri havia retornado em segurança às 10h55 e seu pedido para informar ao governo soviético, ao Comitê Central do Partido Comunista e ao primeiro-ministro Khrushchev que sua missão havia sido cumprida com sucesso. Ele não teve ferimentos nem choque.

Defensor da paz: Após o seu regresso à Terra, Gagarin percorreu o mundo defendendo o desarmamento e a cooperação internacional. | TASS

Em poucos minutos, a imagem de Yuri estava na TV, onde permanecia durante todo o dia, exceto quando a tela trazia imagens de acontecimentos por todo o país.

Assistir TV hoje é uma experiência por si só. Multidões em Moscovo e Kiev, reuniões nas ruas e entrevistas com homens na rua, reuniões em fábricas, reuniões executivas de soviéticos municipais, distritais e regionais – parece que todo o país se mobilizou para saudar o herói.

O Governo e o Comitê Central do Partido Comunista consideraram o feito de Yuri um produto do sistema socialista vitorioso. Declararam que houve um tempo em que ninguém acreditava que os trabalhadores e agricultores comuns pudessem gerir com sucesso um Estado, mas que agora um Estado de trabalhadores e agricultores comuns lançou com sucesso um homem para o espaço.

O povo soviético considera que isto é uma conquista de toda a humanidade, disseram, apelando mais uma vez ao fim da corrida armamentista e ao estabelecimento de condições para o avanço contínuo do homem.

O primeiro-ministro Khrushchev deu uma dica do que esta cidade está preparando para Yuri quando telegrafou ao piloto que estava esperando que ele viesse a Moscou. O comité executivo do Soviete de Kishinev já anunciou que a principal avenida da capital da Moldávia passará a chamar-se Avenida Yuri Gagarin. Pode-se esperar que honras semelhantes lhe sejam concedidas em todo este país.

Já se passaram apenas quatro horas desde o anúncio de seu pouso seguro, mas todos que ouvem um rádio sabem de cor sua biografia: sua esposa de 26 anos é médica, sua filha de dois anos se chama Helen, e seu filho de um mês, Galya.

E ninguém aqui esqueceu que Yuri Gagarin, o primeiro ser humano a viajar numa nave espacial para o espaço sideral, é membro do Partido Comunista.

Esperamos que você tenha gostado deste artigo. No Mundo das pessoas, acreditamos que as notícias e informações devem ser gratuitas e acessíveis a todos, mas precisamos da sua ajuda. Nosso jornalismo é livre de influência corporativa e de acesso pago porque contamos com total apoio do leitor. Só vocês, nossos leitores e apoiadores, tornam isso possível. Se você gosta de ler Mundo das pessoas e as histórias que trazemos para você, apoie nosso trabalho doando ou tornando-se um mantenedor mensal hoje mesmo. Obrigado!


CONTRIBUINTE

John Pittman


Fonte: www.peoplesworld.org

Deixe uma resposta