Ecosocialist Bookshelf é uma coluna mensal, hospedada por Ian Angus. Os livros descritos aqui podem ser revistos detalhadamente no futuro. A inclusão de um livro não implica endosso, ou que a C&C concorda com tudo (ou mesmo com qualquer coisa!) que esses livros dizem.


Guilherme Branco
A INVENÇÃO DO COLONIALISMO VERDE
Livros de política, 2022
Os parques nacionais da África foram criados pelas potências imperiais europeias ao expulsar à força milhares de pessoas de terras onde viveram por séculos. Hoje, as organizações conservacionistas internacionais continuam a impor modelos coercitivos de “proteção da natureza”, deslocando a população local, restringindo o acesso aos recursos e criminalizando o uso da terra. Eles estão mantendo e ampliando um novo tipo de opressão imperial: o colonialismo verde.

Alan G. Morris
CORPOS E OSSOS
Como os cientistas sul-africanos estudaram a raça
Wits University Press, 2021
Quando um antigo crânio humano foi descoberto na África do Sul em 1913, os cientistas prontamente rotularam o “Homem Boskop” de uma espécie degenerada, inferior em todos os aspectos aos europeus. A história da antropologia de Morris na África Austral mostra que a suposta ciência era permeada por pressupostos racistas que justificavam a supressão das populações nativas e contribuíam para o estabelecimento do apartheid.

Keith Seifert
O REINO OCULTO DOS FUNGOS
Explorando o mundo microscópico em nossas florestas, casas e corpos
Livros Greystone, 2022
Leveduras, líquens, limos e bolores evoluíram e se adaptaram ao longo de milhões de anos e afetam todos os aspectos da teia da vida. O micologista canadense Keith Seifert traça as intrincadas conexões entre os fungos e toda a vida na Terra, mostrando como esses notáveis ​​micróbios tornam a vida possível e, ao mesmo tempo, matam mais de um milhão de pessoas todos os anos. Para viver em harmonia com a natureza, devemos compreender este mundo oculto.

Marci R. Baranski
A GLOBALIZAÇÃO DO TRIGO
Uma História Crítica da Revolução Verde
Editora da Universidade de Pittsburgh, 2022
Norman Borlaug ganhou o Prêmio Nobel por desenvolver novas sementes que aumentaram a produção, mas suas sementes exigiam fertilizantes químicos caros e irrigação, disponíveis apenas para agricultores mais ricos, levando a monoculturas em larga escala que substituíram as práticas agrícolas tradicionais. Baranski mostra que a Revolução Verde, ao focar em métodos tecnológicos limitados, aumentou a desigualdade e expulsou pequenos agricultores da terra.

Pedro Ross
COMO OS PARLAMENTOS TRABALHADORES SALVAM A REVOLUÇÃO CUBANA
Revivendo o socialismo após o colapso da União Soviética
Imprensa de revisão mensal, 2022
Apesar do colapso de seu maior parceiro comercial e de um período de extrema privação, Cuba manteve sua alta expectativa de vida, baixa mortalidade infantil e acesso universal à saúde e à educação, preservando muitas das conquistas da revolução. A recuperação deveu-se a uma enorme campanha popular envolvendo dezenas de milhares de reuniões que mobilizaram o povo para revolucionar quase todos os aspectos da vida em Cuba. Um relato raro, comovente e prático de uma sociedade mobilizada de baixo para cima, apoiando a Revolução quando ela estava sob estresse máximo.

Karl Marx
CRÍTICA DO PROGRAMA GOTHA
PM Press, 2022
Uma nova tradução anotada do ensaio de Karl Marx de 1875 mostra todo o escopo emancipatório de sua noção de vida após o capitalismo. Esta edição inclui uma extensa introdução de Peter Hudis, interpretando os argumentos de Marx a partir da perspectiva do humanismo marxista.

Fonte: climateandcapitalism.com

Deixe uma resposta